Uma das principais ações que uma imobiliária tem que estar de olho diariamente é a captação de imóveis, afinal, é por meio dela que novas propriedades ficam disponíveis e consequentemente, novos clientes alcançados.
Mas, é claro que essa não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente por envolver tanto os proprietários dos espaços, como também outras várias questões.
Quais os desafios para captar bons imóveis?
A gente da Captei já sabe quais são os principais desafios quando o assunto é captação de imóveis.
Por isso, separamos abaixo alguns deles e o que fazer para resolvê-los em sua operação:
1 – Concorrência acirrada
Assim como qualquer outro nicho, o mercado imobiliário tem muita concorrência, o que exige algumas providências do seu negócio, como:
- Tenha um diferencial: ofereça serviços personalizados, utilize ferramentas tecnológicas e crie um relacionamento de confiança com seus clientes;
- Invista em networking: esteja sempre conectado com outros profissionais do mercado, desde construtores, arquitetos, porteiros, zeladores e outros corretores.
- Marketing de qualidade: por fim, a gente sempre fala da importância de investir em um marketing estratégico. Use as redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas para se comunicar assertivamente com seu público-alvo.
2 – Altas expectativas dos clientes
Outro ponto que vale atenção é como os seus clientes e os leads possuem altas expectativas em relação aquilo que desejam.
Aqui, existem muitas questões envolvidas: a compra do primeiro imóvel, o aluguel da primeira moradia ou até a entrada de uma nova propriedade para investimento.
Nesse caso, o que a sua corretora precisa fazer para ter destaque é:
- Conhecimento do mercado: esteja atualizado sobre quais são as tendências do mercado, as novas tecnologias e também as necessidades dos clientes pelo seu nicho;
- Atendimento personalizado: invista em um atendimento de qualidade, sempre por meio de informações precisas e transparentes;
- Soluções personalizadas: que tal adaptar as suas estratégias conforme as necessidades de cada cliente? Escute qual é a dor dele e procure saná-la da melhor forma.
3 – Mercado sempre em mudança
Seja pela internet, pelos novos modelos de construção ou pelos dois tópicos citados acima, o universo imobiliário está sempre mudando. E o que fazer para acompanhar?
- Adaptabilidade: esteja pronto para se adaptar às mudanças do mercado, sejam as novas leis, regulamentações e tecnologias;
- Análise de dados: utilize os dados e análises ao seu favor para identificar oportunidades e tomar decisões mais estratégicas;
- Aprendizado contínuo: invista em uma equipe sempre capacitada, seja participando de cursos, workshops, pesquisas de campo ou outras possibilidades.
4 – Falta de imóveis disponíveis
Principalmente em grandes centros urbanos, é esperado que em algum momento aconteça uma redução de imóveis disponíveis.
Nesse caso, é preciso tomar as seguintes ações:
- Faça prospecção ativa: utilize ferramentas diferenciadas para encontrar imóveis, como portais imobiliários, redes sociais, CAPTEI Captação Ativa ou contato direto com proprietários;
- Invista em parcerias: que tal estabelecer conexão com outras imobiliárias e construtoras?
- Foque em marketing de relacionamento: mantenha contato com seus clientes e prospects, mesmo que ainda não tenha aquele imóvel que desejam no momento.
5 – Avaliação do imóvel
Outro desafio que costuma afetar tanto as imobiliárias, quanto os próprios corretores é o moento de avaliar o imóvel.
Esse talvez seja o ponto mais simples de se resolver por meio de:
- Conhecimento técnico: entenda mais sobre as características dos imóveis, desde construção, materiais e localização;
- Visitas detalhadas: faça visitas completas as propriedades para identificar seus pontos fortes e fracos;
- Comparativo de mercado: pesquise os preços de modelos similares na região para realizar uma avaliação justa.
6 – Negociação mal feita
Atrelado ao ponto anterior, essa é uma questão que precisa estar “afiada” nas corretoras, principalmente na hora de fechar o negócio.
Já imaginou perder uma venda justamente por uma negociação mal feita? Confira as nossas dicas abaixo para não ter que passar por isso:
- Habilidade de conciliação: treine as habilidades de negociação de seus corretores para alcançar o melhor resultado para todas as partes envolvidas – tanto a própria imobiliária quanto o próprio comprador;
- Empatia: pense como o cliente e entenda suas necessidades e expectativas;
- Paciência: por fim, o processo de negociação geralmente é longo e complexo, nesse caso, é necessário o misto certeiro entre espera e persistência.
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