O poder do hábito: porque investir na cultura de sua imobiliária!

O quanto você tem investido na cultura da sua imobiliária? Leia mais sobre a importância disso no dia a dia do seu negócio!

Veja a seguir:

A cultura de uma imobiliária é um conjunto de valores, comportamentos e práticas que permeiam toda a organização. 

Ou seja, ela é a espinha dorsal que molda a maneira como os colaboradores interagem entre si, com os clientes e como encaram os desafios diários. 

Por isso, investir nessa cultura não apenas define a identidade da empresa, mas também influencia a maneira como ela cresce, se adapta e se posiciona no mercado competitivo.

Cultura da sua imobiliária: por que investir?

Cultura da sua imobiliária: por que investir?

Investir na cultura da imobiliária significa construir um ambiente de trabalho que inspira e motiva os colaboradores, promove a excelência nos serviços prestados e fortalece a reputação da empresa. 

Uma cultura forte também serve como um ímã para atrair talentos alinhados com os valores da organização, mantendo um grupo coeso e comprometido com os objetivos comuns.

É ela que será a base que vai guiar todos os pontos da sua empresa, como:

  • Missão;
  • Valores;
  • Colaboradores;
  • Metas e objetivos;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Investimentos.

E muito mais. 

Portanto, ela deve ser pensada com muito cuidado e atenção para refletir exatamente aquilo que a empresa deseja inspirar no espaço corporativo e exalar na experiência com o cliente também.

6 dicas para fortalecer a cultura da sua imobiliária

Agora que você sabe como funciona a cultura da sua imobiliária, é essencial trabalhar para fortalecer ou criar uma do zero.

Nós da CAPTEI separamos abaixo algumas dicas para que você possa fazer um esboço e ter um guia de como começar!

1 – Valores e visões transparentes

Os valores da empresa devem ser mais do que meras declarações; devem ser vividos no dia a dia. 

Compartilhe histórias que ilustrem esses valores em ação e como eles impactam positivamente a experiência dos clientes e a dinâmica da equipe.

Assim você não atrai somente novos talentos que desejam fazer parte da sua imobiliária, mas também possíveis compradores que vão se identificar como você lida com o nicho de atuação.

Lembre-se que existem muitas imobiliárias por aí que estão oferecendo o mesmo serviço que o seu, é preciso ter um diferencial para ganhar ainda mais clientes.

Quantas vezes você deixou de comprar um produto na concorrência apenas por não se identificar com a missão e os valores da empresa?

2 – Propósitos definidos

Um propósito claro e inspirador é um grande motivador para os colaboradores e compradores. 

É ele que responde ao “por que” por trás de cada atividade, conectando as tarefas diárias ao propósito maior da empresa.

Afinal, deve existir algo maior para sua imobiliária além de só vender imóveis, certo? A intenção da sua empresa pode ser:

  • Construir sonhos;
  • Ajudar o jovem a comprar o primeiro imóvel;
  • Fomentar os investimentos imobiliários no Brasil;
  • Vender mais propriedades sustentáveis e ecologicamente corretas.

Pense bem sobre qual é o intuito da sua corretora quando está se apresentando, seja para venda ou para aluguel ao cliente.

3 – Liderança clara

Líderes são embaixadores da cultura da empresa. 

Eles devem personificar os valores e comportamentos desejados, pois são exemplos vivos para a equipe seguir. 

Conforme dados da Gallup, 70% do engajamento da equipe é derivado das lideranças, comprovando que o exemplo serve de espelho para as ações executadas no espaço corporativo

Portanto, investir na formação de líderes para alinhar suas práticas à cultura da imobiliária é crucial, espalhando esse senso de pertencimento em todos os envolvidos na sua empresa.

4 – Reconhecimento dos colaboradores

O reconhecimento é um pilar fundamental para reforçar a cultura. 

Destacar e celebrar as contribuições individuais e coletivas não apenas motiva os colaboradores, mas também reforça os comportamentos desejados.

Essa também é uma questão visível e comprovada pela ciência por quem está sendo atendido por sua equipe: pessoas felizes trabalham 31% melhor segundo dados da Universidade da Califórnia!

Além disso, existem outras consequências envolvidas ao valorizar os seus colaboradores:

  • Redução de turnover: pessoas felizes tendem a não procurar vagas em outros locais;
  • Resultados mais positivos: é consequência que a sua empresa tenha retornos melhores;
  • Relações interpessoais positivas: outro fato é que esses indivíduos têm uma melhor convivência com as pessoas tanto da equipe, quanto dos outros times.

5 – Metas e expectativas

Definir metas alinhadas aos valores da empresa não só orienta o trabalho diário, mas também impulsiona a auto-organização e a colaboração. 

Estabelecer expectativas claras e compatíveis com a cultura organizacional é essencial para a consistência nos resultados.

Quando um time sabe quais são as ações que precisam ser executadas, tem-se mais clareza na hora de executar as atividades e para qual é o objetivo em comum que está sendo desenvolvido aquilo.

6 – Trabalho e desenvolvimento em equipe

Promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento conjunto fortalece os laços entre os colaboradores, fomentando um ambiente de confiança e cooperação. 

Investir em programas de capacitação e dinâmicas de grupo que realcem a cultura reforça esse espírito de equipe.

7 – Inovação constante

Outro detalhe que não pode passar despercebido é que todos esses pontos citados acima, quando juntos, impulsionam a inovação dentro do seu negócio.

Todas as mentes trabalhando para alcançar resultados melhores, venderem ou alugarem mais imóveis, estando em sintonia e batendo as metas, a consequência é nada mais do chegar a novos patamares dentro da sua imobiliária.

8 – Fortalecimento da imagem no mercado

Como já citamos anteriormente, uma empresa que possui uma cultura forte e é vivenciada todos os dias pelos seus colaboradores, reflete isso externamente.

Ou seja, há essa influência na forma como os clientes vêm a sua imobiliária, tanto para o bem quanto para o lado negativo.

Portanto, essa é a hora de se perguntar se o que você está transparecendo é positivo ou apenas está servindo para manchar a sua imagem em relação aos concorrentes. Qual a sua resposta?

Uma dica aqui é fazer uma pesquisa entre os seus compradores ou aqueles que já estão na sua lista de leads: o que eles enxergam quando pensam na sua imobiliária? Isso pode te dar uma visão certeira do que precisa ser modificado ou fortalecido.

9 – Contratações melhores

Por fim, o último motivo é a facilidade de encontrar profissionais que se encaixam melhor no fit cultural do seu negócio. Está cansado de contratar pessoas que não tem nada a ver com a sua imobiliária?

Isso pode ser a falta de uma cultura bem definida! Antes de contratar, é preciso verificar se os profissionais que fazem o seu negócio tem a ver com a missão e os valores dele, o que influencia a curto e a longo prazo os resultados da sua corretora.

Investir na cultura da sua imobiliária é mais do que uma estratégia, é um compromisso com o crescimento sustentável, a coesão interna e a excelência nos serviços oferecidos. 

Uma cultura forte é a base para uma empresa sólida, adaptável e atrativa no mercado imobiliário.

E claro, é por meio dela que você terá resultados cada vez mais consistentes, duráveis e a longo prazo dentro de seu negócio, portanto, se você ainda não sabe bem ao certo qual é a sua, é o momento de parar e pensar.

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