O mercado imobiliário, apesar de ainda ser tradicional, tem passado por desafios que abrem portas para que novas tecnologias ganhem espaço no setor.
Alguns obstáculos que as imobiliárias ainda enfrentam são a organização de informações, otimização de processos e análise de resultados. Para isso, é importante investir em um bom CRM imobiliário.
A ferramenta traz muitos benefícios para os colaboradores na operação e também para os gestores quando precisarem analisar resultados e processos.
Por isso, hoje vamos abordar um pouco o que é o CRM, como funciona, porque investir e como escolher o ideal para a sua imobiliária.
O que é o CRM
A sigla CRM significa em inglês Customer Relationship Management, que na tradução para o português refere-se à Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Mas afinal, o que é de fato um CRM? É um sistema usado para cuidar do relacionamento com o cliente de uma forma mais organizada, facilitando a interação e automatizando processos.
Quando trazemos o assunto para o setor, o CRM imobiliário ajuda os corretores na hora de registrar todas as informações dos leads e incluir as tarefas que devem ser realizadas com cada um deles.
Para os gestores, é uma forma de analisar como está a produtividade do time de vendas.
As informações salvas em um CRM se tornam dados fundamentais para que a imobiliária possa tomar decisões mais certeiras e planejadas.
Como funciona?
O trabalho de um CRM começa quando o lead se interessa por algum imóvel que está disponível no seu site, ou seja, quando ele se cadastra para receber mais informações sobre esse imóvel.
O CRM tem que estar integrado ao seu site para poder receber essas informações e, então, o corretor receberá todos os dados para começar a acompanhar a jornada de locação ou venda do imóvel.
A partir disso, o corretor cadastra as tarefas futuras que devem ser realizadas e outras interações com o potencial cliente, como propostas e negociações.
Dessa forma, há a criação de uma correspondência com o possível lead, onde se cria uma conexão usando várias plataformas: via e-mail, via WhatsApp ou tantas outras possibilidades.
É essa a função de realmente criar um vínculo com o possível cliente, não se oferecendo apenas para ser uma conexão de compra/venda, mas de prestar uma experiência com o interessado.
Por que investir?
O CRM imobiliário traz diversas vantagens para a gestão, os processos e até no desempenho do time comercial.
Além disso, é muito importante que ele traga uma boa experiência para o usuário, tornando a usabilidade e interação simples e prática. Afinal, clientes satisfeitos são a melhor propaganda para o seu negócio.
Para ficar mais claro o porquê investir em um CRM é tão importante, separamos alguns dos principais benefícios. Vem conferir:
1 – Automatização de processos
Com um CRM, sua imobiliária poderá automatizar diversas tarefas que são feitas manualmente por captadores e/ou corretores, como coletar informações dos leads, agendar lembretes para entrar em contato e etc.
2 – Aumento da produtividade
Com os processos da imobiliária mais automatizados, o trabalho manual das equipes reduzirá a ponto de conseguir concentrar esforços em tarefas mais estratégicas.
Por exemplo, um corretor que antes incluía em planilhas as tarefas da semana e as informações dos leads, agora tem tempo de atender mais potenciais clientes e, consequentemente, trazer mais lucro.
3 – Redução de custos
É possível ter redução de custos investindo dinheiro em um CRM imobiliário? A resposta é sim!
O custo de investir em um CRM costuma ser baixo quando comparamos com os resultados que ele pode trazer para a imobiliária.
Mas é preciso lembrar: para que o CRM funcione perfeitamente, é preciso que haja um bom treinamento da equipe e que todas as pessoas envolvidas preencham a ferramenta da forma correta.
De nada adianta investir uma boa quantidade de dinheiro nessa ferramenta tão poderosa, porém, não fazer o correto uso da mesma.
Por isso, não deixe de também investir na sua equipe para que ela seja utilizada da melhor forma possível: lembre-se sempre dos resultados tão esperados e desejados pelo seu time.
4 – Aumento de vendas
É muito comum nas imobiliárias que os colaboradores tenham muitas tarefas diferentes ao longo do seu dia.
Se formos contar ainda os imprevistos e a falta de organização dos processos manuais, o tempo desperdiçado é muito maior.
Com o CRM, a automatização otimiza o tempo dos times, aumenta a produtividade, reduz custos e o time comercial tem mais tempo para focar nas locações ou vendas dos imóveis.
Além disso, com todo o processo automatizado e planejado, o time comercial recebe potenciais clientes mais alinhados e quentes.
5 – Visão direcionada do funil de vendas
Ao usar o CRM imobiliária de forma correta, você consegue entender com muito mais clareza o funil de vendas de seu negócio.
Usando os relatórios e dashboards configurados, você sabe exatamente como cada etapa do processo está funcionando, aplicando melhorias e sabendo exatamente o que deve ser feito em cada uma delas.
Tudo isso ajuda no processo de fechar negócios e garante uma performance de vendas cada vez mais assertiva e com muito mais eficiência, além de que sua equipe terá mais tempo para focar em outras questões do dia a dia.
6 – Comunicação mais eficiente
Você já sabe que a comunicação e como a sua empresa fala com o cliente é essencial, mas, também é preciso que ela esteja sempre clara e organizada, principalmente na correria dos afazeres diários.
Com o sistema de um CRM você tem armazenado todas as informações essenciais para agrupar todos seus clientes em apenas um lugar, ou seja: nada de ficar buscando dados em conversas mais antigas ou nos clássicos blocos de notas.
Além disso, com ele você também consegue compartilhar informações de alta prioridade com a sua equipe, assim, todas as pessoas têm sintonia quando precisam tratar de uma caso de forma conjunta.
Afinal, não existe nada mais chato do que o “disse me disse”, que impacta negativamente na experiência do usuário e em como ele fará a propaganda de sua empresa!
Como escolher o melhor CRM imobiliário
Escolher o CRM certo para sua imobiliária é uma tarefa bem importante, que precisa de bastante atenção aos detalhes de cada processo.
Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora da decisão. Confira:
1 – Fácil usabilidade
É muito importante que ao usar o CRM, sua equipe tenha praticidade.
Por isso, quando for estudar as plataformas que atendem às suas necessidades, é interessante considerar uma interface funcional e simples.
Pode ser interessante procurar uma plataforma que já tenha integração com os aplicativos que você já utiliza, mas isso você pode saber mais no próximo tópico.
2 – CRM com integrações
Para que sua imobiliária aproveite a automatização ao máximo do CRM, é importante considerar as integrações que estão disponíveis.
Se você utiliza outras ferramentas que precisarão estar em contato com o CRM, avalie se há essa possibilidade antes de tomar a decisão.
Essa é outra questão muito eficiente quando o assunto é a mensuração de dados, o que serve tanto para traçar novos resultados quanto redirecionar rotas.
3 – Gerenciamento dos leads
É interessante ter essa funcionalidade no seu CRM porque dessa forma a sua imobiliária consegue organizar todas as informações dos potenciais clientes e estruturar as ações conforme a situação e etapa de cada um deles.
4 – Gerar relatórios
É sempre bom reforçar que o CRM deve gerar relatórios completos para que sua imobiliária consiga acompanhar os resultados.
Uma dica é fazer um mapeamento de tudo o que é mensurado pela imobiliária, de todas as áreas e entender quais métricas o CRM consegue compilar.
Agora que você já sabe o que é um CRM, como funciona, seus benefícios e como escolher o ideal para a sua imobiliária, é hora de colocar tudo em prática!
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