A internet trouxe muitas facilidades para o dia a dia das empresas, o que não foi diferente para as imobiliárias, que conseguiram expandir seus negócios para o digital. E um dos resultados disso, foi maior comodidade para o cliente, como também para o próprio corretor.
A cultura de dados surgiu como uma consequência, gerando mais eficiência na operação, facilidade na tomada de decisões e muito mais previsibilidade pela maior análise de informações angariadas.
Se você ainda não sabe muito bem o porquê é a hora de investir na cultura de dados na sua imobiliária, a gente te explica aqui, no blog da Captei. Confira!
Por que investir em uma cultura de dados?
Ao adotar uma cultura de dados, as imobiliárias conseguem tomar decisões muito mais estratégicas, isso porque estão fundamentadas em informações concretas, ao invés de intuições ou os clássicos “achismos”.
Isso acontece porque ao coletar, analisar e interpretar os dados relevantes, as imobiliárias traçam tendências e padrões de mercado, entendendo mais sobre o comportamento do cliente, mesmo quando acontecem as clássicas flutuações em vendas ou alugueis.
Além disso, é natural que uma das respostas seja a otimização dos processos internos, que como consequência, geram uma maior conversão de leads e lucratividade do negócio.
Alguns dos outros benefícios obtidos, são:
- Maior competitividade: ao saber o que funciona ou não, seu negócio consegue se destacar em relação aos concorrentes, ganhando mais espaço no nicho de atuação;
- Foco no cliente: ainda falando sobre o ponto anterior, todas as ações ou questões são pensadas na experiência do usuário e como ele se relaciona com a sua imobiliária;
- Redução de custos: com estratégias mais inteligentes, você gastará menos para atingir o cliente desejado, justamente por ter informações mais embasadas, utilizando esse dinheiro para outros planos ou questões operacionais;
- Processos mais inteligentes: como soma de todos os pontos que citamos anteriormente, sua imobiliária tem procedimentos mais assertivos, seja na parte interna para prospectar novos imóveis, até para encontrar aquele cliente ideal de compra ou aluguel.
O que compõe uma cultura de dados?
Mas, afinal, o que deve ser feito para que uma cultura de dados seja estabelecida em seu negócio? Ela é composta por vários elementos e ações:
- Infraestrutura tecnológica: é necessário ter as ferramentas certas para realizar essa coleta, armazenamento e análise de dados com eficiência. Nesse caso, é interessante investir em sistemas de CRM, software de análise de dados e plataformas para a visualização de toda essa operação;
- Processos claros e padronizados: ao ter toda uma linha de desenvolvimento clara para a coleta das informações e organização, fica muito mais simples verificar e continuar o ciclo de dados;
- Cultura organizacional guiada por dados: promover uma cultura que valorize e priorize o uso de dados é fundamental. Mas, para isso, é necessário todo o envolvimento e o apoio de líderes e colaboradores da organização;
- Equipe preparada: e é claro que diante de tudo isso, o time deve compreender e analisar todos os dados levantados, aplicando as melhorias e questões no dia a dia do negócio;
- Plano de ação: com todos os pontos alinhados, é preciso estratégias eficientes com todas as análises realizadas, verificando com cuidado o que está dando certo, e, otimizando aquilo que ainda não está ideal.
Como começar sua cultura de dados?
Certo, e como implementar uma cultura de dados na sua imobiliária?
Isso pode parecer complicado de início, mas com um planejamento adequado e todos os recursos certos, ela pode, sim, ganhar forma e guiar o seu negócio daqui para frente.
Aqui estão alguns passos para começar:
Saiba quais dados estão disponíveis
O primeiro passo é entender quais são as informações que a sua imobiliária já possui e como podem ser aproveitadas.
Nesse momento, é interessante visualizar questões referentes a transações passadas, informações do cliente, métricas de marketing e muito mais.
Abra os históricos do que existe em seus arquivos e verifique como isso pode ser usado agora para gerar novos insights em seu negócio.
Além disso, não deixe de retornar para essa análise inicial de tempos em tempos. Assim, a visão do seu time estará cada dia mais aguçada para entender novas questões e desdobramentos para a operação.
Coloque as lideranças a par dos acontecimentos
Envolver as lideranças da empresa desde o começo do processo é a base na aplicação da cultura de dados.
Nesse caso, é preciso que desde o começo se saiba da importância de todo esse levantamento, apoiando ativamente os esforços nessa área.
Os colaboradores precisam sentir que essa reunião de informações guiará os próximos passos designados na imobiliária, assim como as ações que serão tomadas dali para frente.
Foque na colaboração entre equipes
Uma cultura de dados eficaz requer colaboração entre diferentes equipes e departamentos.
Por isso, promova a comunicação e o compartilhamento de materiais entre todos os envolvidos.
Ao incentivar essa troca, um dos resultados mais interessantes é o surgimento de ideias únicas por diferentes visões e perspectivas, sendo mais um trunfo para seu negócio.
Faça a análise de métricas
Identifique as métricas-chave relevantes para o seu negócio e acompanhe-as de perto.
Nesse caso, é necessário observar os seguintes pontos:
- Taxas de conversão,
- Tempo médio de venda,
- Conversão dos leads,
- Retorno sobre o investimento em marketing.
Entre outros.
Você pode medir diferentes pontos em sua imobiliária, mas esses são considerados básicos e ajudam a permear o seu negócio.
Vale lembrar que as análises devem ser constantes! Por isso, defina um período em específico para extrair um novo relatório, verificando o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Esse é um dos diferenciais entre uma aplicação de cultura de dados de sucesso: quando é analisada corretamente, além de modificada assim que necessário, moldada aos padrões ou sazonalidade do seu negócio.
Treine a equipe
Por fim, como já citado anteriormente, sua empresa deve fornecer treinamento e capacitação para a equipe, principalmente de marketing, para que esses dados e comportamentos sejam verificados e saiam da teoria.
Nesse caso, invista em análise de dados, consultoria com especialistas e muito mais.
Um dos produtos que utiliza da base de dados para uma prospecção de imóveis de sucesso é o Captei Captação Ativa. Com ele, as imobiliárias recebem em primeira mão informações não só sobre novas propriedades, como dados do proprietário.
Assim, todo o processo para angariar um imóvel para compra ou aluguel em sua imobiliária, se torna muito mais simples do que normalmente seria, justamente por usar dados a favor da sua equipe.
Ao seguir essas etapas e cultivar essa cultura sólida, você estará se preparando para o sucesso a longo prazo com decisões mais certeiras, o que com certeza te ajudará a se manter à frente da concorrência.
Continue acompanhando o blog da CAPTEI para receber mais notícias como essa e não deixe de implementar nossas dicas em seu negócio.