Como criar metas alcançáveis? Veja aqui em 9 passos!

Atingir novos objetivos nem sempre é algo fácil; é preciso inovação não somente nos sonhos traçados, mas também nos passos que serão executados.

Veja a seguir:

Atingir novos objetivos nem sempre é algo fácil, na verdade, é preciso inovação não somente nos sonhos traçados, mas também nos passos que serão executados em busca desse “ponto final”.

Mas, o que é necessário para criar metas alcançáveis e que realmente possam ser atingidas por todos os envolvidos?

Confira abaixo os 9 passos para começar hoje mesmo e ver seu objetivo se tornar realidade diante dos seus olhos.

9 dicas para criar metas alcançáveis

Nós, da Captei, separamos algumas dicas especiais para que você possa começá-las o quanto antes dentro de seu negócio e ter objetivos cada vez mais condizentes e cumpridos!

1 – Defina metas realistas

Um dos principais erros cometidos quando uma meta é traçada é sobre a dificuldade de atingi-la.

Por isso, escolha uma que não seja impossível de ser executada e nem muito fácil de ser realizada – em ambos os casos, quando não concretizada, há redução da autoestima e problemas corporativos.

É interessante que você tenha o histórico dos funcionários, quais são os números que costumam alcançar previamente e definir um objetivo possível com esse estudo.

Depois disso, é o momento de criar um planejamento estratégico bem definido, do qual será usado como base por todos os colaboradores envolvidos no processo.

2 – Use o método SMART

Conhecido pela sua sigla em inglês, SMART, cada letra ajuda na definição de objetivos de determinada fase, desde o planejamento até a execução. Veja abaixo:

  • Specific (Específico): os objetivos precisam ser transparentes e diretos, por exemplo “faturar mais de 12k em 3 meses em determinado setor”, não somente “faturar mais”;
  • Mensurable (Mensurável): tudo aquilo que não pode ser medido, não pode ser mensurado! Ou seja, toda meta precisa estar visível em números para ser acompanhada e atualizada;
  • Attainable (Atingível): é preciso traçar pequenas metas até que o grande objetivo seja atingido, afinal, não é possível chegar a 1 milhão de reais se sua empresa não possui nem 50 mil!
  • Relevant (Relevante): esse ponto final da sua corporação não deve ser apenas importante para você, dono do negócio, mas, deve fazer sentido para todos os colaboradores que também vão estar envolvidos nesse processo;
  • Time bound (Temporizável): por fim, é essencial que essa meta e objetivo que foi criado tenha um tempo limite para ser finalizado, do contrário, não será levado a sério.

Com certeza esses pontos citados acima vão te ajudar a reproduzir e criar objetivos cada vez mais certeiros e de muito sucesso dentro do setor ou da imobiliária.

3 – Faça gestão à vista

Outro ponto crucial para que todo esse planejamento realmente dê certo é fazer gestão à vista. Mas, o que é isso?

É preciso acompanhar o desenvolvimento dentro de períodos determinados (10, 15 ou 20 dias) com toda a equipe envolvida.

Isso aumenta o senso de urgência e o engajamento entre todos os colaboradores, que estão todos em busca do mesmo objetivo.

Você pode usar as clássicas planilhas, fazer uma apresentação no Powerpoint, marcar touchpoints ou diferentes formas que reforcem o ponto focal daquele momento.

4 – Distribua as tarefas

Distribua as tarefas

Você já fez a distribuição das atividades por entre os membros da sua equipe? É preciso delegar corretamente para as pessoas específicas dentro de seu time.

É primordial entender que esse compartilhamento das responsabilidades ajuda no processo de deixar as atividades menos pesadas, além de incentivar o trabalho em equipe.

Portanto, sente-se com todos os colaboradores que estão envolvidos nessa meta, debata sobre quem vai ficar com cada responsabilidade e dê o famoso start.

5 – Estabeleça indicadores

De encontro com todos os pontos citados anteriormente, é preciso que sua empresa saiba quais são os indicadores que serão usados para medir o avanço ou não das atividades em prol da meta.

Alguns dos mais utilizados são:

  • Valor monetário;
  • Quantidade de leads;
  • Visitantes na sua imobiliária;
  • Propostas de imóveis.

Tudo isso varia conforme o seu negócio, portanto, basta que saiba qual deles é o que melhor se encaixa dentro da sua imobiliária e da meta que foi criada.

6 – Redirecione a rota quando preciso!

Se durante alguma dessas análises realizadas foi constatado que algo não está indo muito bem ou falta aquela “apertada” nos botões, não hesite em redirecionar a rota!

Essa é uma ação bem comum em empresas que estão começando com a aplicação de metas, estabelecendo um comparativo para as próximas avaliações.

Entender o que pode ser melhorado, como pode ser implementado e como aplicar isso dentro da equipe é essencial para que o objetivo seja alcançado.

7 – Não perca seus valores de vista!

Em meio aos desafios e metas estabelecidas, é fundamental manter os valores e princípios da sua imobiliária sempre em foco. 

De que vale comprometer a integridade da empresa em busca de resultados rápidos? Seria o mesmo que construir uma belíssima casa em uma fundação de areia: a queda é certa! 

Lembre-se de que a confiança e a reputação são construídas ao longo do tempo e podem ser prejudicadas por ações que vão contra os valores fundamentais do negócio. 

Ao estabelecer metas e estratégias, certifique-se de que elas estejam alinhadas com a missão e visão da empresa, promovendo um crescimento sustentável e ético, tanto para os colaboradores, quanto para o negócio.

8 – Observe o contexto e a concorrência

Para criar metas eficazes e se manter competitivo no mercado imobiliário, é essencial entender o contexto em que sua empresa está inserida e observar de perto a concorrência. Esteja sempre de olho e analisando as tendências do mercado, as demandas dos clientes e as estratégias adotadas pelos concorrentes, principalmente aqueles que competem pelo mesmo nicho que o seu. 

Isso permitirá identificar oportunidades de crescimento, antecipar desafios e ajustar suas metas e estratégias conforme as condições do mercado. 

Observar às mudanças e inovações no setor imobiliário é algo que deve fazer parte do dia a dia se deseja ganhar destaque e espaço em relação ao seu ICP.

9 – Avalie experiência passadas

Uma análise cuidadosa das experiências passadas pode fornecer insights valiosos para o planejamento de metas futuras.

Que tal avaliar o desempenho e os resultados de iniciativas anteriores? Essa é uma forma valiosa de identificar o que deu certo e o que pode ser melhorado. 

Use essas informações para ajustar suas estratégias, definir metas mais realistas e evitar repetir erros do passado. Isso faz parte do aprendizado contínuo e de melhorias, ações fundamentais para o sucesso a longo prazo de sua imobiliária.

10 – Use a metodologia OKR

A metodologia OKR, que do inglês significa Objectives and Key Results, e em português, Objetivos e Resultados-Chave, é uma forma de gestão de metas muito usada por empresas de diversos setores, incluindo o mercado imobiliário. 

Ela se baseia na definição de objetivos claros e mensuráveis, juntamente com resultados-chave que indicam o progresso em relação aos objetivos. 

Na prática, existem as metas ambiciosas que a imobiliária deseja alcançar, enquanto os resultados-chave são indicadores específicos de desempenho que evidenciam se estes objetivos estão sendo atingidos. 

Ou seja, uma grande meta, é desdobrada entre outros pequenos resultados, guiando toda a equipe em busca do ponto final.

Essa metodologia oferece uma estrutura flexível e transparente para o planejamento e acompanhamento de tudo o que está acontecendo, onde seu negócio estabelece prioridades claras, alinhe equipes, recursos e avalia o progresso de forma objetiva. 

Ao implementar o OKR, uma imobiliária pode promover uma cultura de foco, colaboração e melhoria contínua, impulsionando seu crescimento e sucesso no mercado.

Essas são algumas dicas da Captei para que você possa sair daquela “enrolação” e ver finalmente os sonhos sendo atingidos dentro de sua empresa! 

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