6 ações de endomarketing para colocar em prática em 2023

Um equipe engajada produz muito mais para sua imobiliária. Veja 3 dicas de ações para manter o seu time unido e trazendo mais resultados.
3 ações de endomarketing

Veja a seguir:

Uma equipe engajada traz mais resultados que uma equipe desunida, e se você busca ser uma imobiliária de sucesso, fechar mais negócios e ser referência no mercado imobiliário, você precisa investir em endomarketing. 

Hoje vamos te explicar o porquê o endomarketing é um dos responsáveis para alavancar a sua imobiliária e trazer 3 exemplos de ações a serem implementadas.

Vamos começar do começo?

O que é endomarketing?

O endormarketing é a estratégia de marketing interna de uma empresa, voltada a criar ações que despertem o interesse, a união e o engajamento dos colaboradores internos. 

Quanto mais felizes no trabalho os seus colaboradores estão, mais propícios estarão a entregar bons resultados. 

A ideia de não poder se distrair ou ter momentos leves no trabalho é uma visão antiga. Atualmente, muito se fala sobre o sentir-se bem trabalhando, tendo momentos de descontração e que esses momentos impactam positiva e diretamente na produtividade. 

As ações de endormarketing podem visar confortar e/ou instigar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam bem onde estão ao mesmo tempo que se sentem desafiados a melhorar o seu desempenho, em troca de alguma comemoração, acolhimento ou premiação.

Quando alguém se sente reconhecido por algo, isso o motiva a continuar com um bom desempenho, pois sua autoestima profissional cresce, assim como sua autoconfiança. É importante também incentivar o aprimoramento dos trabalhadores, assim eles estarão em um ciclo: bons resultados, reconhecimento, incentivo ao desenvolvimento e bons resultados novamente.

Reforço positivo

Você já ouviu falar em reforço positivo? A teoria do reforço foi vislumbrada em 1945 por Burrhus Frederic Skinner, um psicólogo norte-americano, um nome de peso na psicologia comportamental. 

Em seus estudos, quando um bom comportamento é incentivado e recompensado, ele tende a ser repetido. 

É claro que isso parece uma explicação simples, mas ela explica o próprio comportamento do ser humano. Quando queremos ter uma recompensa, sabemos o que deve ser feito para alcançá-la, e isso se torna um hábito.

E isso pode ser semelhante em uma empresa. Os colaboradores possuem necessidades, e entendem que, se tiverem algumas atitudes, irão satisfazê-las. É seu dever enquanto gestor ter um bom time de endormarketing que estimule os funcionários a conseguirem aquilo que precisam, e isso pode ser feito de diversas maneiras que falaremos mais adiante. 

Psicologia positiva

E a psicologia positiva, você conhece? É uma teoria desenvolvida por Martin Seligman, psicólogo e professor norte-americano. Essa teoria se debruça a estudar sobre a felicidade. Nela, estuda-se, dentre diversos elementos, 5:

  • Emoções positivas;
  • Engajamento;
  • Relacionamento;
  • Significado;
  • Realizações. 

Entende-se que esses elementos contribuem para o bem-estar e a busca pela felicidade. Ela pode ser aplicada em todos os setores da vida e, inclusive, no ambiente de trabalho. 

Ao ter um ambiente de trabalho convidativo e que estimula o engajamento, as pessoas ali constroem relacionamentos. Além disso, quando se tem uma equipe de endomarketing que está alinhada a todos os colaboradores e que entende o objetivo deles, é possível criar estímulos que os façam alcançar realizações, produzir significado para sua jornada e resultar em emoções positivas.

Isso parece bom, não? Time feliz, empresa feliz e trazendo grandes resultados. 

Mas e agora que você já sabe de tudo isso, quais estratégias você pode aplicar na sua imobiliária?

Ações a serem aplicadas

1. Comunicação entre os diferentes setores

É muito difícil fazer os seus funcionários serem engajadas e construírem relacionamentos quando um setor não sabe o que o outro faz. 

O papel do endormarketing aqui é dar voz aos funcionários, fazendo com eles participem ativamente das conversas. Além disso, cada setor precisa saber o que está acontecendo no outro, pois isso pode ajudar a entender melhor até suas próprias demandas. 

Para melhorar a comunicação interna, nós estimulamos reuniões de alinhamento semanais. Nela, cada setor poderá apresentar resultados ou falar um pouco sobre as atividades que estão desempenhando.

Uma outra dica é investir em uma newsletter interna. Você possui uma equipe de marketing? Caso ainda não tenha, nós falamos da necessidade de ter uma aqui neste artigo. 

A sua equipe pode criar uma estratégia de e-mail para enviar a todos os colaboradores nas sextas-feiras. Nela, a pessoa responsável pela escrita poderá conversar com os setores da empresa para entender os acontecimentos relevantes da semana e incluí-los na newsletter. 

Assim, toda sexta-feira pela manhã (ou qualquer outra parte do dia que você escolher), os colaboradores estarão por dentro de tudo que está acontecendo na empresa.

2. Cultura de feedback e de treinamentos

O colaborador precisa saber que ele é parte importante da empresa, e uma forma disso acontecer é implementando a cultura de feedback. 

É necessário chamar o funcionário e listar a ele os pontos positivos e os pontos a serem melhorados, a fim de oportunizar melhoras e crescimento profissional para o colaborador. 

Lembre-se: os feedbacks devem ser construtivos. Não faça desse momento algo constrangedor. 

E como estimular os colaboradores a continuarem seu desenvolvimento? Com uma cultura de treinamentos. 

Invista em capacitações. São elas que darão a você profissionais cada vez mais capacitados a trazerem bons resultados e aptos a lidarem com desafios. 

3. Celebrações constantes

Até as mais pequenas vitórias devem ser comemoradas. Se a sua imobiliária fez uma venda, uma locação, se alguém foi promovido ou qualquer outra ação vitoriosa aconteceu, por que não celebrar em conjunto?

É importante que a equipe toda saiba das vitórias de cada setor. Uma dica que damos a você é ter na sua empresa instrumentos que façam barulho (isso mesmo!).

Quando algo bom acontece, seu time pode pegar a corneta, a buzina ou bater o sino para celebrar. Isso contagia a todos e ainda os motiva a querer entregar mais resultados, pois o momento de felicidade em conjunto é reconfortante e recompensatório. 

4. Criação de uma cultura forte

Com todas as ideias citadas anteriormente, você está investindo cada dia mais no desenvolvimento e no engajamento da sua equipe, o que naturalmente gera maior inovação e resultados cada vez mais singulares.

Ao inserir nesse combo novas ferramentas de trabalho e abordagens diferenciadas nos processos, você verá sua empresa ter uma cultura única e que se sustentará sozinha, isso porque estará incrustado no DNA dos colaboradores.

5. Crie metas e objetivos

Outro fator super importante que precisa estar alinhado a todas as ações de endomarketing é estabelecer metas e objetivos para cada um dos setores e claro, uma meta geral para toda a empresa.

Isso não só motivará os indivíduos a darem o seu melhor para atingirem o objetivo, mas também servirá de combustível para visualizarem que são muito mais do que os números que já possuem, além da sensação de contribuírem para a empresa a chegar a um novo patamar.

Ah, é importante que essas metas criadas sejam tangíveis, ou seja, que possam ser alcançadas – nem tão impossíveis, nem muito fáceis -, do contrário, só irá desmotivar ou ridicularizar o trabalho dos envolvidos.

6. Invista em liderança e não em chefia!

Existe uma grande diferença nas empresas que possuem líderes e aquelas que têm chefes.

O primeiro é aquele que motiva, inspira e faz com que seus funcionários vão cada dia mais longe tanto nos seus afazeres diários, mas também nas suas metas e sonhos pessoais.

Enquanto isso, o chefe é aquele que comanda e apenas repassa as regras, onde na maioria das vezes, não costuma ter nenhum tipo de cuidado interpessoal ou administrar esse crescimento do time todo.

Um ambiente com feedbacks, diálogo e espírito de crescimento é muito mais próspero do que aquele em que as pessoas estão lá apenas para “bater ponto”.

A Casarão Imóveis e a Captei são exemplos de endomarketing de sucesso

Casarão

A Casarão Imóveis, imobiliária de Pelotas, no Rio Grande do Sul, entende a importância de um bom endomarketing. Não à toa, elabora diversas ações para manter seus funcionários motivados. Vamos conhecer algumas estratégias utilizadas por eles? 

Ranking de vendas lúdico

Já pensou em ter uma atividade mais lúdica com o time de vendas da sua imobiliária?

O Jogo Imobiliário é a forma criativa que a Casarão encontrou para transformar o ranking de vendas. Na brincadeira, levada a sério por todos, os corretores avançam casas a cada venda e ganham Casarréis, moeda própria da imobiliária, ao executarem estratégias que apoiam no resultado.

O que é premiado: 

  • venda para lead;
  • participação em treinamentos;
  • 2 ou mais vendas por mês;
  • venda recorrente para o mesmo cliente, entre outras.

Cada Casarrél equivale a R$ 1,00, e a moeda é aceita em diversos estabelecimentos comerciais da cidade.

jogos de endomarketing
Fonte: Casarão Imóveis

Cocriação entre setores para celebração de metas comerciais

A Casarão se reuniu ao final do primeiro semestre do ano para celebrar as metas alcançadas dos corretores de imóveis e dos consultores de aluguéis. 

Não são todas as equipes que possuem metas, mas mesmo assim a proposta da gerência era reunir o grupo de mais de 100 pessoas para comemorar. 

Para engajar e tornar o momento especial, cada gerente convocou seu setor para preparar o Arraiá da Casarão. 

Para isso acontecer, as áreas de trabalho seriam decoradas pela própria equipe, assim como os integrantes seriam responsáveis por criar quitutes e brincadeiras.

A oportunidade também foi um momento para tirar o uniforme e usar traje típico.

O resultado foi um dia inteiro de comemorações, com muito engajamento entre setores e pessoas. Um dia que, com certeza, ficou na história da imobiliária gaúcha.

arraiá imobiliária
Fonte: Casarão Imóveis

Marketing de indicação como estratégia de sucesso para o público interno

A Casarão Imóveis é parceira da Captei desde 2021 e a primeira estratégia adotada para promover a campanha, baseada no Marketing de Indicação, foi o Indica aqui Grana aí que tornou os colaboradores os novos captadores da imobiliária. 

Com o Marketing de Indicação, a equipe da Casarão conseguiu garantir uma renda extra e se tornou o grupo de usuários indicadores da plataforma que mais faturou e conquistou novos clientes para a marca. 

A gerente de Marketing, Cadija Souza, conclui que grande parte das estratégias da Casarão Imóveis colocam o colaborador no centro: “Quando a equipe participa ativamente dos processos, a entrega é rica e surpreendente. A força do grupo colabora para a Casarão contar boas histórias e consolidar o seu propósito, de ser um local onde as pessoas queiram estar”. 

Captei

Gincana

O Acelera Captei foi a gincana da Captei. Os objetivos principais foram disseminar a cultura da Captei quebrando barreiras, um de nossos valores, e estimular a motivação das equipes participantes (Pré-vendas e Vendas).

Dessa forma, as duas áreas acabaram tendo conhecimento das dificuldades diárias que cada uma delas enfrenta e que, no fim, lutam pela mesma causa: atingir resultados. 

Com a gincana, foi possível despertar o sentimento de liderança dos colaboradores, o trabalho em equipe, o foco no resultado, a empatia, engajamento, evitar conflitos futuros entre as squads e espalhar a alegria por toda a empresa. 

Como prática, cada time tinha uma cor e, sabendo de suas metas individuais e por equipe, precisavam engajar os colegas do time, sem perder o apoio aos outros times que são “rivais”.

A diversão foi garantida e a união entre as equipes foi consolidada.

gincana endomarketing
Fonte: Captei

Corrida Maluca

A Corrida Maluca funcionou como um jogo, e realizada para o time comercial (Pré-vendas, Vendas e CS) e teve como objetivo alcançar as metas. 

Para fazer esse jogo, foi necessário entender o perfil de cada equipe e os passos para atingir as metas, de modo que fique claro para todos e que o jogo flua. 

Quanto aos materiais utilizados para fazer o game, temos: folhas coloridas, caixa de papelão (para fazer um dado) e canetinhas. 

Além da corrida, foram criados alguns obstáculos como “volte duas casas” quando não atingirem alguma meta, e se pararem em um número que contenha um asterisco (*), eles deveriam pagar um mico escolhido pelo time (afinal, diversão não pode faltar). Isso faz com que os participantes interajam entre si e tenham muitos motivos para sorrir e comemorar. 

A Captei possui um Instagram dedicado apenas à área de endomarketing, onde você pode acompanhar todas as ações realizadas e as que ainda serão feitas.

corrida maluca endormarketing
Fonte: Captei

Outros casos de endomarketing de sucesso para você se inspirar!

Existem também outras empresas que aplicaram estratégias de endomarketing e são conhecidas mundialmente pelo seu sucesso não só pelo próprio produto, mas também por suas equipes de qualidade e que amam a instituição. Confira abaixo!

Netflix

A plataforma de streaming conhecida mundialmente, é uma referência quando pensamos em endomarketing, principalmente porque seu ambiente interno há o foco na cultura de autonomia, onde cada colaborador decide o que vai fazer de melhor em prol da marca dentro das suas funções.

Outro fator importante é que o espaço físico é todo adaptado para que os indivíduos vivam os cenários das produções da Netflix, respirando, literalmente, o produto.

Toyota

Outra grande empresa de sucesso no mercado mundial, a Toyota tem foco na integração e em aflorar a criatividade da equipe. Por isso, o investimento em compreender os desejos e necessidades dos colaboradores é levado muito a sério, principalmente ao ouvir as melhorias e ideias.

Um dos primeiros pontos é que o novo funcionário passa por cinco meses de treinamento aprendendo os valores e como a marca se posiciona no mercado automobilístico – essa ação acontece desde o nascimento da marca, tradição levada a sério até hoje.

Assim, o profissional ganha confiança e sabe que com seu conhecimento pode dar ideias e possui liberdade para propor cada dia mais mudanças no seu setor ou em outras áreas do negócio.

Aplique estratégias de endomarketing e engaje sua equipe

Agora que você já conhece algumas estratégias para aplicar na sua imobiliária, e melhor ainda, teve exemplos práticos de como elas podem funcionar, agora é hora da sua empresa engajar os colaboradores. 

Para continuar tendo ideias, sugerimos que você acompanhe as redes sociais da Captei e da Casarão. É só clicar no botão abaixo e segui-los para estar por dentro de ações.

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