Qual a importância da cultura de dados para a imobiliária?

Você sabe o que é uma cultura de dados? A gente te explica!

Veja a seguir:

A internet trouxe muitas facilidades para o dia a dia das empresas, o que não foi diferente para as imobiliárias, que conseguiram expandir seus negócios para o digital. Isso gerou maior comodidade para o cliente, como também para o próprio corretor.

A cultura de dados surgiu como consequência, ocasionando mais eficiência na operação, facilidade na tomada de decisões e muito mais previsibilidade.

Se você ainda não sabe muito bem o porquê é a hora de investir na cultura de dados na sua imobiliária, a gente te explica aqui no blog da Captei. Confira!

Por que investir em uma cultura de dados?

Por que investir em uma cultura de dados?

Ao adotar uma cultura de dados, as imobiliárias conseguem tomar decisões muito mais estratégicas, isso porque elas estão fundamentadas em informações concretas, ao invés de intuições ou os clássicos “achismos”. 

Isso acontece porque ao coletar, analisar e interpretar os dados relevantes, as imobiliárias conseguem traçar tendências e padrões de mercado, entendendo mais sobre o comportamento do cliente.

Além disso, é natural que uma das respostas seja otimizar processos internos, que como consequência, geram uma maior conversão de leads e lucratividade do negócio.

O que compõe uma cultura de dados?

Mas, afinal, o que deve ser feito para que uma cultura de dados seja estabelecida em seu negócio? Ela é composta por vários elementos e ações:

  • Infraestrutura tecnológica: é preciso ter as ferramentas certas para realizar essa coleta, armazenamento e análise de dados de uma forma eficiente. Nesse caso, é interessante ter sistemas de CRM, software de análise de dados e plataformas para a visualização de dados.
  • Processos claros e padronizados: ao ter toda uma linha de desenvolvimento clara para a coleta das informações e organização, é natural e muito mais simples fazer a verificação e dar continuidade ao ciclo de dados.
  • Cultura organizacional guiada por dados: promover uma cultura que valorize e priorize o uso de dados é fundamental. Mas, para isso, é preciso todo o envolvimento e o apoio de líderes e colaboradores da organização.

Como começar sua cultura de dados?

Certo, e como começar a implementar uma cultura de dados na sua imobiliária? Isso pode parecer uma tarefa assustadora, mas com um planejamento adequado e todos os recursos certos, ela pode, sim, ganhar forma e guiar o seu negócio daqui para frente. 

Aqui estão alguns passos para começar:

Saiba quais dados estão disponíveis

O primeiro passo é entender quais são os dados que a sua imobiliária já possui e como eles podem ser aproveitados. 

Nesse momento, é interessante visualizar questões referentes a transações passadas, informações do cliente, métricas de marketing e muito mais.

Abra os históricos, o que existe no arquivo da sua imobiliária e verifique em como isso pode ser usado agora para gerar novos insights em seu negócio.

Coloque as lideranças a par dos acontecimentos 

Envolver as lideranças da empresa desde o começo do processo é crucial para existir sucesso na aplicação da cultura de dados. 

Nesse caso, é preciso que desde o começo se saiba da importância dos dados e assim, apoiar ativamente os esforços nessa área.

Foque na colaboração entre equipes 

Uma cultura de dados eficaz requer colaboração entre diferentes equipes e departamentos. Promova a comunicação e o compartilhamento de informações entre todos os envolvidos.

Faça a análise de métricas

Identifique as métricas-chave relevantes para o seu negócio e acompanhe-as de perto. 

Nesse caso, é necessário observar os seguintes pontos:

  • Taxas de conversão, 
  • Tempo médio de venda, 
  • Retorno sobre o investimento em marketing.

Entre outros.

Você pode medir diferentes pontos em sua imobiliária, mas essas são consideradas as básicas e podem te ajudar a permear o seu negócio.

Treine a equipe 

Por fim, como já citado anteriormente, sua empresa deve fornecer treinamento e capacitação para a equipe, principalmente de marketing, para que todos esses dados possam ser analisados e efetivamente aplicados em seu trabalho diário. 

Nesse caso, vale a pena incluir cursos de análise de dados, consultoria com especialistas e muito mais.

Ao seguir essas etapas e cultivar essa cultura sólida em sua imobiliária, você estará preparando seu negócio para o sucesso a longo prazo com decisões mais certeiras, o que com certeza te ajudará a se manter à frente da concorrência.

Continue acompanhando o blog da CAPTEI para receber mais notícias como essa e não deixe de sempre implementar nossas dicas em seu negócio.

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