Nos últimos anos, o Instagram tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas de diversos segmentos, e o mercado imobiliário não ficou para trás, principalmente pela alta concorrência e necessidade visual.
Com a sua capacidade de alcançar diferentes públicos e alta chance de engajamento, o Instagram se destaca como uma plataforma ideal para imobiliárias que desejam aumentar sua visibilidade, fortalecer sua marca e gerar leads qualificados.
Hoje você vai entender porque investir no Instagram para sua imobiliária, além de conferir algumas dicas valiosas para movimentar sua rede social.
Por que investir em um Instagram para sua imobiliária?
O Instagram oferece uma série de vantagens para as imobiliárias que desejam expandir sua presença online e atrair potenciais clientes, por exemplo:
- Alcance amplo: com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram proporciona uma ampla audiência para as corretoras alcançarem, incluindo novos compradores e até entusiastas do assunto;
- Engajamento elevado: o formato visual e interativo do Instagram facilita o engajamento do público com o conteúdo da imobiliária, por curtidas, comentários, compartilhamentos com outras pessoas e interações diretas;
- Fortalecimento da marca: ao criar uma presença consistente e atrativa no Instagram, há o fortalecimento da sua marca e construção de uma reputação sólida no mercado, tornando-se uma referência para clientes em potencial.
Hoje, quando um possível lead está buscando mais informações sobre um negócio ou empresa, o Instagram é o canal de entrada para que as pessoas cheguem até sua marca.
Confira: Vendas pelo Instagram: como vender mais imóveis pela plataforma?
8 dicas para movimentar seu Instagram imobiliário
Para tirar o máximo proveito do Instagram como uma ferramenta de marketing imobiliário, é importante adotar estratégias eficazes para aumentar o engajamento e atrair leads qualificados.
Aqui estão algumas dicas para que você começa a movimentar sua rede social o quanto antes:
1 – Mude seu perfil para o modo negócios
Ao transformar seu perfil do Instagram em uma conta comercial, você terá acesso a recursos adicionais, como análises de desempenho e a capacidade de promover publicações.
Isso permite que você acompanhe o progresso de suas estratégias de marketing e otimize suas campanhas para obter melhores resultados.
É claro que você deve extrair esses dados e passá-los para uma análise mais completa das métricas de marketing com o uso de outras ferramentas, reunindo dados mais certeiros.
2 – Observe concorrentes e influenciadores do nicho
Analise as estratégias de marketing utilizadas por outras imobiliárias e influenciadores do nicho no Instagram.
Identifique o que funciona bem para eles e adapte essas ideias ao seu próprio estilo e público-alvo.
Inspirar-se em conteúdo de qualidade pode ajudá-lo a aprimorar sua própria estratégia de marketing, até que você encontre a forma que melhor funciona para o seu negócio.
Além disso, se possível, estabeleça parcerias que sejam coerentes para ambos os negócios! A gente vai falar mais sobre isso no tópico de número 8!
3 – Tenha um planejamento estratégico
Desenvolva um plano de conteúdo consistente e relevante para o seu Instagram.
Determine os tipos de postagens que você deseja compartilhar, como fotos de imóveis, vídeos, dicas úteis para compradores e vendedores, depoimentos de clientes e muito mais.
Mantenha uma programação de publicações para garantir uma presença constante na plataforma.
Lembre-se que essa assiduidade é essencial para que o algoritmo te enxergue como uma forte presença no nicho de atuação.
É preciso deixar claro que há uma preocupação em gerar conteúdos de qualidade e equilíbrio nessa entrega. Não adianta nada fazer vários posts durante uma semana e depois sumir por um mês!
4 – Aposte em Reels e stories para mostrar os imóveis
Utilize os recursos do Instagram Reels e Stories para criar conteúdo envolvente e dinâmico que destaque os imóveis disponíveis.
Com vídeos curtos e interativos, você pode mostrar os destaques de uma propriedade, fornecer tours virtuais e compartilhar informações relevantes de maneira criativa e cativante.
Isso chama a atenção do comprador e faz com que fique mais interessado em saber sobre os itens que sua imobiliária está vendendo ou alugando.
Leia mais: 6 passos para um marketing imobiliário de sucesso: confira!
5 – Mostre os depoimentos dos clientes
Compartilhe depoimentos e avaliações positivas de clientes satisfeitos para demonstrar a qualidade dos seus serviços e o sucesso das suas transações imobiliárias.
Os depoimentos ajudam a construir confiança e credibilidade com seu público-alvo, incentivando outros a escolherem sua imobiliária para suas necessidades específicas.
Aqui vale outra reflexão pessoal: qual a probabilidade de você comprar de um negócio que não possui nenhuma avaliação por parte dos consumidores? No mínimo estranho, não é mesmo?
Não deixe que essa seja uma dúvida ou uma questão que impeça que os leads fechem negócio com você.
6 – Estabeleça uma conexão com seus seguidores
Como você tem interagido com os seguidores da sua página? Você tem respondido e criado uma verdadeira relação com essas pessoas?
Essa é outra parte essencial para criar um relacionamento duradouro e que realmente estabeleça uma credibilidade real para o seu negócio.
Você pode fazer essa ação tanto de forma manual, quanto usando uma automação para Instagram: o importante é não deixar o seu cliente ou lead falando sozinho ali na plataforma, seja nos comentários ou nos stories.
Lembre-se que quanto mais real for a comunicação com os seus clientes, há um maior engajamento, afinal, as pessoas estão cansadas de serem atendidas por robôs ou por não terem os seus problemas resolvidos efetivamente.
7 – Invista em uma identidade visual
Como está a imagem da sua empresa em relação aos concorrentes? Você tem uma logo bem desenvolvida ou até mesmo uma identidade visual estudada para estar ali?
Tudo isso influência – e muito! – na forma como o seu cliente ou potencial lead vai interagir, ou não, com a sua imobiliária no Instagram.
Pense rapidamente: qual a sua probabilidade de fechar negócio com aquela empresa que não tem nenhum feed bem posicionado nas redes sociais?
Ter uma fonte bem pesada e postagens que dialoguem com seu cliente é um dos primeiros pontos para estabelecer essa conexão real com o seu ICP.
Aqui, vale a pena pensar nos seguintes pontos:
- Capas de Instagram bem definidas;
- Postagens condizentes;
- Fontes coesas;
- Linguagem fácil e acessível.
8 – Invista em menções e parcerias
Sejam marcações de outros clientes, de outras imobiliárias parceiras, de fornecedores ou até dos próprios corretores, investir em marcações dá visibilidade orgânica e aumenta a sensação de “empresa real” do seu negócio.
Por mais óbvio que seja, quanto mais possibilidades de aparecer além do próprio perfil da sua imobiliária (como todos os casos citados acima), a sua corretora alcança engajamento e novas interações.
Esteja atento a todas essas possibilidades para movimentar o seu perfil!
Investir no Instagram como parte de sua estratégia de marketing imobiliário pode gerar resultados significativos para sua imobiliária, aumentando sua visibilidade, atraindo leads qualificados e fortalecendo sua posição no mercado.
Ao seguir essas dicas e adaptá-las às necessidades específicas do seu negócio, você estará no caminho certo para o sucesso nas redes sociais.
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