Departamento de marketing em sua imobiliária: como começar? Quem contratar?

Invista em um time de marketing imobiliário! A gente te dá algumas razões nesse post.

Veja a seguir:

Dentro do mercado imobiliário, investir em um departamento de marketing com certeza é o diferencial do seu negócio ter sucesso ou ficar fadado ao anonimato. 

Pense rapidamente nas imobiliárias que dominam o seu nicho ou suas concorrentes diretas: como está sendo realizado o trabalho de marketing? Provavelmente é um dos primeiros pontos que vem a sua mente, certo?

Se você está pensando em contratar um time de especialistas nessa área, ou se já possui um e quer dicas para ter uma equipe de alta performance, a Captei te ensina quais são os fundamentos para começar e quem contratar. Veja mais!

Por que ter um departamento de marketing em sua imobiliária?

Por que ter um departamento de marketing em sua imobiliária?

Um departamento de marketing com bons processos e boas aplicações de métricas tem impacto crucial no crescimento, tanto a curto e a longo prazo de uma imobiliária. 

Não apenas promove a marca e os serviços da empresa, mas também atrai leads qualificados, aumenta a visibilidade online, fortalece a reputação e contribui para o aumento das vendas e locações.

Além disso, também é uma ótima estratégia de employer branding, atraindo novos talentos e interessados em contribuírem na sua corporação.

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Quais são as vantagens de investir em marketing?

Certo, mas e quais são realmente os benefícios disso? Veja abaixo:

  • Aumento da visibilidade e reconhecimento da empresa: ao aplicar uma estratégia de marketing eficaz e com os profissionais corretos, é natural que a sua imobiliária fique conhecida no mercado local e se destaque da concorrência. Mas, lembre-se que esse é um trabalho que não acontece do dia para a noite – é preciso continuidade, organização e cuidado!
  • Geração de leads qualificados: o marketing direcionado e certeiro aumenta as chances de atrair clientes interessados em comprar, vender ou alugar imóveis do seu negócio. Isso pode ser resultado de diferentes fatores, desde a visão, valores e até o atendimento do seu negócio e como isso foi divulgado; 
  • Fortalecimento do relacionamento com clientes: é legal destacar que o marketing não se limita apenas na atração de novos clientes, mas impacta na nutrição e fidelização de relacionamentos com quem já conhece seu negócio, aumentando a probabilidade de indicação orgânica, e claro, a satisfação do cliente;
  • Produção de dados para análise: ao começar a produzir conteúdos nas redes sociais e outros formatos, você pode metrificar e entender o que está dando certo, qual está sendo a adesão por parte do seu cliente e o que é necessário redirecionar a rota, sempre observando como está a imagem da sua imobiliária.

Como começar seu departamento de marketing do zero?

Ok, e como começar tudo isso do zero? Veja abaixo algumas dicas que separamos para que você possa estabelecer esse time e começar agora mesmo a sua presença online!

Contrate um gerente de marketing

Essa pessoa será a peça fundamental para liderar todo o departamento de marketing. 

Aqui, vale a pena procurar alguém com experiência no nicho imobiliário, que possa desenvolver e executar estratégias alinhadas aos objetivos da empresa.

De partida, poderá criar ações, liderar a contratação das próximas pessoas (que vamos falar abaixo) e realizar toda essa análise de métricas necessárias para o crescimento do negócio.

Invista em um redator e um designer

Um redator habilidoso será responsável por criar conteúdo persuasivo e informativo para os seus diferentes canais de divulgação. Pense nele como o porta-voz da sua imobiliária. 

Enquanto isso, um designer talentoso criará a identidade visual da marca, encantando clientes novos e aqueles que já conhecem a sua empresa.

Defina os objetivos de seu negócio 

Antes de dar o pontapé inicial em qualquer campanha de marketing, é primordial estabelecer metas claras e mensuráveis. 

Qual é a meta que você quer com essa implementação em sua empresa? Aumentar o número de leads, melhorar a taxa de conversão ou sua visibilidade online? Esse é um ponto interessante de ter em mente para pensar nas estratégias e próximos passos da sua imobiliária.

Planeje suas ações 

Ainda conforme o ponto anterior, seu setor de marketing precisa desenvolver o plano de marketing mais certeiro para o negócio, detalhando as estratégias, táticas e canais que devem ser utilizados. 

Nesse caso, você deve pensar tanto no formato digital, na publicidade tradicional, participação de eventos e outros.

Observe seus concorrentes 

Analise o que seus concorrentes estão fazendo em termos de marketing e identifique oportunidades de absorver suas práticas e aplicá-las individualmente dentro de sua imobiliária. 

Isso ajudará no posicionamento cada vez mais singular no mercado de atuação.

Acompanhe os resultados 

Por fim, é essencial que você implemente ferramentas de análise para monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing. 

Afinal, como você vai saber o que está dando certo e o que precisa de ajustes? Isso ajudará que você ajuste a estratégia conforme necessário e maximize o retorno sobre o investimento.

Com um departamento de marketing bem estruturado e uma equipe qualificada, sua imobiliária estará bem posicionada e pronta para atrair e conquistar clientes.

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