Ter uma equipe de corretores de sucesso é um dos elementos mais básicos e importantes da sua imobiliária, afinal, é com ela que todo o atendimento vai se iniciar e como esperado, ser finalizado.
Ao mesmo tempo, sem pessoas treinadas para lidar com tudo o que está relacionado à compra ou venda de propriedades da sua imobiliária, é uma consequência que os resultados vão de mal a pior.
A importância dos corretores imobiliários em seu negócio
Como citado anteriormente, os corretores imobiliários são a base do mercado imobiliário e principalmente, para a continuidade do sucesso da sua corretora, fazendo a mediação e atendimento entre os clientes e as oportunidades de negócio.
Eles são quem vão entender as necessidades e desejos dos indivíduos, apresentar imóveis compatíveis com seus desejos iniciais, negociar os termos da transação e garantir com que todo o processo seja feito de forma ética e eficiente.
Por isso, o conhecimento e habilidades de comunicação são fundamentais para a conclusão de negócios bem-sucedidos e garantir a satisfação dos clientes, desde o início do contato até a vivência no imóvel.
Além disso, são eles que vão representar a “cara” da sua imobiliária, tanto no atendimento, como no marketing, influenciando também na propaganda quando seus clientes contarem para outras pessoas sobre sua experiência.
Leia também: 6 erros que os corretores não podem cometer no dia a dia!
Como contratar os melhores corretores?
Depois de toda essa explicação acima, saber contratar os profissionais do ramo imobiliário para compor sua equipe requer um processo criterioso de seleção e avaliação, principalmente se o foco são resultados de alta performance.
Pensando nisso, separamos esse mini guia para que você possa encontrar os profissionais mais adequados para o seu negócio. Confira:
Saiba o perfil ideal que sua imobiliária precisa
Antes de começar o processo de “caçada” do seu novo membro do time de vendas, é importante definir o perfil do corretor que melhor se adapta à cultura e aos objetivos da sua empresa.
Considere fatores como:
- Experiência prévia;
- Habilidades de vendas;
- Conhecimento do mercado local;
- Afinidade com os valores do negócio.
É isso o que fará toda a diferença para que o “match” seja certeiro.
Além disso, ligado ao próximo tópico, é interessante saber qual é o tipo de pessoa que está fazendo falta em um time já existente.
Ou, se você está começando do zero, qual personalidade será a base necessária nesse momento.
Tenha uma equipe diversificada
Investir em uma equipe diversificada é ter a certeza de diferentes perspectivas e habilidades para seu negócio, o que enriquece o ambiente de trabalho e amplia a capacidade de atender às necessidades de vários tipos de clientes que podem ser atendidos também.
Portanto, na hora em que estiver realizando a busca, observe corretores com formações e múltiplas experiências, garantindo uma abordagem inclusiva em sua equipe.
Aqui, vale investir em pessoas com as seguintes diferenças:
- Faixa etária;
- Origem de nascimento;
- Sexo;
- Experiência de mercado;
- Nicho de atuação.
Confira: 10 ferramentas para corretor de imóveis e imobiliárias: confira!
Defina seu público-alvo
Entender o público-alvo do seu negócio é outro passo essencial para direcionar os seus esforços de recrutamento e seleção, compreendendo o que sua equipe precisa no sentido de pessoas.
Identifique os segmentos de mercado que pretende atingir e busque corretores com experiência e conhecimento específico nesses nichos, ou, que tenham o perfil e principalmente, vontade, para se desenvolverem na área.
Alinhe propósitos e valores
Já citado anteriormente, mas que merece um tópico especial, é preciso que você se certifique que os corretores tenham os mesmos valores e objetivos da empresa.
Busque profissionais que estejam alinhados com a missão e a visão do negócio, demonstrando comprometimento e engajamento com os propósitos da empresa.
Muitas vezes é interessante investir em pessoas que não tenham tanta experiência, mas, que possuam a personalidade mais próxima do que a sua corporação espera, se moldando com o passar do tempo e do crescimento.
Lembre-se que as habilidades técnicas podem ser aprendidas com ensinamentos e um líder pró-ativo. Enquanto questões pessoais e fit cultural costumam “vir de fábrica”, sendo mais complicados de moldar.
Observe a comunicação
Uma habilidade fundamental que deve ser observada desde o momento da entrevista é como o corretor se comunica, principalmente porque estarão constantemente interagindo com clientes, colegas e parceiros de negócios.
Portanto, avalie a capacidade de comunicação verbal e também escrita dos candidatos, incluindo a habilidade de ouvir ativamente e resolver conflitos de uma forma simples e rápida.
Imagine a situação: o representante da sua imobiliária está realizando um atendimento e costuma cometer erros de gramática, tanto escrito quanto ao falar… Com certeza isso vai afetar negativamente a credibilidade em relação ao seu negócio, não é mesmo?
Habilidade com tecnologias e marketing
Pode ser que você nem pense nisso no momento que está contratando uma nova pessoa, mas, não deixe de perguntar para o candidato sobre quais são as experiências relacionadas as tecnologias utilizadas no meio imobiliário.
Nesse caso, lembre-se de questionar sobre as habilidades relacionadas às seguintes ferramentas:
- CRM;
- WhatsApp;
- Redes sociais;
- TikTok;
- Publicadores e anúncios de imóveis.
Esse profissional será a fonte de captação para que novas propriedades estejam disponíveis no catálogo da sua imobiliária.
Veja o networking
Por fim, porém não menos importante, um bom corretor imobiliário costuma ter uma ampla rede de contatos no mercado.
Esse é um diferencial na busca por oportunidades de negócio e na construção de relacionamentos duradouros com clientes ou novos interessados, assim também como outros corretores, imobiliárias e pessoas do meio.
Observe candidatos que demonstrem habilidades em estabelecer essas conexões, além de estarem ativamente envolvidos em uma comunidade que faz sentido para o seu negócio.
Ao observar esses detalhes para escolher o próximo corretor que fará parte da equipe de sua imobiliária, com certeza terá mais chances de encontrar a pessoa ideal para complementar a sua equipe e aumentar suas vendas.
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