Dentro do mercado imobiliário, investir em um departamento de marketing com certeza é o diferencial do seu negócio ter sucesso ou ficar fadado ao anonimato.
Pense rapidamente nas imobiliárias que dominam o seu nicho ou suas concorrentes diretas: como está sendo realizado o trabalho de divulgação de forma geral? Provavelmente é um dos primeiros pontos que vem a sua mente, certo?
Se você está pensando em contratar um time de especialistas nessa área, ou se já possui um, e quer dicas para ter uma equipe de alta performance, a Captei te ensina quais são os fundamentos para começar e quem contratar. Veja mais!
Por que ter um departamento de marketing em sua imobiliária?
Uma equipe de marketing com bons processos e boas aplicações de métricas tem impacto direto no seu crescimento, tanto a curto e a longo prazo em uma imobiliária.
Isso porque não apenas promove a marca e os serviços da empresa, mas também atrai leads qualificados, aumenta a visibilidade online, fortalece a reputação e contribui para o aumento das vendas e locações.
Além disso, também é uma ótima estratégia de employer branding, atraindo novos talentos e interessados para contribuírem na sua corporação.
Descubra como ter uma equipe engajada em 6 passos!
Quais são as vantagens de investir em marketing?
Certo, mas e quais são realmente os benefícios disso? Veja abaixo:
- Aumento da visibilidade e reconhecimento da empresa: ao aplicar uma estratégia de marketing eficaz e com os profissionais corretos, é natural que a sua imobiliária fique conhecida no mercado local e se destaque da concorrência. Mas, lembre-se que esse é um trabalho que não acontece do dia para a noite – é preciso continuidade, organização e cuidado!
- Geração de leads qualificados: o marketing direcionado e certeiro aumenta as chances de atrair clientes interessados em comprar, vender ou alugar imóveis do seu negócio. Isso pode ser resultado de diferentes fatores, desde a visão, valores e até o atendimento do seu negócio, além de como isso foi divulgado;
- Fortalecimento do relacionamento com clientes: é legal destacar que o marketing não se limita apenas na atração de novos clientes, mas também no impacto de nutrição e fidelização de relacionamentos de quem já conhece seu negócio, aumentando a probabilidade de indicação orgânica, e claro, a satisfação do cliente;
- Aumento do ciclo de vendas: com todo o processo funcionando “redondinho” e o constante aprendizado de todo o seu time, é apenas uma consequência que o tempo desde a chegada do cliente, até a finalização da transação seja menor;
- Produção de dados para análise: ao começar a produzir conteúdos nas redes sociais e outros formatos, você pode metrificar e entender o que está dando certo, qual está sendo a adesão por parte do seu cliente e o que será necessário mudar, sempre observando como está a imagem da sua imobiliária.
Como começar seu departamento de marketing do zero?
Ok, e como começar tudo isso do zero? Veja abaixo algumas dicas que separamos para que você possa estabelecer esse time e iniciar agora mesmo a sua presença online!
Contrate um gerente de marketing
Essa pessoa será a peça fundamental para liderar todo o departamento de marketing.
Aqui, vale a pena procurar alguém com experiência no nicho imobiliário, que possa desenvolver e executar estratégias alinhadas aos objetivos da empresa.
De partida, poderá criar ações, liderar a contratação das próximas pessoas (que vamos falar abaixo) e realizar toda essa análise de métricas necessárias para o crescimento do negócio.
Invista em um redator e um designer
Um redator habilidoso será responsável por criar conteúdo persuasivo e informativo para os seus diferentes canais de divulgação. Pense nele como o porta-voz da sua imobiliária.
Enquanto isso, um designer talentoso criará a identidade visual da marca, encantando clientes novos e aqueles que já conhecem a sua empresa.
Defina os objetivos de seu negócio
Antes de dar o pontapé inicial em qualquer campanha de marketing, é primordial estabelecer metas claras e mensuráveis.
Qual é o seu objetivo com essa implementação em sua empresa? Aumentar o número de leads, melhorar a taxa de conversão ou sua visibilidade online? Esse é um ponto interessante de ter em mente para pensar nas estratégias e próximos passos da sua imobiliária.
Planeje suas ações
Ainda conforme o ponto anterior, seu setor de marketing precisa desenvolver uma estratégia emais certeira para o negócio, detalhando as ações, táticas e canais que devem ser utilizados.
Nesse caso, você deve pensar tanto no formato digital, na publicidade tradicional, participação de eventos e outros.
Observe seus concorrentes
Analise o que seus concorrentes estão fazendo em termos de marketing e identifique oportunidades de absorver suas práticas e aplicá-las individualmente dentro de sua imobiliária.
Isso ajudará em seu posicionamento cada vez mais singular no mercado de atuação.
Acompanhe os resultados
Por fim, é essencial que você implemente ferramentas de análise para monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing.
Afinal, como você vai saber o que está dando certo e o que precisa de ajustes? Isso ajudará a ajustar a estratégia conforme necessário e maximizar o retorno sobre o investimento.
Mude quando for preciso!
Muitas vezes os resultados esperados em sua imobiliária não vão acontecer conforme o primeiro, o segundo, e nem o terceiro planejamento, daí a importância de sempre modificar as estratégias que estão sendo aplicadas.
Mais uma vez a importância de analisar não só as métricas que foram traçadas no seu negócio, como também o retorno dos seus clientes nas redes sociais, no próprio atendimento e verificar como está o seu remarketing.
Ações para impulsionar o sucesso do seu setor de marketing imobiliário!
E para finalizar todo esse nosso guia, separamos algumas ações para aplicar e ver seus resultados cada dia mais expressivos:
Aposte no formato inbound
Você já ouviu falar sobre os conteúdos divididos em formato de funis?
Essa é uma ótima forma de começar a produção nos diferentes canais do seu negócio e tornar seus resultados mais positivos! Funciona assim:
- Topo de funil: costuma ser aquele conteúdo mais geral. Por exemplo: “O que é a Captei”, “Como funciona a Captei”;
- Meio do funil: aqui, é o meio termo – o seu cliente já entendeu qual o seu diferencial, mas, ainda não está pronto para ler os detalhes mais a fundo. Por exemplo: “Como a Captei pode ajudar sua imobiliária”;
- Fundo do funil: já nesse estágio, pode se aprofundar em qual é o seu ponto de destaque, seus serviços oferecidos e aquilo que vai “fechar” de vez o negócio em questão. Exemplo: “Porque investir no Captei Captação Ativa é o que falta no seu negócio?”.
Invista em rapidez e personalização
Se possível, tenha uma equipe preparada para responder com desempenho e que realmente escute o que o consumidor precisa, independente se for uma reclamação, um elogio ou até o primeiro contato.
Na era das respostas automáticas e na impossibilidade de falar com um atendente real, ter pessoas que estão dispostas a ouvir cada um, individualmente, é um grande diferencial.
Torne o visual sua marca registrada
Imobiliárias trabalham primordialmente com imagens e vídeos, mostrando para seus clientes quais são os imóveis que estão disponíveis para as transações em questão.
Mas, que tal tornar o seu design único e inconfundível? Por se tratar de um nicho que já é puramente visual, nada melhor do que ter uma marca que seja destaque tanto pela forma como apresenta as propriedades, mas também como se posiciona.
Com um departamento de marketing bem estruturado e uma equipe qualificada, sua imobiliária estará bem posicionada e pronta para atrair e conquistar clientes.
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