Existem muitos formatos de ter um planejamento estratégico mais certeiro e definir ações com mais assertividade em sua estratégia, não é mesmo?
Uma das mais conhecidas é a análise SWOT, ou também chamada de análise FOFA. Você já ouviu falar sobre ela?
Se ainda não conhece como funciona, hoje a gente te ensina aqui, no blog da Captei, como ela pode ser usada para melhorar os resultados da sua imobiliária, tanto a curto, quanto a longo prazo.
O que é análise SWOT?
A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico usada para identificar os seguintes pontos em um negócio:
- Forças (Strengths);
- Fraquezas (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities);
- Ameaças (Threats).
Como você pode ter observado, o seu nome significa, literalmente, as iniciais de cada palavra, tanto em inglês (SWOT), quanto quando traduzida para português (FOFA).
Essa metodologia ajuda a visualizar claramente os fatores internos e externos que podem impactar o desempenho da sua empresa.
Como funciona a análise SWOT?
Como você já viu acima, a análise SWOT é dividida entre quatro pontos:
- Forças (Strengths): considerados como os pontos positivos da sua imobiliária, são eles que te dão uma vantagem competitiva. Aqui, entram pontos como uma equipe de vendas altamente capacitada ou uma marca bem estabelecida;
- Fraquezas (Weaknesses): do contrário ao ponto anterior, são as desvantagens do seu negócio, seja uma tecnologia desatualizada, a falta de um processo ou um marketing ineficaz;
- Oportunidades (Opportunities): nesse caso, estamos falando dos fatores externos que sua imobiliária pode aproveitar para crescer. Alguns exemplos são tendências de mercado ou até mesmo novas tecnologias que os concorrentes estão usando;
- Ameaças (Threats): por fim, aqui também são fatores externos, mas com foco naquilo que prejudica sua imobiliária. Estamos falando de novas regulamentações do Governo ou até a entrada de concorrentes no seu nicho de atuação.
É interessante destacar que ao aplicar a sua análise SWOT, você pode fazer por setor: marketing ou vendas, por exemplo. Ou, englobar todos eles ao mesmo tempo.
Vale a pena investir em uma amostragem menor para que ao recolher as informações, os próximos passos sejam mais direcionados.
Vantagens da análise SWOT
Mas, por que aplicar a análise SWOT na sua corretora? A gente te dá 5 motivos abaixo:
- Visão estratégica: com ela você tem uma visão clara do ambiente interno e externo da sua imobiliária, facilitando o desenvolvimento de estratégias bem definidas;
- Tomadas de decisões assertivas: ao identificar todos os 4 pontos, você toma decisões mais fundamentadas para o sucesso do seu negócio;
- Identificação de oportunidades: reconheça as oportunidades de mercado, mantendo suas ações competitivas e inovadoras em relação aos concorrentes;
- Reduza riscos: com o planejamento criado com a análise SWOT, é possível antecipar ameaças, minimizando problemas e ficando melhor preparado para enfrentar desafios;
- Melhora constante: com a análise SWOT, sua imobiliária está sempre avaliando e ajustando suas estratégias, garantindo um desempenho cada vez melhor.
Como aplicar na sua imobiliária?
Certo, mas e como aplicar todos esses pontos de forma estratégica? Veja nosso guia abaixo:
Reúna sua equipe
Chame todos os colaboradores e responsáveis pelo departamento para participar da análise SWOT.
Um dos segredos para que essa estratégia dê certo, são as diferentes visões da empresa, portanto, invista nessa democracia.
Identifique as forças
Agora, como manda o próprio nome da análise, é a hora de listar quais são pontos fortes internos da sua imobiliária.
Lembre-se daquilo que faz a sua empresa se destacar no mercado, usando isso a ser favor.
Reconheça as fraquezas
Nem tudo são flores! Seja honesto sobre quais são as áreas que sua imobiliária continua pecando.
A ação de identificar fraquezas é crucial para desenvolver os próximos passos de melhoria em seu negócio.
Explore as oportunidades
Quais são as oportunidades da sua imobiliária? Pesquise e discuta!
Aqui, é interessante considerar os seguintes fatores:
- Econômicos,
- Sociais,
- Tecnológicos,
- Mercado.
Pode ser que esse seja o ponto de virada que seu negócio precisa!
Avalie as ameaças
Identificar quais são os fatores externos considerados como ameaças, ou seja, que estão impactando negativamente sua imobiliária.
Ao saber quais são eles, esteja preparado para enfrentá-los com planos de contingência.
Desenvolva estratégias
Por fim, diante de todas as informações que você levantou, agora é o momento de criar estratégias para melhorar ainda mais o posicionamento da sua imobiliária dentro do mercado de atuação.
Use todas as questões coletadas para criar ações para os próximos meses e assim, vá acompanhando os resultados por meio da gestão à vista.
Ao terminar as metas traçadas, dê continuidade refaça o ciclo da análise SWOT. Lembre-se que ela é um processo que faz parte do dia a dia do seu negócio daqui para frente.