Dentro do mercado imobiliário, investir em um departamento de marketing com certeza é o diferencial do seu negócio ter sucesso ou ficar fadado ao anonimato.
Pense rapidamente nas imobiliárias que dominam o seu nicho ou suas concorrentes diretas: como está sendo realizado o trabalho de marketing? Provavelmente é um dos primeiros pontos que vem a sua mente, certo?
Se você está pensando em contratar um time de especialistas nessa área, ou se já possui um e quer dicas para ter uma equipe de alta performance, a Captei te ensina quais são os fundamentos para começar e quem contratar. Veja mais!
Por que ter um departamento de marketing em sua imobiliária?
Um departamento de marketing com bons processos e boas aplicações de métricas tem impacto crucial no crescimento, tanto a curto e a longo prazo de uma imobiliária.
Não apenas promove a marca e os serviços da empresa, mas também atrai leads qualificados, aumenta a visibilidade online, fortalece a reputação e contribui para o aumento das vendas e locações.
Além disso, também é uma ótima estratégia de employer branding, atraindo novos talentos e interessados em contribuírem na sua corporação.
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Quais são as vantagens de investir em marketing?
Certo, mas e quais são realmente os benefícios disso? Veja abaixo:
- Aumento da visibilidade e reconhecimento da empresa: ao aplicar uma estratégia de marketing eficaz e com os profissionais corretos, é natural que a sua imobiliária fique conhecida no mercado local e se destaque da concorrência. Mas, lembre-se que esse é um trabalho que não acontece do dia para a noite – é preciso continuidade, organização e cuidado!
- Geração de leads qualificados: o marketing direcionado e certeiro aumenta as chances de atrair clientes interessados em comprar, vender ou alugar imóveis do seu negócio. Isso pode ser resultado de diferentes fatores, desde a visão, valores e até o atendimento do seu negócio e como isso foi divulgado;
- Fortalecimento do relacionamento com clientes: é legal destacar que o marketing não se limita apenas na atração de novos clientes, mas impacta na nutrição e fidelização de relacionamentos com quem já conhece seu negócio, aumentando a probabilidade de indicação orgânica, e claro, a satisfação do cliente;
- Produção de dados para análise: ao começar a produzir conteúdos nas redes sociais e outros formatos, você pode metrificar e entender o que está dando certo, qual está sendo a adesão por parte do seu cliente e o que é necessário redirecionar a rota, sempre observando como está a imagem da sua imobiliária.
Como começar seu departamento de marketing do zero?
Ok, e como começar tudo isso do zero? Veja abaixo algumas dicas que separamos para que você possa estabelecer esse time e começar agora mesmo a sua presença online!
Contrate um gerente de marketing
Essa pessoa será a peça fundamental para liderar todo o departamento de marketing.
Aqui, vale a pena procurar alguém com experiência no nicho imobiliário, que possa desenvolver e executar estratégias alinhadas aos objetivos da empresa.
De partida, poderá criar ações, liderar a contratação das próximas pessoas (que vamos falar abaixo) e realizar toda essa análise de métricas necessárias para o crescimento do negócio.
Invista em um redator e um designer
Um redator habilidoso será responsável por criar conteúdo persuasivo e informativo para os seus diferentes canais de divulgação. Pense nele como o porta-voz da sua imobiliária.
Enquanto isso, um designer talentoso criará a identidade visual da marca, encantando clientes novos e aqueles que já conhecem a sua empresa.
Defina os objetivos de seu negócio
Antes de dar o pontapé inicial em qualquer campanha de marketing, é primordial estabelecer metas claras e mensuráveis.
Qual é a meta que você quer com essa implementação em sua empresa? Aumentar o número de leads, melhorar a taxa de conversão ou sua visibilidade online? Esse é um ponto interessante de ter em mente para pensar nas estratégias e próximos passos da sua imobiliária.
Planeje suas ações
Ainda conforme o ponto anterior, seu setor de marketing precisa desenvolver o plano de marketing mais certeiro para o negócio, detalhando as estratégias, táticas e canais que devem ser utilizados.
Nesse caso, você deve pensar tanto no formato digital, na publicidade tradicional, participação de eventos e outros.
Observe seus concorrentes
Analise o que seus concorrentes estão fazendo em termos de marketing e identifique oportunidades de absorver suas práticas e aplicá-las individualmente dentro de sua imobiliária.
Isso ajudará no posicionamento cada vez mais singular no mercado de atuação.
Acompanhe os resultados
Por fim, é essencial que você implemente ferramentas de análise para monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing.
Afinal, como você vai saber o que está dando certo e o que precisa de ajustes? Isso ajudará que você ajuste a estratégia conforme necessário e maximize o retorno sobre o investimento.
Com um departamento de marketing bem estruturado e uma equipe qualificada, sua imobiliária estará bem posicionada e pronta para atrair e conquistar clientes.