Qual a previsão do mercado imobiliário para 2023?

Uma das maiores preocupações dos gestores de imobiliárias é como ficará o setor em 2023. Leia o artigo e entenda as previsões para esse ano.
mercado imobiliario 2023

Veja a seguir:

Uma das maiores preocupações dos gestores de imobiliárias é como ficará esse setor em 2023, especialmente após as eleições. 

Mas eu te convido a fazer um questionamento: o mercado imobiliário vai parar, independentemente de quem ganhou? Além disso, todas as imobiliárias irão parar? 

Nós temos uma notícia para você: o mercado continuará, e só as imobiliárias que decidirem fechar as portas sairão perdendo. 

Enquanto o seu concorrente se adequa a quaisquer mudanças que possam ocorrer, você parará no tempo e ficará atrás dos seus competidores e, provavelmente, muito atrás.

Entenda mais sobre isso acompanhando nosso artigo abaixo.

O setor imobiliário é suficientemente maduro

Em ano de eleição, grande parte dos empresários ficam preocupados com a situação, baseados na política econômica do candidato eleito, porém, o mercado imobiliário funciona de maneira um pouco diferente. 

Embora as políticas governamentais possam flutuar, existe um fato que não tem como ser alterado: as pessoas ainda vão precisar de um local para morar

Isso faz com que o mercado imobiliário permaneça sempre aquecido, justamente por ser um dos grandes impulsionadores de governo.

Além disso, é preciso destacar que o mercado imobiliário está atrelado à taxa de juros e ao banco central, dessa forma, este segue firme, independentemente do governo que está no poder.

Confira um pouco mais sobre o assunto na live que fizemos com Leonardo Fabra (CEO Captei), Diego Moeller (CCO Captei), Bruno Gama (CEO CrediHome) e Rodrigo Werneck (Dir. Executivo CUPOLA).

É preciso olhar para o passado

Além de ter certeza da segurança que existe nesse setor, é também necessário analisar como o mercado tem se mantido nos últimos anos para poder ter alguma previsibilidade. 

No ano passado, houve grandes lançamentos e aumento nas vendas, superando, inclusive, a taxa de mesmo período do ano anterior.

Já neste ano, o cenário foi ainda melhor, principalmente para móveis de médio e alto padrão, onde tivemos um aumento considerável nas vendas no primeiro semestre.

Um ponto alto dessa análise também está sobre a taxa Selic, que sofreu aumentos no último ano. Entretanto, especialistas do setor afirmam que tal situação não impactará no sucesso ou não do mercado para o ano de 2023.

Isso porque esse setor tem suas taxas atreladas ao banco central, sem previsões de aumento conforme a  taxa Selic.

O mercado imobiliário no governo Luiz Inácio Lula da Silva

Nos últimos governos de Lula, ficaram em evidência as construções de baixa renda, com o Minha Casa Minha Vida, e no próximo ano é provável que não seja diferente, pois o presidente possui essa pauta como uma dos pilares de seu governo.

Com isso, as construtoras desse tipo de imóvel estarão em um cenário mais favorável quando comparadas com as de médio e alto padrão.

Ainda assim, a previsão para o setor de maneira geral é positiva. Os segmentos de médio e alto padrão possuem pouca probabilidade de uma retração considerável, principalmente por estarem acostumados a se adequarem a todos os momentos econômicos.

São boas as previsões para 2023

Todas as análises apontam para que 2023 seja um ano de novos empreendimentos, pois há uma tendência em se repetir os resultados que obtivemos nos últimos anos. De 2021 para 2022, analisou-se um aumento de 46% na venda de imóveis.

Esse aumento também está diretamente ligado a uma coisa: o brasileiro vê, e corretamente, nos imóveis algo seguro para investir. Afinal, imóvel é algo que só valoriza com o passar dos anos, e mais rápido do que vários outros tipos de investimentos ou em poupança.

Por isso, a compra de imóveis acaba sendo vantajosa para os consumidores. Se de um lado, terão mais pessoas comprando imóveis de baixo padrão, pois estes estarão mais em alta no próximo governo; de outro, terão os que continuarão a comprar imóveis para investir, por se tratar de algo seguro e rentável. 

Em nossa live, falamos também um pouquinho sobre o crescimento do mercado, em especial da locação; confira:

Invista no digital

Vivemos em um tempo que quase todos os processos são digitais, e os de locação e venda de imóveis também. 

Antigamente, comprar e alugar imóveis era uma tarefa mais difícil, não só pela maior burocracia, mas também pelos processos serem todos presenciais. 

Atualmente, muitas imobiliárias já dão a opção do cliente ver/visitar o imóvel virtualmente, e o atende digitalmente em toda a sua jornada de compra. E para você visualizar em que etapa da jornada de compra o seu cliente está, invista em um bom CRM.

Os processos da sua empresa precisam estar registrados em uma boa plataforma, para que eles não se percam e que para consequentemente você não perca oportunidades de negócios por conta da má organização.

Lembre-se também que hoje é muito mais fácil o seu cliente encontrar diversos dos seus concorrentes, digitando palavras-chave no Google e recebendo uma lista de empresas que oferecem o mesmo serviço que você.

Para se destacar, você precisa investir para estar ao nível de seus competidores também na internet. 

Para isso, investir em marketing imobiliário é uma boa saída. Entenda um pouco mais sobre tráfego orgânico e tráfego pago para somar em suas estratégias. 

Eu devo parar de investir na minha imobiliária em 2023?

Tenha em mente que a sua imobiliária oferece um serviço considerado essencial: moradia. E esse direito irá demandar que o seu negócio continue de portas abertas, independentemente do projeto econômico que se estabeleça.

Em todos os projetos até hoje, o mercado imobiliário se manteve estável, com poucas retrações, e não deve sofrer grandes mudanças nos próximos anos. 

Esse conteúdo te ajudou? Assine nossa newsletter em nossa página inicial e obtenha mais dicas para o seu setor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook - Como parar de perder vendas e locações

Siga nas redes sociais

Veja também

Assine a news Ok, captei!

Melhore a performance, gestão e produtividade da sua imobiliária com nossos conteúdos exclusivos.

Conteúdo relacionado

Veja também