Benchmarking: porque fazer em sua imobiliária? Entenda!

Veja a seguir:

Em um mercado imobiliário em constante evolução e com concorrência, destacar-se e superar as expectativas não é apenas uma necessidade, mas sim o próximo passo para quem quer ir além no nicho de atuação. 

Nesse cenário dinâmico, o benchmarking surge como uma ferramenta estratégica essencial, proporcionando uma análise detalhada e comparativa de práticas, processos e desempenho. 

Mais do que uma simples observação da concorrência, o benchmarking é um processo contínuo de aprendizado, inovação e adaptação, permitindo que as imobiliárias identifiquem pontos de melhoria, alcancem padrões de excelência e elevem sua competitividade. 

Neste guia, exploraremos como ele pode ser uma fonte de insights valiosos para seu negócio, tanto para entender a concorrência como para analisar o cenário interno. 

Descubra como ele pode impulsionar o sucesso da sua imobiliária e te ajudar a conduzir sua corretora para um patamar de excelência no mercado.

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma prática de gestão que vai além de observar a concorrência, fazendo uma análise profunda e comparativa de processos, estratégias e desempenho por meio da identificação de oportunidades de melhoria e de como alcançar um padrão de excelência. 

Trata-se de um processo contínuo de aprendizado, adaptação e inovação, no qual as empresas buscam referências externas para otimizar seus próprios métodos e alcançar resultados superiores.

Por que fazer benchmarking em sua imobiliária?

No contexto do mercado imobiliário, dinâmico e competitivo, o benchmarking se revela uma ferramenta obrigatória para quem quer traçar novos objetivos e expandir ainda mais seu negócio. 

Ao adotar isso no seu dia a dia, as imobiliárias conseguem não apenas se manter atualizadas em relação às melhores práticas do setor, mas também identificar oportunidades estratégicas para inovação, diferenciação e aumento da eficiência operacional.

7 dicas para fazer benchmarking em sua imobiliária

Confira abaixo alguns dos principais pontos para começar a aplicar o benchmarking em seu negócio, e o que fazer exatamente com todas essas melhorias designadas o quanto antes dentro de seu negócio.

1 – Entenda a concorrência

O primeiro passo do benchmarking é analisar a concorrência de forma pontual. 

Isso inclui avaliar as estratégias de marketing adotadas por outras imobiliárias, compreender a experiência do cliente que está sendo aplicada, analisar suas práticas de precificação e examinar inovações recentes. 

Essa análise minuciosa fornece dicas valiosos para ajustar a estratégia da sua imobiliária, destacar-se e atender melhor às expectativas do mercado.

Pode ser que algo muito simples que está sendo feito no concorrente não esteja sendo executado em seu negócio, nesse caso, vale a pena redirecionar a rota e aplicar essa nova prática.

2 – Analise seu cenário interno

O benchmarking não se limita à observação externa, na verdade, pelo contrário! 

É fundamental realizar uma análise interna detalhada, identificando tanto os pontos fortes quanto as áreas passíveis de aprimoramento dentro da sua imobiliária. 

Compreender como sua empresa se posiciona em relação às melhores práticas do setor é um dos primeiros passos para estabelecer metas realistas e desenvolver estratégias eficazes de melhoria contínua.

E claro, é importante ter essa visão interna sobre o que precisa ser modificado em seu negócio, afinal, com certeza existem alguns processos que precisam ser adaptados ou até mesmo renovados.

3 – Crie novos objetivos

Ao identificar práticas excepcionais durante o benchmarking, sua imobiliária ganha inspiração para estabelecer novos objetivos. 

Essas metas podem abranger desde processos operacionais mais eficientes, a implementação de inovações tecnológicas até a contratação de novos profissionais. 

A análise comparativa com os líderes do setor não apenas aponta áreas de aprimoramento, mas também instiga a busca por novos padrões de excelência.

4 – Faça gestão à vista

A gestão à vista é uma extensão natural do benchmarking, enfatizando a transparência e a comunicação eficaz dentro da imobiliária. 

Implementar sistemas que permitam a visualização clara de indicadores de desempenho, metas e resultados, cria um ambiente organizacional mais alinhado e focado na melhoria contínua. 

Isso não só impulsiona a eficiência operacional, mas também promove um engajamento mais significativo por parte da equipe.

Ao incorporar o benchmarking em sua imobiliária, você não apenas se mantém competitivo, mas também constrói as bases para um crescimento sustentável. 

Afinal, é consequência que seus funcionários gostem de ver os resultados e se sintam mais felizes de se sentirem parte do que estão construindo!

5 – Melhore seu operacional

Sua imobiliária está crescendo e alcançando resultados cada dia melhores? É a hora de ficar de olho naquilo que pode ser implementado ou melhorado.

É importante ter em mente que a estratégia que fez com que sua corretora chegasse até esse estágio, não será a mesma para ir até o outro patamar desejado.

Esteja sempre em crescimento em todos os setores dentro da sua imobiliária, assim, a expansão não será uma obrigação, mas algo natural dentro do seu negócio.

6 – Participe de eventos

Se você, dono de uma imobiliária, ou seus corretores, estão envolvidos em conferências ou feiras relacionadas ao universo imobiliário, com certeza terão ideias inovadoras relacionadas aquilo que pode ser melhorado ou até o que não sabem sobre as tendências.

Ao conviver com as últimas novidades do nicho, seu negócio estará sempre bem atualizado e com a solução na ponta da língua para os eventuais problemas da sua corretora.

Outro ponto que vale destacar, é ter contato com novos fornecedores, clientes e estabelecer uma rede de relacionamentos, alvo valioso dentro desse nicho.

7 – Escute seus clientes

Por fim, uma regra de ouro que pode estar passando despercebida dentro da sua imobiliária é: o quanto você tem escutado a opinião dos seus clientes sobre o seu negócio?

Já pensou que eles são as pessoas ideais para te mostrar o que está dando certo, o que está errado e até novas ideias que podem ser aplicadas? 

Afinal, quem melhor do que as pessoas que estão sendo atendidas por você para te dar um direcionamento justamente sobre sua empresa?

Você pode começar a recolher essas informações por meio de:

  • Feedbacks: dê descontos ou brindes para incentivar o seu cliente a responder às perguntas da sua imobiliária;
  • Pesquisas de satisfação: que tal enviar um questionário de tempos em tempos? Você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que podem te ajudar;
  • Pós-atendimento: por fim, não deixe de enviar um relatório, tanto para quem finalizou uma transação ou apenas realizou contato, pode ser que você descubra o porquê sua imobiliária foi a escolhida ou até porque foi descartada.  

Essa abordagem proativa não só alinha a imobiliária às melhores práticas do setor, mas também estimula uma mentalidade de inovação e excelência em todos os níveis da organização.

É importante realizar o benchmarking num determinado padrão de tempo (entre 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses). Sua equipe deve definir qual a quantidade que melhor se adequa a realidade do time.

Depois disso, as métricas definidas precisam ser acompanhadas e no final de cada período, devem ser verificadas e traçadas novamente. Que tal começar agora mesmo o seu benchmarking?

A Captei te ajuda a alinhar o marketing da sua imobiliária e a entender melhor o cenário de seu negócio. Converse com a nossa equipe e saiba como!

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