8 dicas para imobiliária saber antes de alugar um imóvel: veja aqui!

O momento de alugar um novo imóvel pode trazer muita felicidade ou desconforto, afinal, são várias as razões que podem motivar essa ação.

Veja a seguir:

O momento de alugar um novo imóvel pode trazer muita felicidade ou desconforto, afinal, são várias as razões que podem motivar essa ação.

Independente de qual seja a sua situação do seu cliente, é preciso que você tenha alguns cuidados específicos para que esse processo seja o menos difícil possível, além de criar uma relação de confiança com essa pessoa.

Confira abaixo alguns cuidados que você precisa observar que podem passar despercebidos e aplicá-los em toda a jornada!

8 dicas que sua imobiliária saber antes de alugar um imóvel

Cuidados antes de alugar um imóvel: dicas especiais!

Aqui estão algumas dicas valiosas que todo locatário em potencial deve levar em conta, assim como o corretor que está ajudando em todo o processo:

1. Estabeleça um orçamento realista

Antes de começar sua busca por um novo lar, é essencial definir um orçamento claro.

Por isso, é importante que você considere não apenas o valor do aluguel, mas também os custos adicionais, como taxas de condomínio, documentação e manutenção.

Você, como corretor ou imobiliária responsável por essa busca de seu cliente, deve perguntar se existe um limite de valor, facilitando a busca e expectativas.

Certificar-se de que o valor total esteja dentro das possibilidades financeiras é o primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Além disso, todo o processo de busca e de nichar os desejos de seu cliente podem ser muito mais facilitados e de acordo com o esperado para ambos os envolvidos. 

De nada adianta ter um orçamento limitado e trazer possibilidades com o dobro da quantia. Isso só trará frustração ao seu cliente e fará provavelmente com que busque por outra pessoa que possa atendê-lo com mais assertividade.

2. Avalie a localização cuidadosamente

Escolher o bairro ou a cidade, em muitos casos, é um dos fatores mais importantes a se considerar ao alugar um imóvel.

O primeiro passo que você, que está auxiliando seu cliente, é entender a rotina diária dele: o imóvel está convenientemente localizado perto do trabalho, da escola ou outras atividades essenciais?

Além disso, entenda sobre a necessidade de serviços como supermercados e hospitais.

Pode ser que as prioridades sejam modificadas se é uma família com filhos, se é uma pessoa solteira ou casal recém casado, por exemplo.

3. Invista em um site com fotos e vídeos de qualidade

Antes que o cliente vá fisicamente ao local, ter um site com fotos de qualidade e até vídeos bem bonitos pode ser outro diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes.

Você com certeza já se deparou com alguns anúncios em que as imagens não são tão bonitas e que não costumam chamar a atenção do possível cliente, certo?

É seu dever como corretor evitar que isso aconteça na imobiliária que está trabalhando, além de fazer parte de uma estratégia de marketing de sucesso para quem quer alcançar a excelência no universo online.

4. Acompanhe o cliente na visita

Quando encontrar um imóvel que interesse seu cliente, é a hora de fazer aquela inspeção minuciosa.

Por isso, ajude-o a verificar o estado geral da propriedade, incluindo encanamento, fiação elétrica, portas, janelas e eletrodomésticos, se mobiliado.

Anote qualquer problema e discuta com o proprietário ou a agência imobiliária para garantir que todas as questões sejam resolvidas antes de prosseguir.

É essa a sua hora de criar uma relação com o indivíduo que está confiando nos seus serviços.

5. Explique o contrato de locação

A leitura cuidadosa e a compreensão do contrato de locação são fundamentais, principalmente para o locador, que pode estar envolvido no sentimento de alugar o quanto antes o espaço.

Veja como reduzir a burocracia durante a locação de imóveis!

Portanto, certifique-se que esse esteja ciente de todos os termos e condições, desde a duração do contrato até às especificações sobre o depósito de segurança e as responsabilidades de manutenção.

Se algo não estiver claro, explique novamente ou tire as dúvidas antes que o contrato seja assinado.

6. Seja um corretor de confiança

Contar com a orientação de um corretor experiente pode simplificar todo o processo de aluguel, por isso, você deve ser esse profissional.

É nesse momento que você mostrará para seu cliente que o que faz vai muito além dos lucros da sua empresa (mesmo que isso esteja incrustado no processo): você deseja prestar uma experiência para o indivíduo.

A seleção de uma nova moradia é uma decisão crucial, portanto, entenda as necessidades e pontos essenciais dessa pessoa.

7. Invista em uma boa comunicação

Ainda ligado ao ponto anterior, é essencial que você, como o intermediador de todo o processo, seja sempre transparente com o seu cliente sobre tudo o que está acontecendo.

Portanto, não deixe questões pertinentes para trás, conte todos os detalhes sobre o imóvel, exponha a sua opinião em relação o que ele deseja e se sentir que possui espaço, opine sobre o que acha que será melhor em cada caso.

Criar essa relação não só aumenta as chances de que a pessoa efetivamente feche aquela transação com você, mas também que te indique para possíveis clientes futuros ou retorne para outras negociações.

Não existe nada melhor que o bom e velho marketing orgânico, o conhecido como “boca a boca”, que vem dessa base de confiança e de saber que tudo está sendo feita na maior transparência e cuidado mútuo.

8. Aposte em um pós-venda

Não é porque o seu cliente terminou de alugar o imóvel com você, que isso significa que acabou o seu trabalho como um excelente corretor de imóvel.

Veja bem, aqui você deve ter o cuidado extremo para não passar do ponto: procure entender se as expectativas dele estão sendo bem atendidas, se existe algum problema na locação ou algo que precisa de uma assistência e a imobiliária está falhando.

Lembre-se que você é essa ponte entre ambos, afinal, foi quem iniciou todo o processo e concluiu ele, dessa forma, é seu papel checar se há algo que precisa ser ajustado.

O pós-venda é uma parte essencial, onde muitos corretores costumam falhar exatamente porque acreditam que suas funções já acabaram logo que os contratos foram assinados, o que é totalmente o contrário.

Ao seguir estas dicas, você estará bem preparado para ajudar nesse processo de encontrar um imóvel que atenda às necessidades e expectativas de seu cliente, tornando a transição para a nova casa uma experiência mais tranquila e satisfatória.

Esse é um momento marcante na vida de uma pessoa, principalmente porque nesse novo espaço será onde terá novas memórias, novos momentos e muitas lembranças, sendo sua função tornar o processo o mais simples e fácil possível.

Aqui na Captei estamos sempre prontos para te ajudar não somente a se tornar cada dia mais um profissional capacitado em atendimento, mas para te mostrar as tendências de marketing, ferramentas e tudo para que você execute seu trabalho com excelência.

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