Venda realizada! Agora é hora de se despedir do cliente e desejar felicidades na casa nova, certo? Errado! Se sua imobiliária não pratica o pós-venda, saiba que você pode estar perdendo boas vendas por conta disso!
Se você quer se destacar e ser referência, deve entender que clientes podem ser ótimos promotores da sua imobiliária, além de voltar até você caso estejam à procura de outro imóvel no futuro.
Por isso, é imprescindível que sua imobiliária trabalhe o pós-venda e fortaleça os relacionamentos. Que tal começar com algumas ações simples mas que podem fazer a diferença na hora de analisar as métricas?
Por que fazer o pós-venda?
Fidelização
A fidelização é um dos maiores benefícios do pós-venda, principalmente porque é cinco vezes mais barato você fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Se a sua imobiliária proporcionar uma boa experiência ao cliente, as chances de ele voltar a comprar com você no futuro é muito maior, principalmente porque o mercado imobiliário ainda é muito tradicional e há muito espaço para se destacar da concorrência.
Marketing boca a boca
Da mesma forma que um cliente feliz pode voltar a comprar com a sua imobiliária, ele pode indicar você para outras pessoas. De acordo com a pesquisa global Trust in Advertising, da Nielsen, 83% dos participantes declararam que a opinião de pessoas próximas é o principal motivador das suas decisões de compra.
Referência
Ser uma referência também é um benefício super importante, afinal se sua imobiliária se torna uma, a chance de mais pessoas tomarem conhecimento e procurarem você é maior! Essa vantagem também está bastante conectada com clientes fidelizados e indicações.
Como fazer o pós-venda?
Comece com ordem na casa
Com tantos clientes e imóveis, saber organizar todas as informações é um dos primeiros passos, né? Por isso, ter um sistema como um CRM (Customer Relationship Management (CRM) é a melhor forma de ter todos os dados dos seus clientes de forma prática, com fácil acesso e que ajuda a automatizar os processos.
Assim, quando sua imobiliária for realizar o pós-venda, terá todo o histórico durante o processo de compra de cada cliente. Essas informações serão preciosas para o pós-venda, isso mostrará ao cliente que você se importa e o conhece muito bem!
Seja acessível
Mesmo com a venda fechada, é possível que o cliente se dê conta de algum problema no imóvel depois que começou a se instalar de fato. Nesse caso, é sempre importante que sua imobiliária se mostre acessível e disponível para ajudar com quaisquer dúvidas ou problemas que surjam. Além disso, também vale deixar alguns contatos de profissionais que podem ajudar com reformas ou mudanças no imóvel novo.
Se o cliente for novo na região, que tal deixar também algumas referências de lugares úteis como mercados, hospitais, farmácias e etc?
Faça o follow-up
O follow-up é uma técnica simples: entrar em contato com o cliente após a conclusão da venda, seja pessoalmente ou através do telefone. Essa é uma forma de agradar o cliente e garantir que ele esteja satisfeito tanto com o imóvel que ele adquiriu quanto com o atendimento que lhe foi dado.
Peça feedbacks
Vai fazer o follow-up? Que tal aproveitar e já pedir um feedback? Não fique com receio porque é super importante entender qual foi a percepção de cada cliente e buscar melhorar qualquer ponto que seja levado até você, assim os próximos atendimentos e produtos estarão mais de acordo com o que o seu público quer.
Muitas imobiliárias utilizam o NPS (Net Promoter Score) como um indicador para medir a satisfação dos clientes. Esse índice de satisfação (NPS) também é muito usado em sites e blogs de imobiliárias como prova social*.
*A prova social é uma estratégia utilizada pelo neuromarketing e consiste em mostrar que o produto ou serviço de uma marca já foi adquirido por outros clientes.
Mantenha uma cadência de contato
Já vimos que manter contato com os clientes após a venda é importante, certo? Mas como fazer isso com cadência e de forma que não tome tanto tempo? O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para isso!
A automatização de e-mails pode ajudar muito a manter o relacionamento e informar sobre promoções, eventos ou outras ações que sua imobiliária estiver proporcionando. Mas lembre: ao invés de apenas ficar mandando e-mails aleatórios, monte um fluxo de automação que faça sentido o cliente percorrer. Uma dica é apostar em conteúdos!
Agora você já tem em mãos algumas dicas importantes para melhorar ou iniciar o seu pós-venda e pode aumentar suas taxas de conversão! Mas como está a captação de imóveis?
Na Captei, tanto um corretor de imóveis como uma imobiliária, com CRECI ativo, podem buscar o endereço desejado e a ferramenta informa quem é o proprietário e seus dados de contato. Além disso, é possível utilizar o CRM para fazer a gestão dos clientes, fazer o agenciamento e avaliação dos imóveis e muito mais. Tudo isso na tela do seu computador ou ainda na palma da sua mão!
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