O mercado para os corretores de imóveis costuma ser muito competitivo. Sabendo dessa realidade, é necessário que os profissionais da área estejam sempre preparados para melhor atender o público e ser destaque no setor.
Por isso, separamos 5 dicas importantes para você que deseja ser o melhor corretor imobiliário. Acompanhe:
1. Conheça o seu cliente mais do que ele mesmo
Um bom profissional antecipa suas objeções, e a única maneira de fazer isso é conhecendo a fundo o seu cliente. Antes de mais nada, você precisa criar um canal aberto de comunicação com o seu público.
Um dos maiores erros dos corretores é iniciar uma conversa já falando de cara sobre o imóvel e suas particularidades.
Não veja seu cliente apenas como mais um número. Crie oportunidades de diálogo com ele, perguntando sobre o dia e observando pontos de convergência entre vocês, para que isso sirva de gancho para novas conversas.
Porém, esteja sempre atento ao bom senso. Como forma de lidar com essas situações, recomendamos que você invista em cursos de speech dentro da sua área e cursos de comunicação.
2. Faça um acompanhamento que o destaque
O atendimento é tudo! Você pode tirar isso pela sua própria vivência. Quando você recebe um bom atendimento, você sempre lembrará de quem te atendeu e da empresa onde isso aconteceu.
E o contrário também acontece. Quando você recebe um mau atendimento, isso ficará em sua memória e manchará a imagem do lugar que você buscou.
A partir daí, sua chance de promover o serviço de onde você teve um bom atendimento é grande, diferentemente de onde você se frustrou.
Temos certeza de que você quer ser bem lembrado, e por isso sugerimos que você invista em um comportamento de excelência, estude sobre o cliente e sobre o imóvel, e seja sempre prestativo, tirando qualquer dúvida do cliente e se mostrando disponível para ele.
3. Planeje a sua semana
Trabalhar de maneira autônoma é bom na maioria das vezes, mas só é realmente satisfatório, produtivo e benéfico se você possui uma semana planejada.
Você terá contato com muitas pessoas, que lhe trarão diferentes informações. A forma como você irá organizar esses dados será um fator decisivo para exercer um trabalho de qualidade e entregá-lo ao seu cliente da melhor maneira possível.
Muitos corretores utilizam o WhatsApp como canal principal de comunicação, e se organizam por ali mesmo; afinal, ao pesquisar o nome do cliente, você abrirá a conversa e todas as informações estarão ali arquivadas.
Porém, isso pode causar muita confusão, sem falar no gasto de tempo que você terá para procurar o que necessita. A fim de planejar isso, recomendamos o uso de um CRM.
A partir disso, você conseguirá ter noção de qual etapa de jornada de compra encontra-se o seu cliente, e entender qual o melhor dia para entrar em contato com ele para conversar sobre determinado assunto.
O ideal é que você tire um dia do seu fim de semana, por exemplo, analise o seu CRM e entenda o que deve ser feito em cada dia da semana. Estipule horários para você não se perder no tempo e, principalmente, ainda manter uma carga horária de trabalho adequada, que não prejudique sua saúde física e mental.
4. Esteja sempre estudando
Como falamos no início deste artigo, o mercado de corretores fica mais competitivo a cada ano que passa. Assim, você não deve parar no tempo, e investir em cursos é uma boa opção.
Não tem dinheiro no momento para investir? Não se preocupe. Hoje em dia tem muitos conteúdos gratuitos no youtube e nas redes sociais como um todo. Aliás, confira nosso artigo sobre como usar as redes sociais a seu favor no mercado imobiliário.
Lembre-se sempre: o mais importante não é se você irá fazer cursos pagos ou não, mas a sim a disciplina que irá encarar para seguir esses cursos e ler os materiais necessários para seu aprendizado, que deve ser constante.
Muitos acabam jogando dinheiro fora, pois compram cursos com preço alto, mas não o aproveitam por não separarem um tempo apenas para isso.
Se você quer se destacar enquanto corretor, compreenda que só estar ativo e disponível para os clientes não é o suficiente. Você precisa estudar!
Para auxiliar você, confira nosso blog sempre que possível e acesse agora mesmo nossa página de materiais ricos gratuitos, que inclui também cursos gratuitos, como é o caso do nosso curso de tráfego pago.
Confira nossos materiais clicando no botão abaixo.
5. O principal segredo é ter resiliência
Ao entrar no ramo imobiliário como corretor, você com certeza irá ouvir muitos cases de sucesso e irá se encantar por eles.
É verdade que a profissão pode trazer grandes resultados para você, mas existe algo que ninguém te prepara para encarar: a desistência de um cliente.
Ao entrar nesse ramo, tenha consciência de que é comum os clientes chegarem até a etapa final para fechar negócio e desistir. Essa desistência pode ser causada por muitos fatores, um deles é a insegurança quanto ao imóvel, o seu atendimento ou o surgimento de outra proposta mais interessante.
Os dois primeiros motivos é fácil você evitar, basta seguir as duas últimas dicas. Porém, a última está, muitas vezes, fora do seu controle.
Dessa forma, é preciso muita resiliência e inteligência emocional para lidar com essas situações e não sair frustrado(a). Será que você tem cuidado da sua saúde mental como deveria? Ela é muito importante para o sucesso da sua carreira, por isso, invista nela.
Ah, e uma dica bônus: você precisa ter acesso às melhores plataformas para exercer sua função, e nós preparamos um conteúdo apenas sobre isso para você, confira o blog post 6 ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias.
Anotou todas as dicas? Então, agora é hora de aplicá-las.
Até breve!