7 dúvidas comuns do seu cliente na compra de um imóvel

Você sabe quais são as dúvidas mais comuns do seu cliente na hora de comprar um imóvel? Confira aqui 7 delas e fique atento(a)!

Veja a seguir:

Ao buscar um novo lar, é natural que seus clientes frequentemente tenham inúmeras dúvidas e incertezas, principalmente porque há o envolvimento de dinheiro, conforto e a definição de uma vida inteira. 

Como corretor de imóveis, você desempenha um papel fundamental na orientação em todo esse processo durante a jornada de compra. 

Por isso, aqui estão algumas das principais dúvidas que os clientes costumam ter e é sua obrigação saber como você pode respondê-las de forma eficaz.

7 dúvidas comuns do seu cliente da compra de um imóvel 

 

1. Qual o bairro/cidade ideal para minha família?

7 dúvidas comuns do seu cliente da compra de um imóvel 

Para começar, os clientes muitas vezes buscam orientação sobre a localização ideal para suas necessidades familiares. 

Por isso, conhecer a região, escolas próximas, opções de transporte e a segurança do bairro permite que você ofereça informações relevantes para ajudá-los a tomar decisões certeiras.

Para isso, você também deve entender quais são as necessidades dessa pessoa, qual é o momento da vida (se as crianças são pequenas, adolescentes..) e tudo aquilo que direcione a busca com mais assertividade.

2. Quais são as outras despesas deste imóvel?

É importante esclarecer todas as despesas adicionais, como taxas de registro, impostos e custos de manutenção, para evitar surpresas desagradáveis. 

Um corretor transparente e proativo ajuda os clientes a entender o custo total da compra muito além daquilo que está sendo anunciado.

Você, como guia de todo esse processo, deve saber até qual é o limite traçado pelo indivíduo, mostrando o que há de disponível naquela quantia.

Em muitos casos, isso te ajudará a traçar o que há disponível para compra ou até convencer o interessado a aumentar o orçamento para atender às necessidades traçadas.

3. Como funciona o financiamento imobiliário?

Muitos clientes precisam de orientação sobre como obter um empréstimo para comprar uma propriedade. 

Como corretor, você não só pode, como deve fornecer informações gerais sobre o processo de financiamento, recomendar instituições financeiras e, se possível, conectar os clientes a um corretor especializado.

Lembre-se que você deve proporcionar uma experiência ao seu cliente, então, mesmo que aquilo não seja sua responsabilidade, procure ajudá-lo ou lhe dar as orientações mais direcionadas.

4. O que observar em uma visita a um imóvel?

Os clientes geralmente pedem conselhos sobre o que procurar durante visitas a imóveis. Explique a importância de observar a estrutura, sistemas, encanamento e elétrica, bem como a vizinhança, para que eles façam inspeções mais informadas.

Ademais, você deve perguntar mais sobre a família ou sobre o indivíduo, verificando detalhes que podem passar despercebidos pelos olhos leigos, como:

  • O local aceita pets?
  • A garagem é vaga presa, rotativa ou numerada?
  • Existem regras que podem ser um problema para o morador?

 

5. O que está em alta no mercado atual?

O que está em alta no mercado atual?

Os clientes desejam entender o estado atual do mercado para tomar decisões de compra ou venda, principalmente quando são investidores que já têm maior conhecimento de causa. 

Manter-se atualizado sobre as tendências de mercado e compartilhar informações sobre a oferta, demanda e preços pode ajudá-los a tomar decisões estratégicas.

Isso sem falar que você pode apresentar soluções para esse comprador que nem ele mesmo imaginava que fossem interessantes para realizar uma compra, ajudando-o com seu poder de compra.

6. Documentos necessários para a compra/venda de um imóvel

Ok, o cliente decidiu comprar ou alugar o tão desejado imóvel?

É a hora de você explicar com detalhes os documentos necessários para concluir uma transação imobiliária, como escrituras, certidões e contratos. 

Orientar os clientes sobre como reunir e preparar esses documentos facilita o processo, além de aumentar a confiabilidade e probabilidade de indicação da sua imobiliária em transações futuras.

É preciso que você saiba sempre que esse seu comprador pode não fechar negócio com você agora, mas, ele se lembrará dos ótimos serviços prestados quando estiver em um estágio mais maduro de compra ou para indicar para outras pessoas.

7. Quais são as formas de negociação?

Os clientes frequentemente pedem conselhos sobre como negociar preços e termos. 

Como corretor, você pode orientá-los sobre as melhores práticas de negociação para que tenham um acordo vantajoso.

Na verdade, você pode tentar adiantar com o dono do imóvel quais são as condições de venda e de aluguel que podem ser negociadas, já repassando isso para o comprador de forma prévia.

A Captei está sempre a frente de te ajudar no melhor atendimento com seu cliente, por isso, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar bem informado!

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