3 segredos para aumentar o tráfego orgânico da sua imobiliária

Se você deseja ter mais visibilidade e atrair clientes em potencial com pouco ou nenhum investimento, você precisa entender o tráfego orgânico para imobiliárias.
trafego organico para imobiliaria

Veja a seguir:

Quando você possui uma tática de tráfego orgânico bem planejada, as pessoas encontrarão o site ou as redes sociais da sua imobiliária com mais facilidade. 

Isso soa interessante para você? Então continue acompanhando esse post e confira os segredos para aumentar o seu tráfego orgânico. 

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é uma métrica que entrega a você o número de visitas que o seu site ou redes sociais obteve em um determinado período. 

Com isso, você terá uma noção de assuntos ou ações que você está promovendo e que estão engajando o seu público-alvo e persona.

O ponto crucial aqui é que as pessoas que advém dessa métrica, interessaram-se pelo seu produto sem que você precisasse investir dinheiro em anúncios. 

E se as pessoas procuraram o seu negócio de forma espontânea, a chance delas serem leads quentes é gigantesca! 

É claro que existem outras formas de atrair pessoas para o seu negócio, e uma delas é o tráfego pago.

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago

Se no tráfego orgânico você obtém leads de maneira espontânea sem investir dinheiro, no tráfego pago é o oposto: nele, você investe dinheiro para angariar leads qualificados. 

O tráfego pago é uma forma de angariar clientes em potencial aparecendo para eles em sites e mídias sociais. 

Isso pode parecer um tiro no escuro, em um primeiro momento, mas não é; pois você segmenta o público que deseja atingir, e não perde dinheiro e tempo com qualquer pessoa. 

Nessa segmentação, você pode escolher a localização para qual você deseja que os seus anúncios apareçam, gênero e idade, por exemplo.

Se você quiser entender um pouco mais do assunto, nós elaboramos um material sobre tráfego pago para você.

Além disso, disponibilizamos um curso completamente gratuito, feito pelo analista de tráfego pago da Captei, explicando detalhadamente o que você precisa fazer para implementar essa estratégia na sua imobiliária.

Já o tráfego orgânico é uma boa maneira de construir autoridade e relacionamento com o seu público e persona. 

Nele, você estará alimentando o lead com postagens, publicações e muito mais: tudo isso para mostrar que você vai além do serviço prestado: oferece uma experiência!
Com certeza, ao fechar negócio ou a comprar alguma coisa, você tem suas lojas preferidas, mas por que são elas que você escolhe? Porque de alguma maneira ela despertou o seu interesse e atenção.

Confira 3 segredos para um tráfego orgânico bem implementado

Invista em SEO

O Search Engine Optimization é nada mais, nada menos do que “agradar” o algoritmo do Google. Para implementar essa estratégia, você precisa entender por quais palavras-chave você deseja que o seu negócio seja encontrado nos mecanismos de busca. 

Quando você sabe quais keywords (palavras-chave) você quer, é preciso colocá-las na sua tática de marketing e adicionar nas páginas do seu site. 

Não esqueça também que você deve acompanhar a performance dessas palavras-chave,  pois só assim você saberá quais estão ranqueando e quais não estão.

Entregue conteúdos relevantes

Você possui um blog no seu site? Essa estratégia é uma das formas mais fáceis e valiosas de angariar clientes qualificados por meio de tráfego orgânico. 

Talvez você nunca tenha reparado, mas quando você busca algo que lhe interesse no Google, por exemplo, muitos dos links orgânicos (os que aparecem depois dos anúncios) são conteúdos de blog.
Claro que você também encontrará a homepage dos sites, e é por isso que tal empresa que aparecer com o link da página inicial aplicou a estratégia que falamos no tópico anterior. 

Alimente o seu blog com conteúdos de valor para o seu cliente até você se tornar referência no seu setor por conta do bom posicionamento no ranking do Google.

Dê atenção às suas redes sociais

As pessoas passam muito tempo nas redes sociais, então utilize esse meio para divulgar sua marca para o público. 

Nas mídias sociais, você pode divulgar seu produto ou serviço, engajando ainda mais as pessoas interessadas na sua imobiliária. 

À medida que você a fomentar com conteúdos interessantes, você desperta a curiosidade e conquista leads cada vez mais fortes.

E se você tem um blog, você pode compartilhá-lo nas redes sociais, através de uma publicação ou story do Instagram, por exemplo. 

Com isso, você pode levá-los a essa aba de conteúdo, onde eles irão encontrar conteúdos que lhe interessam; ou ainda, você pode levá-los direto à sua página de contato. 

Porém, tudo dependerá do contexto! Não tente levá-los para a página de contato em todo post, por exemplo. 

A palavra-chave precisa fazer sentido, caso contrário, seu cliente em potencial não verá a sua imobiliária com bons olhos.

Uma boa forma de fazer o cliente conhecer sua marca e, quem sabe, fechar negócio com você é colocando um link na bio que o leve para as páginas que ele quiser.
O linktree é um bom exemplo disso. Utilize-o para colocar botões e links que levarão o cliente às páginas específicas.

9 métricas de tráfego orgânico

Como falamos anteriormente, o tráfego orgânico é diferente do tráfego pago; enquanto o primeiro prevê resultados a longo prazo, o segundo é uma estratégia a curto prazo (e investir nos dois pode trazer grandes vitórias para a sua imobiliária).
Isso quer dizer que, ao implementar a estratégia de tráfego orgânico, é natural que você não enxergue grandes resultados logo no começo. 

Essa estratégia se dá em passos de formiga, mas é extremamente valiosa para que os clientes enxerguem valor em você.

E ao implementá-la, você deve se atentar a algumas métricas específicas. Confira quais são elas:

1 – Número de impressões

Acompanhe o quanto a sua imobiliária está sendo mostrada aos futuros clientes. 

Analise o número de impressões nas suas páginas e entenda o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

O número de impressões é correspondente a quantidade de vezes que o seu site aparece na busca do Google, ou seja, não está atrelado aos cliques ou engajamento do público.

Por isso, é tão importante que você entenda sobre as demais métricas para que possa ter uma análise ainda mais assertiva e diferenciada dos próximos passos dentro de seu site.

2 – Quais páginas estão sendo mais acessadas

Entenda quais são as páginas do seu site que estão sendo mais acessadas pelos usuários. Assim, você saberá quais conteúdos convertem mais e o que tem no seu site que mais chama atenção.

Dessa forma, você pode criar novos desdobramentos naquele conteúdo em específico, pode desenvolver outra pauta complementar ou criar uma rede de artigos que se conectem e agreguem mais valor ainda para o leitor.

3 – Palavras-chave que trazem resultados

Será que as palavras-chave que você escolheu previamente são mesmo as melhores para o seu site?
Você precisa fazer a análise delas de tempos em tempos para saber se é necessário alterá-las ou adicionar mais delas no seu mapeamento. 

Para isso, existem ferramentas específicas, onde você acompanhará esses dados com maior precisão, como o Google Search Console

4 – Analise o CTR

Aqui, você saberá a quantidade de cliques que uma postagem ou conteúdo seu recebeu. Esse resultado se dá através de um cálculo simples: número de cliques / número de impressões. 

O resultado lhe fará entender quais as páginas que mais estão atraindo os leads, e o que precisa ser feito com as que não estão causando o resultado que você gostaria. 

É nesse momento que vale uma releitura do que está sendo produzido no seu site, o que precisa ser ajustado e quais são os pontos inseridos em uma nova estratégia.

5 – Conversões

Essa é uma métrica essencial, pois com ela você saberá a origem dos clientes em potencial e toda a jornada dele para fechar negócio. 

Se você sabe o que chamou a atenção, então você sabe no que precisa investir mais.

O Google Search Console pode ser a ajuda que você precisa: ele é uma plataforma gratuita do Google que serve para você entender as métricas que falamos acima e muitas outras.
Por meio dele você entende todo o tráfego do seu site de maneira intuitiva, mais uma forma interessante de você trazer resultados sem muitos esforços, nem de tempo, nem de dinheiro. 

6 – Taxa de rejeição

Chamada também de bounce rate, com ela você consegue verificar qual é a quantidade de pessoas que acessam o seu site, porém, não fazem nenhuma ação concreta no portal.

Se isso está acontecendo, é o seu momento de se perguntar o porquê disso: o conteúdo não é interessante o suficiente? Existe algum problema técnico? O que está ocasionando isso?

Por meio da verificação das demais métricas de seu site você pode traçar esse panorama, ou, ao fazer uma própria análise de seu site.

7 – Origem das visitas

Você sabe de onde tem vindo os visitantes do seu site? Algumas das principais opções de origens são:

  • Redes sociais;
  • E-mails marketings;
  • Navegadores web.

Assim, você consegue visualizar quantas pessoas estão chegando em seu site de forma orgânica, com tráfego pago ou até outros meios que você nem imagina, traçando estratégias específicas.

8 – Autoridade do site

Você conhece a autoridade do seu domínio? Dentro de uma nota entre 0 a 100, quanto maior for a sua pontuação, maior a quantidade de tráfego e de classificação.

Por meio da autoridade do domínio, pode-se comparar seu site com o dos concorrentes. Dependendo do resultado, é necessário modificar a sua estratégia de conteúdo para ter uma pontuação cada vez mais alta.

É importante lembrar que sites novos começam com pontuação baixa, onde progressivamente vão aumentando até que se estabilizem. 

Outro ponto que deve-se destacar é de que essa métrica pode demorar para aumentar, portanto, continue fazendo os esforços necessários.

9 – Tempo gasto na página

Outra questão que precisa de muita atenção é a quantidade de tempo gasto dentro das páginas dentro do seu site.

Se a pessoa passou bastante tempo dentro do seu website (cerca de 60 segundos em um artigo rápido) diante de uma palavra-chave buscada, isso significa que encontrou a resposta que estava esperando.

Entretanto, se o tempo médio de leitura é muito pouco ou abaixo da média esperada, quer dizer que o artigo não está chamando atenção ou engajando o indivíduo de forma certeira.

Essa métrica pode ser visualizada dentro do Google Analytics, além de tantas outras ali disponíveis.

Para usá-la da melhor maneira, sugerimos que você tenha um time de marketing, que entenderá a análise de tráfego e que realizará ações que irão melhorar seus resultados.

Continue acompanhando nosso blog para mais informações ricas sobre como alavancar sua imobiliária perante a concorrência com estratégias de marketing valiosas. 

Até mais!

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