Feedback: como aplicar essa ação em sua imobiliária?

Você sabe usar o feedback no dia a dia da sua imobiliária? A gente te explica dicas para começar hoje mesmo!

Veja a seguir:

Como você tem utilizado o feedback dentro da sua imobiliária? Se não tem aplicado essa poderosa ferramenta no seu negócio ainda, ou pior: se nem sabe o que é isso, esse conteúdo chegou em boa hora.

Essa é um hábito muito utilizado por empresas de sucesso, tanto para o time interno, como também como estratégia de pós-venda com os clientes. Confira aqui na CAPTEI mais sobre ele e como aplicá-lo em sua corretora!

O que é o feedback?

O que é o feedback?

O feedback geralmente é uma conversa entre duas pessoas, onde uma delas dá um retorno para a outra em relação a algo. No ambiente corporativo, é uma avaliação e um guia para quem está ouvindo, mostrando pontos como:

  • O que está sendo feito corretamente;
  • O que ainda precisa melhorar;
  • Ações que não pode ser cometidas novamente;
  • Ou comentários pontuais sobre acontecimentos do time, ou individuais.

Seja para a equipe interna ou quando aplicado para clientes, o feedback demonstra a vontade de investir na melhoria do outro, por isso, a importância dele ser preparado com cuidado e atenção.

Vantagens de investir no feedback em sua imobiliária!

Certo, mas quais são os pontos positivos de começar essa conversa delicada com as pessoas da sua imobiliária ou até se arriscar com os clientes do seu negócio? A gente te conta abaixo:

Desenvolvimento da equipe

Como citado anteriormente, ao aplicar o feedback para seus colaboradores, é esperado que os pontos negativos sejam trabalhados, ou mais cuidado com aquilo que precisa de ajustes para alcançar a excelência. 

Ou seja, consequentemente a sua equipe estará se tornando cada dia mais apta e pronta para lidar com os novos desafios almejados pela sua corretora.

Fortalecimento da cultura de aprendizado

Ainda ligado ao ponto anterior, com a aplicação do feedback seu time estará condicionado a cultura do aprendizado, sempre buscando aprender novas skills para se destacar no mercado de atuação.

Com isso, seus funcionários se sentem desafiados a entender mais do negócio, não ficam estagnados e vestem realmente a camisa do negócio, “dando o sangue” para que as metas sejam alcançadas dentro do prazo estabelecido.

Conhecimento do cliente

Já quando pensamos no cenário de aplicação de feedback para o cliente, as vantagens são um pouco diferentes:

  • Mapear os pontos positivos que sua imobiliária está acertando;
  • Entender o que não está dando certo do ponto de vista do consumidor;
  • Acertar processos que podem estar bagunçados;
  • Aproximar o seu time comercial do público-alvo, criando conexão e fidelizando o consumidor.

Ao receber essa devolutiva, é essencial que todo o time avalie o que foi coletado por meio do feedback, afinal, esses dados são extremamente valiosos e podem dar novos rumos para a sua corretora.

Estratégias assertivas

Com todo o entendimento e riqueza de informações que seu cliente te passou, seu time de marketing ou de vendas pode desenvolver estratégias mais efetivas ao corrigir os erros apontados.

Assim, é esperado que os resultados sejam melhores que aqueles antes do feedback.

Economia de receita

Ainda interligado a todos os pontos anteriores, ao ter mais assertividade nas suas estratégias, o seu custo com processos e ações será muito menor.

Isso acontece porque você já sabe o que está dando certo, e tende a evitar aquele erro que já foi diagnosticado na sua imobiliária. Legal, né?

Como aplicar em seu negócio?

Para começar a aplicar a cultura de feedback na sua imobiliária é muito simples. Veja nossas dicas abaixo:

Para colaboradores

Marque reuniões mensais com os seus funcionários e traga devolutivas construtivas. É nesse momento que você deve:

  • Destacar os pontos positivos e aquilo que ele faz bem;
  • Comentar de forma educada e construtiva aquelas questões que precisam ser ajustadas;
  • Trazer pontos de atenção para o próximo período de análise.

Lembre-se de adotar uma linguagem transparente e direta, sempre priorizando a educação e não desrespeitando o indivíduo. O objetivo aqui é promover o crescimento e não o contrário!

Para clientes

Nesse caso, você pode aplicar o feedback tanto para aqueles que já efetuaram algum tipo de transação dentro da sua imobiliária, ou, com aqueles que só tiveram contato com seus representantes ou serviços:

  • Entenda como foi o atendimento prestado: se foi satisfatório, se deixou a desejar ou o que pode ser melhorado…
  • Abra espaço para sugestões, reclamações ou outras possibilidades;
  • Traga avaliações sobre a cartela de imóveis disponíveis.

Você deve decidir o que colocará como possibilidade de resposta para o seu cliente: o céu é o limite!

Ah! O feedback é uma ação que deve ser feita constantemente em seu negócio, portanto, estabeleça períodos certeiros para refazer esse processo, está bem?

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