O marketing imobiliário faz parte da revolução digital, onde teve e ainda tem grande impacto no comportamento e na comunicação com o consumidor.
E esse movimento trouxe um desafio enorme para as empresas. Afinal, é preciso entender sobre esse novo universo para chegar até os clientes.
É por isso que muitas empresas estão trocando os processos analógicos por tecnológicos, pois sabem que é preciso acompanhar as mudanças e falar a linguagem dos clientes.
Hoje, nós vamos mostrar a você as principais curiosidades sobre o assunto, as características dessa modalidade de marketing e como ela pode impactar na qualidade e no volume dos seus resultados. Acompanhe esta leitura para descobrir mais sobre o tema!
O conceito e importância do marketing imobiliário
Assim como em outras variantes do marketing, o segmento imobiliário é muito beneficiado por uma estratégia sólida de comunicação com o público.
Saber quem são seus possíveis clientes, como chegar até eles e qual linguagem usar é essencial para o sucesso do negócio.
Para isso, estudar o seu público alvo deve ser o primeiro passo. Isso pode ser feito com a ajuda de consultorias ou com uma análise interna do seu banco de dados.
A partir deste ponto já é possível definir um perfil padrão de quem é o seu cliente, com informações-chave como profissão, renda, escolaridade e afins.
Com essas informações em mãos, é possível definir estratégias de comunicação para chegar diretamente no seu público.
Adeque o tom da linguagem, a identidade visual das campanhas e até mesmo os canais utilizados para essa conversa — outdoors, TV, redes sociais ou afins.
Com a soma dessas competências, você consegue estabelecer um conjunto de práticas, estratégias e abordagens para o marketing do seu negócio imobiliário, tornando a jornada do consumidor mais fluida, rápida e interativa — o que, consequentemente, aumenta o seu número de conversões.
Ao realizar as ações e estratégias para promover a sua marca ou o seu produto, é natural que sejam mais assertivas quando você sabe quem quer impactar.
Tudo isso é possível por meio do entendimento de que o marketing imobiliário não engloba apenas redes sociais fortes, mas toda uma rede de plataformas interligadas.
A importância do relacionamento na estratégia de marketing
Um dos grandes elementos que diferenciam o segmento imobiliário de todos os outros mercados é a proximidade entre o intermediário e o consumidor.
Afinal de contas, a compra de um imóvel costuma ser um momento simbólico para o futuro proprietário.
Por conta disso, priorizar o relacionamento interpessoal é uma estratégia determinante para o sucesso dos seus trabalhos.
É justamente o vínculo entre os seus profissionais e clientes que tornarão as interações mais leves, descontraídas e propensas à conversão.
Para complementar nosso argumento, selecionamos três razões que reforçam essa importância. Veja!
A compra é predominantemente emocional
Da forma como percebemos, a compra imobiliária não é apenas uma aquisição funcional, como um carro ou um celular, mas também representa a conquista da segurança e da estabilidade.
Além disso, existe toda uma carga subjetiva e emocional de que o comprador está adquirindo o seu ambiente de repouso, paz e tranquilidade.
Por esse motivo, é comum que empresas de sucesso na área sempre trabalhem com um marketing firme voltado para a condução emotiva da jornada de negócio, encantando o consumidor nos sites, anúncios, e-mails, ligações e afins.
O seu objetivo é permear essa noção de encanto, prestatividade e esperança, garantindo que encontrará a unidade certa para o seu cliente.
Por isso, saber quais são os motivos que o seu cliente quer comprar e os diferenciais da sua empresa em vender são primordiais para que os leads sejam convertidos em vendas.
O mercado é super competitivo
Assim como em qualquer outro segmento com boa rentabilidade, o setor imobiliário está abarrotado de concorrência, de modo que o cliente sempre contará com inúmeros outras corretoras e profissionais para atender suas demandas.
Nesse sentido, existem duas alternativas para conquistar o consumidor.
A primeira é a atratividade, em que se usa de criatividade e bom senso estético para chamar a atenção desse cliente por meio de anúncios, páginas e conteúdos em redes sociais ou qualquer outro formato de mídia.
Mas esse é um fator universal, uma vez que a criatividade é uma ferramenta útil em qualquer setor.
Já o segundo ponto é a empatia no relacionamento como alternativa de distinção.
Criar um vínculo de confiança e referência para o seu consumidor é determinante para que ele busque os seus serviços antes de qualquer outro.
Aproveitando-se da memória seletiva e emocional, você deve garantir que todas as interações com a sua marca sejam agradáveis.
Afinal, você como consumidor tende naturalmente a se lembrar daquela empresa que falou com o seu tom de voz, de uma forma que você se sentiu ouvido e atendido, certo?
Por isso é preciso que você também encontre o ponto de encontro entre a sua imobiliária e o cliente que deseja atingir antes de iniciar qualquer comunicação.
A barreira de entrada é alta
Mais uma vez, diferente da compra de um carro ou um eletrônico, a aquisição de um imóvel exige uma movimentação financeira considerável.
Por conta disso, é absolutamente importante se tornar um símbolo de confiança e amigabilidade ao cliente, reconhecendo que o sonho dele está em suas mãos.
Lembre-se que você está vendendo uma experiência e não apenas um imóvel: esse pode ser o sonho do imóvel próprio, um investimento, um novo recomeço na vida de uma pessoa.
Entender esses fatores é importante para alavancar seu marketing imobiliário
A partir do momento que entendemos o valor de algo para o nosso negócio, também devemos ter uma estratégia para fazer as alterações necessárias para ter maior produtividade e alta performance.
No caso do setor imobiliário, não faz muito tempo que as empresas do ramo começaram a enxergar marketing com outros olhos.
E para auxiliar aquelas que estão no começo da jornada e também auxiliar aqueles que já possuem um marketing, mas precisam otimizá-lo, nós separamos 5 etapas muito importantes a serem implementadas.
Confira abaixo.
6 passos para uma boa estratégia de marketing imobiliário
Acabamos de lhe dar alguns fatos que comprovam o quanto o marketing imobiliário é importante para o seu negócio.
E agora que você já entende a relevância do marketing digital, você já pode transformar todo esse conhecimento em práticas.
Abaixo, temos dicas valiosas para começar a gerar ainda mais lucro:
1. Ter um site
Essa dica é básica. Você precisa de um site bem estruturado para oferecer ao seu lead uma boa experiência com a sua imobiliária.
É nele que o cliente terá uma visão ainda mais contundente sobre o seu negócio, entenderá o seu posicionamento de marca e avaliará a sua empresa como um todo.
Muitos donos de imobiliárias acreditam que só divulgar a empresa nas redes sociais é suficiente, mas isso não é uma verdade.
Um site pode oferecer uma experiência incrível ao usuário, e a partir do seu site próprio, o cliente enxergará mais valor naquilo que você oferece.
É por meio do site que o seu cliente poderá observar a credibilidade do seu trabalho, principalmente quando há a disposição as experiências de quem já contratou seus serviços.
2. Redes sociais
Ter redes sociais das quais você publique conteúdo e interaja com o público (seja por stories, solicitando comentários, caixas de pergunta, etc) fará com que a sua empresa seja reconhecida.
Quantas vezes você, no decorrer do seu dia a dia, ao pensar em uma solução, lembra de uma marca porque a viu no Instagram ou no LinkedIn?
O grande fato aqui é: se você pensa em uma solução, você pensará em uma marca. E, obviamente, você quer que a sua esteja nos pensamentos dos seus clientes que estão buscando imóveis.
Além disso, pelas redes sociais também é possível construir essa relação mais direta com seus consumidores, onde eles podem se sentir próximos de sua imobiliária. Nesse caso, esteja atento a:
- Responder os comentários realizados nas suas publicações, stories ou lives;
- Não deixar de responder às DMs enviadas;
- Abrir caixinhas de conversas nos stories e falar com o cliente;
- Mostrar mais do dia a dia de sua empresa e dos processos.
Crie uma imagem real de sua empresa, onde o usuário vai se sentir mais próximo e engajar ainda mais com o conteúdo e propostas realizadas.
3. Criar um blog
Um site precisa ser alimentado, para isso, um blog é a escolha certa.
Nele, você colocará assuntos que despertem a curiosidade do seu público, como:
- Informações sobre os benefícios dos bairros que você tem imóveis para venda e locação;
- Dicas para corretores;
- Dicas de decoração para casas e apartamentos;
- Explicação dos processos da sua empresa.
E muito mais!
- Estratégia de SEO
Você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization)? Ele é crucial para você ser encontrado nos mecanismos de busca.
Se você quer estar na primeira página do Google, por exemplo, ter uma tática de SEO é base para o seu sucesso.
Mas o que isso significa? Significa que você precisa estar atento a palavras-chave das quais você queira rankear.
Por exemplo, suponhamos que você atua em São Paulo e queira aparecer na primeira página, quando o lead busca ‘Melhor imobiliária no centro de São Paulo’ ou ‘Imóveis no centro de São Paulo’.
O que você pode fazer é otimizar seu site com essas palavras-chave, além de utilizar outros fatores como anchor link, backlink, texto alt e muito mais.
Mas, é importante destacar que todo esse processo não acontece da noite para o dia: o SEO é um investimento a longo prazo, mas, onde seus resultados são contínuos e duram muito tempo.
5. Tráfego orgânico e pago
Por fim, outro fator que ajudará você a estar nas primeiras páginas de busca é o investimento em tráfego orgânico e pago.
Como o nome já sugere, no tráfego orgânico você não precisa investir dinheiro, mas precisa investir em procedimentos como e-mail marketing, newsletter, blogs, posts e muito mais.
Já no tráfego pago você precisa investir dinheiro.
Essa estratégia nada mais é do que investir em anúncios que aparecerão para o seu lead não somente nas buscas mas também em outras plataformas que ele utilizar, e isso pode facilitar que o seu lead encontre você.
E claro, para isso, é muito importante conhecer o seu público, pois nas plataformas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads, você precisará segmentar seus anúncios, a fim de aparecer para aqueles que você deseja captar.
Essas estratégias parecem ser complexas num primeiro momento, mas nada que um time de marketing digital completo não possa realizar.
6 – Influenciadores da área
Você conhece alguém que é famoso na área de atuação da sua imobiliária? Com certeza apostar em influenciadores também é uma ideia que dá super certo e que reverte resultados.
Outra boa ideia é começar a construir a imagem de uma pessoa dentro de sua equipe como um especialista no assunto de imóveis, seja o dono da imobiliária ou outro indivíduo.
Dessa forma, você terá um especialista falando sobre o assunto, o que agrega muito mais credibilidade e continuidade para aqueles que estão a procura de um novo lar ou investimento.
Aposte nas redes sociais e comece hoje mesmo a criar conteúdos relevantes para poder se destacar entre os concorrentes do seu nicho.
A Captei anda lado a lado das estratégias digitais
Não é de hoje que temos consciência da importância do marketing para as imobiliárias. E é por isso que investimos num produto que, quando aliado a um time de marketing, traz grandes resultados para o setor de imóveis.
Convidamos você a conhecer o Marketing de Indicação, um produto da Captei que já ajudou centenas de imobiliárias a venderem ou alugarem mais. Confira clicando aqui um case de sucesso com o nosso produto de indicação.
Além disso, você pode clicar diretamente no botão abaixo para conhecê-lo mais afundo na nossa página de produtos.
Quero conhecer o Marketing de Indicação
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