Uma equipe engajada traz mais resultados que uma equipe desunida, e se você busca ser uma imobiliária de sucesso, fechar mais negócios e ser referência no mercado imobiliário, você precisa investir em endomarketing.
Hoje vamos te explicar o porquê o endomarketing é um dos responsáveis para alavancar a sua imobiliária e trazer 3 exemplos de ações a serem implementadas.
Vamos começar do começo?
O que é endomarketing?
O endormarketing é a estratégia de marketing interna de uma empresa, voltada a criar ações que despertem o interesse, a união e o engajamento dos colaboradores internos.
Quanto mais felizes no trabalho os seus colaboradores estão, mais propícios estarão a entregar bons resultados.
A ideia de não poder se distrair ou ter momentos leves no trabalho é uma visão antiga. Atualmente, muito se fala sobre o sentir-se bem trabalhando, tendo momentos de descontração e que esses momentos impactam positiva e diretamente na produtividade.
As ações de endormarketing podem visar confortar e/ou instigar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam bem onde estão ao mesmo tempo que se sentem desafiados a melhorar o seu desempenho, em troca de alguma comemoração, acolhimento ou premiação.
Quando alguém se sente reconhecido por algo, isso o motiva a continuar com um bom desempenho, pois sua autoestima profissional cresce, assim como sua autoconfiança. É importante também incentivar o aprimoramento dos trabalhadores, assim eles estarão em um ciclo: bons resultados, reconhecimento, incentivo ao desenvolvimento e bons resultados novamente.
Reforço positivo
Você já ouviu falar em reforço positivo? A teoria do reforço foi vislumbrada em 1945 por Burrhus Frederic Skinner, um psicólogo norte-americano, um nome de peso na psicologia comportamental.
Em seus estudos, quando um bom comportamento é incentivado e recompensado, ele tende a ser repetido.
É claro que isso parece uma explicação simples, mas ela explica o próprio comportamento do ser humano. Quando queremos ter uma recompensa, sabemos o que deve ser feito para alcançá-la, e isso se torna um hábito.
E isso pode ser semelhante em uma empresa. Os colaboradores possuem necessidades, e entendem que, se tiverem algumas atitudes, irão satisfazê-las. É seu dever enquanto gestor ter um bom time de endormarketing que estimule os funcionários a conseguirem aquilo que precisam, e isso pode ser feito de diversas maneiras que falaremos mais adiante.
Psicologia positiva
E a psicologia positiva, você conhece? É uma teoria desenvolvida por Martin Seligman, psicólogo e professor norte-americano. Essa teoria se debruça a estudar sobre a felicidade. Nela, estuda-se, dentre diversos elementos, 5:
- Emoções positivas;
- Engajamento;
- Relacionamento;
- Significado;
- Realizações.
Entende-se que esses elementos contribuem para o bem-estar e a busca pela felicidade. Ela pode ser aplicada em todos os setores da vida e, inclusive, no ambiente de trabalho.
Ao ter um ambiente de trabalho convidativo e que estimula o engajamento, as pessoas ali constroem relacionamentos. Além disso, quando se tem uma equipe de endomarketing que está alinhada a todos os colaboradores e que entende o objetivo deles, é possível criar estímulos que os façam alcançar realizações, produzir significado para sua jornada e resultar em emoções positivas.
Isso parece bom, não? Time feliz, empresa feliz e trazendo grandes resultados.
Mas e agora que você já sabe de tudo isso, quais estratégias você pode aplicar na sua imobiliária?
Ações a serem aplicadas
1. Comunicação entre os diferentes setores
É muito difícil fazer os seus funcionários serem engajadas e construírem relacionamentos quando um setor não sabe o que o outro faz.
O papel do endormarketing aqui é dar voz aos funcionários, fazendo com eles participem ativamente das conversas. Além disso, cada setor precisa saber o que está acontecendo no outro, pois isso pode ajudar a entender melhor até suas próprias demandas.
Para melhorar a comunicação interna, nós estimulamos reuniões de alinhamento semanais. Nela, cada setor poderá apresentar resultados ou falar um pouco sobre as atividades que estão desempenhando.
Uma outra dica é investir em uma newsletter interna. Você possui uma equipe de marketing? Caso ainda não tenha, nós falamos da necessidade de ter uma aqui neste artigo.
A sua equipe pode criar uma estratégia de e-mail para enviar a todos os colaboradores nas sextas-feiras. Nela, a pessoa responsável pela escrita poderá conversar com os setores da empresa para entender os acontecimentos relevantes da semana e incluí-los na newsletter.
Assim, toda sexta-feira pela manhã (ou qualquer outra parte do dia que você escolher), os colaboradores estarão por dentro de tudo que está acontecendo na empresa.
2. Cultura de feedback e de treinamentos
O colaborador precisa saber que ele é parte importante da empresa, e uma forma disso acontecer é implementando a cultura de feedback.
É necessário chamar o funcionário e listar a ele os pontos positivos e os pontos a serem melhorados, a fim de oportunizar melhoras e crescimento profissional para o colaborador.
Lembre-se: os feedbacks devem ser construtivos. Não faça desse momento algo constrangedor.
E como estimular os colaboradores a continuarem seu desenvolvimento? Com uma cultura de treinamentos.
Invista em capacitações. São elas que darão a você profissionais cada vez mais capacitados a trazerem bons resultados e aptos a lidarem com desafios.
3. Celebrações constantes
Até as mais pequenas vitórias devem ser comemoradas. Se a sua imobiliária fez uma venda, uma locação, se alguém foi promovido ou qualquer outra ação vitoriosa aconteceu, por que não celebrar em conjunto?
É importante que a equipe toda saiba das vitórias de cada setor. Uma dica que damos a você é ter na sua empresa instrumentos que façam barulho (isso mesmo!).
Quando algo bom acontece, seu time pode pegar a corneta, a buzina ou bater o sino para celebrar. Isso contagia a todos e ainda os motiva a querer entregar mais resultados, pois o momento de felicidade em conjunto é reconfortante e recompensatório.
4. Criação de uma cultura forte
Com todas as ideias citadas anteriormente, você está investindo cada dia mais no desenvolvimento e no engajamento da sua equipe, o que naturalmente gera maior inovação e resultados cada vez mais singulares.
Ao inserir nesse combo novas ferramentas de trabalho e abordagens diferenciadas nos processos, você verá sua empresa ter uma cultura única e que se sustentará sozinha, isso porque estará incrustado no DNA dos colaboradores.
5. Crie metas e objetivos
Outro fator super importante que precisa estar alinhado a todas as ações de endomarketing é estabelecer metas e objetivos para cada um dos setores e claro, uma meta geral para toda a empresa.
Isso não só motivará os indivíduos a darem o seu melhor para atingirem o objetivo, mas também servirá de combustível para visualizarem que são muito mais do que os números que já possuem, além da sensação de contribuírem para a empresa a chegar a um novo patamar.
Ah, é importante que essas metas criadas sejam tangíveis, ou seja, que possam ser alcançadas – nem tão impossíveis, nem muito fáceis -, do contrário, só irá desmotivar ou ridicularizar o trabalho dos envolvidos.
6. Invista em liderança e não em chefia!
Existe uma grande diferença nas empresas que possuem líderes e aquelas que têm chefes.
O primeiro é aquele que motiva, inspira e faz com que seus funcionários vão cada dia mais longe tanto nos seus afazeres diários, mas também nas suas metas e sonhos pessoais.
Enquanto isso, o chefe é aquele que comanda e apenas repassa as regras, onde na maioria das vezes, não costuma ter nenhum tipo de cuidado interpessoal ou administrar esse crescimento do time todo.
Um ambiente com feedbacks, diálogo e espírito de crescimento é muito mais próspero do que aquele em que as pessoas estão lá apenas para “bater ponto”.
A Casarão Imóveis e a Captei são exemplos de endomarketing de sucesso
Casarão
A Casarão Imóveis, imobiliária de Pelotas, no Rio Grande do Sul, entende a importância de um bom endomarketing. Não à toa, elabora diversas ações para manter seus funcionários motivados. Vamos conhecer algumas estratégias utilizadas por eles?
Ranking de vendas lúdico
Já pensou em ter uma atividade mais lúdica com o time de vendas da sua imobiliária?
O Jogo Imobiliário é a forma criativa que a Casarão encontrou para transformar o ranking de vendas. Na brincadeira, levada a sério por todos, os corretores avançam casas a cada venda e ganham Casarréis, moeda própria da imobiliária, ao executarem estratégias que apoiam no resultado.
O que é premiado:
- venda para lead;
- participação em treinamentos;
- 2 ou mais vendas por mês;
- venda recorrente para o mesmo cliente, entre outras.
Cada Casarrél equivale a R$ 1,00, e a moeda é aceita em diversos estabelecimentos comerciais da cidade.
Cocriação entre setores para celebração de metas comerciais
A Casarão se reuniu ao final do primeiro semestre do ano para celebrar as metas alcançadas dos corretores de imóveis e dos consultores de aluguéis.
Não são todas as equipes que possuem metas, mas mesmo assim a proposta da gerência era reunir o grupo de mais de 100 pessoas para comemorar.
Para engajar e tornar o momento especial, cada gerente convocou seu setor para preparar o Arraiá da Casarão.
Para isso acontecer, as áreas de trabalho seriam decoradas pela própria equipe, assim como os integrantes seriam responsáveis por criar quitutes e brincadeiras.
A oportunidade também foi um momento para tirar o uniforme e usar traje típico.
O resultado foi um dia inteiro de comemorações, com muito engajamento entre setores e pessoas. Um dia que, com certeza, ficou na história da imobiliária gaúcha.
Marketing de indicação como estratégia de sucesso para o público interno
A Casarão Imóveis é parceira da Captei desde 2021 e a primeira estratégia adotada para promover a campanha, baseada no Marketing de Indicação, foi o Indica aqui Grana aí que tornou os colaboradores os novos captadores da imobiliária.
Com o Marketing de Indicação, a equipe da Casarão conseguiu garantir uma renda extra e se tornou o grupo de usuários indicadores da plataforma que mais faturou e conquistou novos clientes para a marca.
A gerente de Marketing, Cadija Souza, conclui que grande parte das estratégias da Casarão Imóveis colocam o colaborador no centro: “Quando a equipe participa ativamente dos processos, a entrega é rica e surpreendente. A força do grupo colabora para a Casarão contar boas histórias e consolidar o seu propósito, de ser um local onde as pessoas queiram estar”.
Captei
Gincana
O Acelera Captei foi a gincana da Captei. Os objetivos principais foram disseminar a cultura da Captei quebrando barreiras, um de nossos valores, e estimular a motivação das equipes participantes (Pré-vendas e Vendas).
Dessa forma, as duas áreas acabaram tendo conhecimento das dificuldades diárias que cada uma delas enfrenta e que, no fim, lutam pela mesma causa: atingir resultados.
Com a gincana, foi possível despertar o sentimento de liderança dos colaboradores, o trabalho em equipe, o foco no resultado, a empatia, engajamento, evitar conflitos futuros entre as squads e espalhar a alegria por toda a empresa.
Como prática, cada time tinha uma cor e, sabendo de suas metas individuais e por equipe, precisavam engajar os colegas do time, sem perder o apoio aos outros times que são “rivais”.
A diversão foi garantida e a união entre as equipes foi consolidada.
Corrida Maluca
A Corrida Maluca funcionou como um jogo, e realizada para o time comercial (Pré-vendas, Vendas e CS) e teve como objetivo alcançar as metas.
Para fazer esse jogo, foi necessário entender o perfil de cada equipe e os passos para atingir as metas, de modo que fique claro para todos e que o jogo flua.
Quanto aos materiais utilizados para fazer o game, temos: folhas coloridas, caixa de papelão (para fazer um dado) e canetinhas.
Além da corrida, foram criados alguns obstáculos como “volte duas casas” quando não atingirem alguma meta, e se pararem em um número que contenha um asterisco (*), eles deveriam pagar um mico escolhido pelo time (afinal, diversão não pode faltar). Isso faz com que os participantes interajam entre si e tenham muitos motivos para sorrir e comemorar.
A Captei possui um Instagram dedicado apenas à área de endomarketing, onde você pode acompanhar todas as ações realizadas e as que ainda serão feitas.
Outros casos de endomarketing de sucesso para você se inspirar!
Existem também outras empresas que aplicaram estratégias de endomarketing e são conhecidas mundialmente pelo seu sucesso não só pelo próprio produto, mas também por suas equipes de qualidade e que amam a instituição. Confira abaixo!
Netflix
A plataforma de streaming conhecida mundialmente, é uma referência quando pensamos em endomarketing, principalmente porque seu ambiente interno há o foco na cultura de autonomia, onde cada colaborador decide o que vai fazer de melhor em prol da marca dentro das suas funções.
Outro fator importante é que o espaço físico é todo adaptado para que os indivíduos vivam os cenários das produções da Netflix, respirando, literalmente, o produto.
Toyota
Outra grande empresa de sucesso no mercado mundial, a Toyota tem foco na integração e em aflorar a criatividade da equipe. Por isso, o investimento em compreender os desejos e necessidades dos colaboradores é levado muito a sério, principalmente ao ouvir as melhorias e ideias.
Um dos primeiros pontos é que o novo funcionário passa por cinco meses de treinamento aprendendo os valores e como a marca se posiciona no mercado automobilístico – essa ação acontece desde o nascimento da marca, tradição levada a sério até hoje.
Assim, o profissional ganha confiança e sabe que com seu conhecimento pode dar ideias e possui liberdade para propor cada dia mais mudanças no seu setor ou em outras áreas do negócio.
Aplique estratégias de endomarketing e engaje sua equipe
Agora que você já conhece algumas estratégias para aplicar na sua imobiliária, e melhor ainda, teve exemplos práticos de como elas podem funcionar, agora é hora da sua empresa engajar os colaboradores.
Para continuar tendo ideias, sugerimos que você acompanhe as redes sociais da Captei e da Casarão. É só clicar no botão abaixo e segui-los para estar por dentro de ações.