Trabalhar na locação ou venda de imóveis requer muito estudo e preparo por parte de corretores e imobiliárias. Isso porque envolve expectativas e sonhos do cliente com o seu próprio lar.
Por isso, é fundamental entender quem são os seus clientes e o que eles esperam quando chegam até sua imobiliária em busca de um novo local para morar.
Você sabe qual o perfil dos clientes que mais assinam contrato na sua imobiliária? Sabe qual tipo de imóvel eles mais procuram? Ter essa análise bem feita vai ajudar sua imobiliária a captar os imóveis certos, sem ficar com imóveis parados na carteira e ainda com mais chances de fechar negócio!
Separamos algumas dicas de como encontrar o perfil de imóvel ideal da sua imobiliária.
Como descobrir o seu perfil de imóvel ideal
Basicamente, o perfil de imóvel ideal é aquele que seus clientes mais alugam ou vendem. Ou seja, se você fizer essa análise e entender qual tipo de imóvel você costuma fechar mais contratos, será muito mais fácil ter um norte na hora de captar os imóveis.
Para fazer esse estudo, você precisará analisar o histórico das transações da sua imobiliária por um determinado período. Essa determinação de tempo dependerá de quanto tempo sua imobiliária seja ativa no mercado, talvez precise analisar meses e até anos.
Dica: se você tiver um CRM vai facilitar muito mais essa análise.
Estude os imóveis mais procurados na região
Na região que sua imobiliária atua, é costume ter uma busca maior por certos perfis de imóveis? Essa é uma métrica que pode ajudar muito a ter um norte sobre como definir o seu perfil de imóvel ideal.
Um exemplo prático que pode ajudar a entender melhor essa estratégia: se sua imobiliária atua em um bairro específico onde há muita procura por apartamentos para universitários, não faz muito sentido captar imóveis de alto padrão, certo? Há mais chances de você fechar negócios com apartamentos de preços mais acessíveis.
Analise os negócios feitos nos últimos meses ou anos
Uma forma que funciona muito bem é buscar o histórico dos últimos fechamentos de contrato e levantar os pontos em comum. Aqui vão alguns exemplos:
- Os imóveis mais vendidos são apartamentos ou casas?
- Quantos quartos?
- Qual a faixa de preço desses imóveis?
Saiba quem é o seu perfil de cliente ideal
O perfil de cliente ideal, ou ideal customer profile em inglês, refere-se ao perfil de cliente com as características e contextos ideais para serem atendidos pela sua imobiliária.
E, nesse caso, por que é tão importante saber quem é o seu perfil de cliente ideal?
É mais uma métrica que você pode extrair do histórico de transações e combinar com as outras análises para dar mais embasamento ao seu estudo de perfil de imóvel ideal.
Leia também: Como mapear meu público-alvo e persona?
Como encontrar os imóveis ideais de forma mais fácil
Agora que você já sabe como identificar o perfil de imóvel ideal para a sua imobiliária, é hora de encontrar os imóveis! E para isso, você pode contar com as soluções de captação da Captei. Confira como podemos ajudar sua imobiliária a encontrar imóveis com mais qualidade e eficiência.
Captação Ativa
O Captação Ativa é uma plataforma completa para captar e angariar imóveis dos principais portais do país em um só lugar. É possível pesquisar imóveis a partir de anúncios ou de um endereço.
Marketing de Indicação
O Marketing de Indicação é uma solução pensada para imobiliárias que investem em estratégias de marketing. É uma plataforma de gestão de indicações que permite à imobiliária captar e gerenciar imóveis de forma rápida e com mais qualidade.
Sabe o famoso marketing boca-a-boca? É uma forma de profissionalizar essa estratégia e facilitar a fidelização de indicadores.