A transformação digital já é uma realidade que vem acontecendo há algum tempo no mercado imobiliário e que se intensificou muito com o momento pandêmico de 2020.
Com tantas inovações tecnológicas disponíveis atualmente, os consumidores se tornaram mais exigentes quanto à qualidade e praticidade de serviços e produtos. Devido a esse cenário, as imobiliárias e os corretores também sentiram a necessidade de se reinventar.
Mas afinal, o que significa ser uma imobiliária digital?
Buscar por um imóvel levava horas e até dias procurando, através de diversos canais e anúncios, de forma muito manual, além de visitas presenciais e envio de documentos e contratos físicos.
Hoje, uma imobiliária digital tem todos esses automatizados, otimizando o tempo e tornando a gestão muito mais eficiente. E foi graças às plataformas focadas no setor que essa transformação tem acontecido.
Então continue por aqui, vamos trazer alguns dos principais passos para que a sua imobiliária comece a mudança com o pé direito!
Quais são os primeiros passos para a mudança digital?
Comece pela cultura digital
A cultura organizacional é responsável por reunir hábitos, comportamentos, crenças, políticas e valores éticos e morais de uma empresa.
Por isso, para que qualquer estratégia ou processo de mudança digital possa ser colocado em prática como um todo, é preciso que a empresa comece internamente.
A participação do time é extremamente importante nesse processo, e é preciso que os colaboradores passem a pensar fora da caixa para criar uma visão diferente do seu negócio.
Existem algumas formas de preparação da equipe que podem ser colocadas em prática de forma muito simples, como: propor atividades mais dinâmicas que questionem o que pode ser mudado para otimizar gestão e tempo para alcançar melhores resultados, além de treinamentos que fomentem a transformação digital.
Desse modo, a cultura da empresa naturalmente vai se tornando cada vez mais voltada para as pessoas e no desenvolvimento delas, para haver um crescimento em conjunto.
Repense as estratégias do seu negócio
A partir do momento que a sua imobiliária está na fase de transição do meio analógico para o digital, é preciso repensar muitas estratégias e recapitular a rota, certo?
Afinal, qual o sentido de continuar com um modelo de negócio tradicional se o objetivo final é estar nivelado com as inovações tecnológicas?
Bom, então por onde começar a implementar novas estratégias?
É preciso olhar para todas as suas estratégias e entender o que precisa ser transformado para que você gere valor ao seu potencial cliente e que possibilite fazer de forma mais automatizada para que o time, ao invés de ficar sobrecarregado com processos, possa trazer mais resultados e satisfação de clientes.
Para algumas imobiliárias pode fazer sentido olhar para estratégias que para outras não fazem, mas algumas merecem um foco maior, como:
- Ampliar seus canais de comunicação: se a intenção é se tornar digital, uma das mudanças essenciais é começar a transição de suas comunicações para o meio on-line. Essa é uma forma de se comunicar com um número maior de consumidores e aumentar a visibilidade da sua empresa com menos esforços. É fato que o mercado ainda está se transformando e os canais off-line ainda surtem efeito, mas nada impede que você associe ações on e off, né?
PS: Na verdade, essa é a melhor estratégia! - Investir em tecnologia: se você tem ou trabalha e atua de forma mais tradicional, que tal melhorar a sua forma de oferecer imóveis? Atualmente, há diversos softwares que possibilitam isso, como tour digital pelos imóveis, programas de indicações e muito mais. Pesquise o que faz mais sentido para a sua empresa!

Investir em novos meios de relacionamento com o cliente
Como mencionamos acima, apostar suas comunicações no meio digital é uma ótima estratégia para alcançar mais consumidores com menos esforço.
Mas mais que isso, é uma fonte de dados muito importante para a sua imobiliária entender se está satisfazendo as necessidades do cliente, e principalmente como foi a experiência dele.
Criar uma conexão com o seu cliente após uma venda ou locação é muito importante, por isso sempre lembre de fazer pós-venda!
Afinal, se você não souber como foi a experiência do seu cliente, não medir a satisfação e não se empenhar em sempre melhorar o seu serviço, como vai saber se está indo pelo caminho certo?
Um ponto que fortalece mais ainda essa tese é o estudo da Nielsen que apontou que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a fonte mais confiável quando se trata da compra de um produto ou serviço.
Ainda mais atualmente, onde é muito mais fácil encontrar recomendações e feedbacks, né?
E isso pode ser praticado de formas bem simples, como estar sempre disponível para o cliente em casos de imobiliárias que fazem o gerenciamento de contrato de aluguel, enviando questionários/formulários para entender as impressões de quem foi atendido.
A Captei ajuda você a ter uma imobiliária digital
Existem muitas formas de realizar a mudança digital da sua imobiliária e a Captei está aqui para ajudar você a tornar esse processo mais simples, seja através da Plataforma de Captação, onde você tem acesso a busca de proprietários ou com o Marketing de Indicação para potencializar a captação por indicações de imóveis.