6 passos para um marketing imobiliário de sucesso: confira!

Marketing imobiliário auxilia sua empresa a ser vista e reconhecida pelo mercado. Com estratégias de marketing, você atinge o patamar das grandes imobiliárias.
marketing imobiliário

Veja a seguir:

O  marketing imobiliário faz parte da revolução digital, onde teve e ainda tem grande impacto no comportamento e na comunicação com o consumidor. 

E esse movimento trouxe um desafio enorme para as empresas. Afinal, é preciso entender sobre esse novo universo para chegar até os clientes.

É por isso que muitas empresas estão trocando os processos analógicos por tecnológicos, pois sabem que é preciso acompanhar as mudanças e falar a linguagem dos clientes.

Hoje, nós vamos mostrar a você as principais curiosidades sobre o assunto, as características dessa modalidade de marketing e como ela pode impactar na qualidade e no volume dos seus resultados. Acompanhe esta leitura para descobrir mais sobre o tema!

O conceito e importância do marketing imobiliário

O conceito e importância do marketing imobiliário

Assim como em outras variantes do marketing, o segmento imobiliário é muito beneficiado por uma estratégia sólida de comunicação com o público. 

Saber quem são seus possíveis clientes, como chegar até eles e qual linguagem usar é essencial para o sucesso do negócio.

Para isso, estudar o seu público alvo deve ser o primeiro passo. Isso pode ser feito com a ajuda de consultorias ou com uma análise interna do seu banco de dados. 

A partir deste ponto já é possível definir um perfil padrão de quem é o seu cliente, com informações-chave como profissão, renda, escolaridade e afins.

Com essas informações em mãos, é possível definir estratégias de comunicação para chegar diretamente no seu público. 

Adeque o tom da linguagem, a identidade visual das campanhas e até mesmo os canais utilizados para essa conversa — outdoors, TV, redes sociais ou afins.

Com a soma dessas competências, você consegue estabelecer um conjunto de práticas, estratégias e abordagens para o marketing do seu negócio imobiliário, tornando a jornada do consumidor mais fluida, rápida e interativa — o que, consequentemente, aumenta o seu número de conversões.

Ao realizar as ações e estratégias para promover a sua marca ou o seu produto, é natural que sejam mais assertivas quando você sabe quem quer impactar.

Tudo isso é possível por meio do entendimento de que o marketing imobiliário não engloba apenas redes sociais fortes, mas toda uma rede de plataformas interligadas.

A importância do relacionamento na estratégia de marketing

Um dos grandes elementos que diferenciam o segmento imobiliário de todos os outros mercados é a proximidade entre o intermediário e o consumidor. 

Afinal de contas, a compra de um imóvel costuma ser um momento simbólico para o futuro proprietário.

Por conta disso, priorizar o relacionamento interpessoal é uma estratégia determinante para o sucesso dos seus trabalhos. 

É justamente o vínculo entre os seus profissionais e clientes que tornarão as interações mais leves, descontraídas e propensas à conversão.

Para complementar nosso argumento, selecionamos três razões que reforçam essa importância. Veja!

A compra é predominantemente emocional

Da forma como percebemos, a compra imobiliária não é apenas uma aquisição funcional, como um carro ou um celular, mas também representa a conquista da segurança e da estabilidade. 

Além disso, existe toda uma carga subjetiva e emocional de que o comprador está adquirindo o seu ambiente de repouso, paz e tranquilidade.

Por esse motivo, é comum que empresas de sucesso na área sempre trabalhem com um marketing firme voltado para a condução emotiva da jornada de negócio, encantando o consumidor nos sites, anúncios, e-mails, ligações e afins. 

O seu objetivo é permear essa noção de encanto, prestatividade e esperança, garantindo que encontrará a unidade certa para o seu cliente.

Por isso, saber quais são os motivos que o seu cliente quer comprar e os diferenciais da sua empresa em vender são primordiais para que os leads sejam convertidos em vendas.

O mercado é super competitivo

Assim como em qualquer outro segmento com boa rentabilidade, o setor imobiliário está abarrotado de concorrência, de modo que o cliente sempre contará com inúmeros outras corretoras e profissionais para atender suas demandas. 

Nesse sentido, existem duas alternativas para conquistar o consumidor.

A primeira é a atratividade, em que se usa de criatividade e bom senso estético para chamar a atenção desse cliente por meio de anúncios, páginas e conteúdos em redes sociais ou qualquer outro formato de mídia. 

Mas esse é um fator universal, uma vez que a criatividade é uma ferramenta útil em qualquer setor.

Já o segundo ponto é a empatia no relacionamento como alternativa de distinção. 

Criar um vínculo de confiança e referência para o seu consumidor é determinante para que ele busque os seus serviços antes de qualquer outro. 

Aproveitando-se da memória seletiva e emocional, você deve garantir que todas as interações com a sua marca sejam agradáveis.

Afinal, você como consumidor tende naturalmente a se lembrar daquela empresa que falou com o seu tom de voz, de uma forma que você se sentiu ouvido e atendido, certo?

Por isso é preciso que você também encontre o ponto de encontro entre a sua imobiliária e o cliente que deseja atingir antes de iniciar qualquer comunicação.

A barreira de entrada é alta

Mais uma vez, diferente da compra de um carro ou um eletrônico, a aquisição de um imóvel exige uma movimentação financeira considerável. 

Por conta disso, é absolutamente importante se tornar um símbolo de confiança e amigabilidade ao cliente, reconhecendo que o sonho dele está em suas mãos.

Lembre-se que você está vendendo uma experiência e não apenas um imóvel: esse pode ser o sonho do imóvel próprio, um investimento, um novo recomeço na vida de uma pessoa.

Entender esses fatores é importante para alavancar seu marketing imobiliário

A partir do momento que entendemos o valor de algo para o nosso negócio, também devemos ter uma estratégia para fazer as alterações necessárias para ter maior produtividade e alta performance.

No caso do setor imobiliário, não faz muito tempo que as empresas do ramo começaram a enxergar marketing com outros olhos. 

E para auxiliar aquelas que estão no começo da jornada e também auxiliar aqueles que já possuem um marketing, mas precisam otimizá-lo, nós separamos 5 etapas muito importantes a serem implementadas. 

Confira abaixo.

6 passos para uma boa estratégia de marketing imobiliário

6 passos para uma boa estratégia de marketing imobiliário

Acabamos de lhe dar alguns fatos que comprovam o quanto o marketing imobiliário é importante para o seu negócio. 

E agora que você já entende a relevância do marketing digital, você já pode transformar todo esse conhecimento em práticas. 

Abaixo, temos dicas valiosas para começar a gerar ainda mais lucro: 

1. Ter um site

Essa dica é básica. Você precisa de um site bem estruturado para oferecer ao seu lead uma boa experiência com a sua imobiliária. 

É nele que o cliente terá uma visão ainda mais contundente sobre o seu negócio, entenderá o seu posicionamento de marca e avaliará a sua empresa como um todo. 

Muitos donos de imobiliárias acreditam que só divulgar a empresa nas redes sociais é suficiente, mas isso não é uma verdade. 

Um site pode oferecer uma experiência incrível ao usuário, e a partir do seu site próprio, o cliente enxergará mais valor naquilo que você oferece.

É por meio do site que o seu cliente poderá observar a credibilidade do seu trabalho, principalmente quando há a disposição as experiências de quem já contratou seus serviços. 

 2. Redes sociais

Ter redes sociais das quais você publique conteúdo e interaja com o público (seja por stories, solicitando comentários, caixas de pergunta, etc) fará com que a sua empresa seja reconhecida.

Quantas vezes você, no decorrer do seu dia a dia, ao pensar em uma solução, lembra de uma marca porque a viu no Instagram ou no LinkedIn?

O grande fato aqui é: se você pensa em uma solução, você pensará em uma marca. E, obviamente, você quer que a sua esteja nos pensamentos dos seus clientes que estão buscando imóveis.

Além disso, pelas redes sociais também é possível construir essa relação mais direta com seus consumidores, onde eles podem se sentir próximos de sua imobiliária. Nesse caso, esteja atento a:

  • Responder os comentários realizados nas suas publicações, stories ou lives;
  • Não deixar de responder às DMs enviadas; 
  • Abrir caixinhas de conversas nos stories e falar com o cliente;
  • Mostrar mais do dia a dia de sua empresa e dos processos.

Crie uma imagem real de sua empresa, onde o usuário vai se sentir mais próximo e engajar ainda mais com o conteúdo e propostas realizadas.

3. Criar um blog

Um site precisa ser alimentado, para isso, um blog é a escolha certa. 

Nele, você colocará assuntos que despertem a curiosidade do seu público, como:

  • Informações sobre os benefícios dos bairros que você tem imóveis para venda e locação; 
  • Dicas para corretores; 
  • Dicas de decoração para casas e apartamentos; 
  • Explicação dos processos da sua empresa. 

E muito mais! 

  1. Estratégia de SEO

Você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization)? Ele é crucial para você ser encontrado nos mecanismos de busca. 

Se você quer estar na primeira página do Google, por exemplo, ter uma tática de SEO é base para o seu sucesso.

Mas o que isso significa? Significa que você precisa estar atento a palavras-chave das quais você queira rankear.

Por exemplo, suponhamos que você atua em São Paulo e queira aparecer na primeira página, quando o lead busca ‘Melhor imobiliária no centro de São Paulo’ ou ‘Imóveis no centro de São Paulo’.

O que você pode fazer é otimizar seu site com essas palavras-chave, além de utilizar outros fatores como anchor link, backlink, texto alt e muito mais. 

Mas, é importante destacar que todo esse processo não acontece da noite para o dia: o SEO é um investimento a longo prazo, mas, onde seus resultados são contínuos e duram muito tempo.

5. Tráfego orgânico e pago

Por fim, outro fator que ajudará você a estar nas primeiras páginas de busca é o investimento em tráfego orgânico e pago.

Como o nome já sugere, no tráfego orgânico você não precisa investir dinheiro, mas precisa investir em procedimentos como e-mail marketing, newsletter, blogs, posts e muito mais. 

Já no tráfego pago você precisa investir dinheiro. 

Essa estratégia nada mais é do que investir em anúncios que aparecerão para o seu lead não somente nas buscas mas também em outras plataformas que ele utilizar, e isso pode facilitar que o seu lead encontre você.

E claro, para isso, é muito importante conhecer o seu público, pois nas plataformas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads, você precisará segmentar seus anúncios, a fim de aparecer para aqueles que você deseja captar. 

Essas estratégias parecem ser complexas num primeiro momento, mas nada que um time de marketing digital completo não possa realizar. 

6 – Influenciadores da área

Você conhece alguém que é famoso na área de atuação da sua imobiliária? Com certeza apostar em influenciadores também é uma ideia que dá super certo e que reverte resultados.

Outra boa ideia é começar a construir a imagem de uma pessoa dentro de sua equipe como um especialista no assunto de imóveis, seja o dono da imobiliária ou outro indivíduo.

Dessa forma, você terá um especialista falando sobre o assunto, o que agrega muito mais credibilidade e continuidade para aqueles que estão a procura de um novo lar ou investimento.

Aposte nas redes sociais e comece hoje mesmo a criar conteúdos relevantes para poder se destacar entre os concorrentes do seu nicho.

A Captei anda lado a lado das estratégias digitais

Não é de hoje que temos consciência da importância do marketing para as imobiliárias. E é por isso que investimos num produto que, quando aliado a um time de marketing, traz grandes resultados para o setor de imóveis.

Convidamos você a conhecer o Marketing de Indicação, um produto da Captei que já ajudou centenas de imobiliárias a venderem ou alugarem mais. Confira clicando aqui um case de sucesso com o nosso produto de indicação.

Além disso, você pode clicar diretamente no botão abaixo para conhecê-lo mais afundo na nossa página de produtos.

Quero conhecer o Marketing de Indicação 

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