Na busca por um imóvel, seja para compra ou locação, a descrição desempenha um papel fundamental na decisão do cliente.
Isso porque, um resumo sobre a propriedade bem elaborado pode despertar o interesse do potencial comprador, principalmente por destacar as características únicas do local e aumentar significativamente as chances de concretizar uma venda ou locação.
Hoje a Captei te conta mais sobre a importância da descrição de imóveis, além das principais dicas práticas para criar textos que cativam e convertem.
Por que a descrição de imóveis é tão importante?
A descrição é uma das primeiras impressões que o cliente tem do imóvel que está interessado, principalmente porque é através dela que obtém informações sobre as características e condições do local, antes mesmo de visitá-lo pessoalmente.
Além disso, esse pode ser um fator determinante para convencer essa pessoa a entrar em contato com o corretor para marcar uma visita ou não, o que poupa tempo mútuo.
Uma descrição bem elaborada pode despertar o interesse do cliente, transmitir confiança e credibilidade, como também diferenciar o imóvel da concorrência.
8 dicas para criar boas descrições para seus imóveis!
Você já sabe sobre a importância da descrição de imóveis, mas, separamos algumas dicas para destacar e aumentar suas chances de vendas ou de aluguéis:
1 – Seja específico e detalhista
Ao descrever as características de um imóvel, seja o mais específico e detalhista. Fale sobre o que é único do local, como a arquitetura, o design de interiores, os acabamentos e até o que pode parecer insignificante.
Forneça informações detalhadas sobre o tamanho, o número de quartos, banheiros, vagas de estacionamento, área externa, entre outros pontos.
Esse é um dos primeiros pontos que precisam estar na estratégia da sua imobiliária, afinal, o potencial comprador quer se informar se aquele é o espaço ideal antes de entrar em contato e marcar uma visita.
Além disso, isso também ajuda com que todos os envolvidos poupem tempo no processo: se uma pessoa busca por 2 quartos, provavelmente não marcará para ver uma propriedade com 1, não é mesmo?
2 – Fale sobre cada cômodo individualmente
Ao descrever o imóvel, dedique um parágrafo para cada cômodo, promovendo suas características e funcionalidades.
Fale sobre a sala de estar, a cozinha, os quartos, os banheiros e outras áreas com destaques sobre o layout, os acabamentos, os móveis (se eles são embutidos ou não) e os equipamentos incluídos.
Existem muitos diferenciais para serem colocados exatamente ali na descrição, chamando a atenção do interessado pelos mínimos detalhes: lembre-se que isso fará a diferença no momento da decisão final do seu cliente!
3 – Priorize a organização
Organize a descrição de forma lógica e estruturada, facilitando a leitura e a compreensão do cliente.
Utilize títulos, subtítulos e marcadores para destacar os pontos-chave e tornar a descrição mais acessível visualmente.
Se possível, use e abuse dos negritos, além de deixar bem claro qual é o telefone para contato ou a forma de falar com um dos atendentes da sua imobiliária. Pode ser que algumas dúvidas surjam e queiram ser respondidas logo de cara.
4 – Descreva os materiais e especificações locais
Insira informações sobre os materiais utilizados na construção, os equipamentos e as instalações disponíveis no imóvel.
Destaque se há gesso rebaixado, se existe piso de porcelanato no local ou outro tipo de textura diferenciada.
Se existem outros imóveis que estão sendo vendidos no mesmo prédio, pode ser que esse seja um ponto que chame a atenção em relação aos outros espaços disponíveis, principalmente se for uma sala comercial, por exemplo.
Esse pode ser um ponto-chave para muitas pessoas que estão se mudando, afinal, quanto menos se gastar com reforma ou construção, melhor!
Existem vários espaços que precisam de uma boa revitalização, enquanto outros já estão prontos, ou, precisam de apenas alguns detalhes para serem habitados por uma nova família ou para abrigar um novo escritório!
5 – Fale sobre a localização do imóvel
A localização é um dos fatores mais importantes na decisão de compra ou aluguel de um imóvel.
Ao descrever o local, é essencial fornecer informações detalhadas sobre o bairro, destacando os pontos fortes e as conveniências da região.
Fale sobre a proximidade de escolas, parques, transporte público, supermercados, hospitais, áreas de lazer e outros serviços básicos.
Além disso, mencione características únicas da área, como segurança, tranquilidade, facilidade de acesso a vias principais e vistas panorâmicas.
Uma descrição bem feita ajuda os potenciais compradores a se visualizarem vivendo ou trabalhando no local, além de contribuir para aumentar o interesse e a confiança no imóvel.
A maioria das pessoas quando busca uma nova moradia, já tem em mente bairros específicos preferenciais, portanto, facilite o processo!
6 – Revise o português e a ortografia
Antes de publicar, revise cuidadosamente o texto para corrigir erros de português, gramática e ortografia.
Uma descrição bem escrita transmite profissionalismo e confiança, enquanto erros de linguagem podem afetar negativamente a credibilidade do anunciante.
Pense na experiência do cliente como a sua: você compraria ou fecharia negócio com uma imobiliária que comete equívocos nas publicações?
Essa é uma questão que pode ser muito simples para algumas pessoas, mas, que com certeza pesa no final das contas em uma grande decisão, ainda mais quando há o envolvimento da compra ou aluguel de um imóvel.
7 – Seja original
Evite usar descrições genéricas ou clichês: seja original e autêntico.
Destaque os pontos fortes e exclusivos do imóvel, e use uma linguagem descritiva e persuasiva para atrair o interesse do cliente.
Sua corretora possui uma comunicação única e que já vem sido utilizada em outros canais? Use isso a seu favor e estenda para o seu portal. Seja ela mais informal ou erudita, deve ser reproduzida nos demais formatos.
8 – Aposte em palavras-chave
E a nossa última dica, que, talvez seja a mais importante de todas: não deixe de investir em palavras-chave tanto no título, como na própria descrição do conteúdo.
Essa é uma das formas mais fáceis das pessoas encontrarem aquilo que buscam, como, por exemplo: sobrado com 3 quartos. Se no seu catálogo da corretora existe um espaço como esse, coloque essa informação logo de cara!
Pense que são milhares de sobrados disponíveis para a venda, mas, o de 3 quartos pode ser aquele que uma família já está buscando há algum tempo.
Além disso, se possível, preencha com informações que sejam o diferencial entre as propriedades parecidas – por que essa pessoa deve visitar essa casa ao invés daquela que pode ser mais barata ou mais interessante?
São as informações que vão se destacar por entre os concorrentes, ganhando espaço nos anúncios e chamando a atenção dos interessados de forma online.
Com estas dicas você pode criar descrições detalhadas, precisas e envolventes, além de estar maximizando suas chances de atrair potenciais compradores e fechar vendas bem-sucedidas.
Lembre-se de adaptar a descrição às características e ao público-alvo de cada imóvel, incluindo o monitoramento e ajuste a sua estratégia para obter os melhores resultados.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando a Captei aqui em nosso blog para receber notícias sempre em primeira mão!