O marketing digital tem crescido muito entre imobiliárias como uma forma de atrair novos clientes.
E para que as ações de marketing tragam ainda mais resultado, é necessário que elas sejam estrategicamente planejadas e acompanhadas. Dessa forma, analisar as métricas de marketing é fundamental.
Pensando nisso, separamos as principais métricas que sua imobiliária deve dominar para que as ações de marketing tragam mais sucesso.
O que são métricas de marketing
As métricas de marketing são indicadores que permitem sua marca de analisar o desempenho de uma ou mais campanhas. Elas podem ser usadas para monitorar o progresso e eficácia das ações de marketing, além de identificar oportunidades de melhoria.
Por que olhar para essas métricas?
Analisar indicadores de marketing é muito importante porque fornece uma visão analítica do desempenho de uma campanha ou estratégia.
Ao mensurar e monitorar essas métricas, as empresas podem avaliar o sucesso – ou não – de ações e tomar decisões a partir de dados a invés de achismo. Sabemos que os dados não mentem e, por isso, fica muito mais fácil e produtivo entender onde investir os recursos para que o seu negócio tenha mais resultados.
As principais métricas que sua imobiliária deve analisar
Existe um leque repleto de métricas de marketing que sua empresa pode analisar, mas há algumas que são indispensáveis na sua planilha e hoje vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é a métrica que vai te ajudar a entender quantas pessoas passam de uma etapa do seu funil de vendas para outra. Ela é muito utilizada no funil de marketing e vendas, mas é possível adaptá-la para diferentes cenários na sua imobiliária.
Com essa métrica, é possível avaliar se a sua operação está sendo eficiente e quais resultados sua imobiliária tem em cada etapa do funil. Sendo assim, acompanhar a taxa de conversão te ajuda a ter previsibilidade de resultados.
CPL (Custo por Lead)
Um dos maiores objetivos do marketing é gerar lead para o time comercial. Com o CPL (Custo por Lead) é possível analisar e entender o valor investido para gerar um lead.
É importante entender que o CPL pode variar conforme a campanha ou ação de marketing, empresa e diversos outros fatores.
CAC (Custo de Aquisição de Lead)
O CAC é o indicador que aponta o quanto uma empresa gasta para fazer uma venda.
Para descobrir em quanto está o seu Custo de Aquisição de Clientes, você precisa pegar todos os investimentos que faz em marketing e vendas em um determinado período e dividir pelo número de clientes adquiridos.
ROAS (Retorno sobre Investimento Publicitário)
Quando falamos em marketing digital, o ROAS (Retorno sobre investimento Publicitário) é o indicador aplicado para analisar os custos e lucros obtidos em publicidade online.
Essa métrica é muito importante ser analisada quando sua imobiliária trabalhar com campanhas de anúncio.
LTV (Lifetime Value)
O termo LTV (Lifetime Value) traduzindo para o português, significa ”valor vitalício”. Essa métrica aponta quanto dinheiro o cliente irá deixar na sua imobiliária ao longo da vida.
É muito utilizado por empresas que recebem valores recorrentes de seus clientes. Dessa forma, o LTV colabora para ter previsibilidade de caixa.
Como analisar
Agora você já sabe a importância das métricas de marketing e quais são as principais para que sua imobiliária analisar. Com isso, em mãos, é muito mais fácil organizar essas métricas, seja em planilhas ou outro formato que faça mais sentido para a sua empresa.
É importante manter constância nas análises para entender quais ações e canais funcionam ou não para o seu público e saber fazer os ajustes necessários.
Até breve!