A tecnologia está transformando rapidamente como as empresas operam em diversos setores, e o mercado imobiliário não é exceção.
Uma das inovações mais notáveis na automação de processos e na melhoria da eficiência é o uso de ChatGPT, uma assistente de IA que pode ser uma ferramenta valiosa na rotina de sua imobiliária.
Confira abaixo informações completas sobre como ele funciona e como inserir ele diariamente na sua imobiliária.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de IA desenvolvido pela OpenAI, projetado para entender e gerar texto em linguagem humana e otimizada.
Ele pode responder a perguntas, realizar tarefas específicas e fornecer informações relevantes em tempo real.
Confira aqui: 5 ferramentas de inteligência artificial para imobiliárias
Dessa forma, isso o torna uma escolha ideal para melhorar a eficiência de sua imobiliária.
Como o ChatGPT pode ajudar sua imobiliária?
1. Assistência ao cliente
O ChatGPT pode estar disponível no site da sua imobiliária 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder às perguntas mais comuns dos clientes. Confira aqui como!
Essa é uma ótima tática para poder melhorar a experiência do cliente, fornecendo respostas instantâneas e completas para o interessado.
2. Triagem de clientes potenciais
O ChatGPT pode fazer perguntas aos visitantes do site para determinar suas necessidades e intenções.
Com base nas respostas, pode encaminhar leads qualificados diretamente para seus corretores e pessoas mais capacitadas para o atendimento.
3. Informações sobre os imóveis
Seus clientes podem fazer perguntas sobre as propriedades disponíveis, características, preços e outros detalhes.
O ChatGPT pode fornecer informações atualizadas rapidamente, economizando tempo para os seus atendentes.
4. Agendamento de visitas
O assistente pode ajudar os clientes a agendar visitas a propriedades diretamente, economizando o tempo de coordenação entre corretores e clientes.
5. Respostas a perguntas jurídicas e financeiras
O ChatGPT pode fornecer informações gerais sobre processos legais, financiamento e regulamentos imobiliários, ajudando a esclarecer dúvidas comuns dos clientes.
Esses são apenas alguns dos pontos cruciais que podem te convencer a usar hoje mesmo o ChatGPT, além de utilizá-lo conforme as necessidades da sua imobiliária.
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6. Aprender conteúdo novo
Sabe aquela pergunta que o seu cliente te perguntou? Ou aquele material comercial que você tem que gerar e está sem inspiração?
É nesse momento exato que o ChatGPT pode ser o seu melhor amigo! Claro, seguindo as dicas que já citamos aqui, você pode guiá-lo até encontrar a melhor resposta ou solução que atenda a sua necessidade.
Como ele é uma inteligência artificial, não fará o mesmo trabalho que uma pessoa especialista naquele serviço que você precisa, mas, pode ser um ótimo “quebra galho” para momentos específicos.
Lembre-se de adaptar a mensagem que está sendo gerada para o objetivo final, sempre colocando a linguagem da sua imobiliária na forma que deseja falar com o seu público-alvo.
7. Tradução de conteúdo
Chegou na sua mão uma demanda em outro idioma, ou, está com dificuldades para entender uma palavra ou sentença em uma língua diferente? Utilizar o ChatGPT é a sua resposta!
Basta que você dê o comando de tradução para ele, depois disso, é só esperar os resultados, seja a tradução completa do documento, da conversa ou independentemente do formato do conteúdo.
Ah, com a ferramenta você também pode fazer o caminho reverso: enviar o seu conteúdo em português, por exemplo, e pedir para ser traduzido em outra língua.
É claro, é interessante fazer uma revisão final para ter certeza que está tudo certo ou conforme o que você deseja.
8. Resumo de conteúdo
Aquele seu cliente ou fornecedor te mandou um textão, ou, um documento que precisa ser lido em pouco tempo? Que tal usar o ChatGPT para te ajudar a fazer um resumo dos pontos importantes?
Essa também é outra usabilidade disponível na ferramenta. Nesse caso, você precisa sinalizar para ele a sua necessidade e enviar o texto em seguida.
É claro, é sempre interessante que você leia o documento original, afinal, estamos falando de uma inteligência artificial que pode, sim, conter várias falhas ou “passar batido” alguns detalhes!
9. Descrição de imóveis
Está com preguiça de fazer a descrição daquele novo imóvel que está para alugar ou comprar em seu site? ChatGPT!
Conte para ele sobre os principais pontos, cômodos, localização, diferenciais, valores e todas as informações essenciais que precisam estar dispostas no anúncio e pronto!
Você terá a sua disposição um conteúdo completo e em poucos segundos. Além disso, também é possível gerar várias ideias diferentes com as informações fornecidas.
Vá moldando o material até que tenha aquele que considera o mais certeiro para sua imobiliária.
Como fazer perguntas para o ChatGPT?
Ao usar o ChatGPT em sua imobiliária, fazer as perguntas corretas é essencial para obter respostas úteis e eficientes.
Aqui estão algumas dicas sobre como formular perguntas eficazes para o ChatGPT:
1. Seja específico
Especifique o máximo possível em suas perguntas.
Quanto mais informações você fornecer sobre o que deseja saber, mais relevante será a resposta.
Exemplo: Ao invés de: “Como está o mercado imobiliário?” Use: “Qual é o preço médio das casas de três quartos na área Y?”.
Assim, ele te trará respostas mais completas que vão atender melhor as suas dúvidas. Afinal, se você for muito abrangente, é provável que ele também não saiba direcionar um resultado.
2. Use termos do setor
O ChatGPT entende melhor quando você usa termos e jargões do mercado imobiliário, por isso, certifique-se de incluir informações relevantes, como:
- Tipo de propriedade;
- Localização;
- Tamanho;
- Preço.
Assim, é natural que você consiga obter respostas mais específicas.
Exemplo: Em vez de: “Diga-me sobre propriedades.” Use: “Quais são as casas à beira-mar disponíveis para venda?”.
3. Aposte nas perguntas abertas
Perguntas abertas são aquelas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.
Elas geralmente geram respostas mais informativas e detalhadas.
Nesse caso, não pergunte: “Há casas disponíveis na área A?”, mas sim: “Pode me fornecer informações sobre as casas na área A?”.
4. Tenha paciência e adapte a AI
Lembre-se de que o ChatGPT pode não entender perguntas extremamente complexas ou contextos muito longos.
Se não receber uma resposta clara, é aconselhável dividir uma pergunta em partes menores e fazer questões mais específicas.
Além disso, vá moldando o Chat conforme as perguntas e até conforme o próprio objetivo da sua empresa.
É possível criar várias abas dentro da ferramenta, destinando cada uma delas para diferentes pontos de vista ou formatos de conteúdo.
Assim, fica muito mais fácil de direcionar a criação de conteúdos para diferentes formatos, seja para newsletter, para artigo, para redes sociais ou até para o comercial.
5. Revise e refine o conteúdo
Após receber uma resposta do ChatGPT, revise e refine suas perguntas conforme necessário.
Se a resposta não for satisfatória, reformule a pergunta de maneira diferente.
Além disso, faça uma revisão e leia novamente o conteúdo gerado: lembre-se de acrescentar um toque único da sua imobiliária nesse texto.
6. Monitore o Desempenho
Acompanhe o desempenho do ChatGPT e colete feedback dos clientes para ajustar e aperfeiçoar as perguntas ao longo do tempo.
Quanto mais você o utiliza, melhor ele se torna em compreender suas necessidades e na assertividade dos conteúdos gerados.
Ao seguir essas diretrizes, você poderá extrair o máximo do ChatGPT em sua imobiliária, obtendo informações precisas e atendendo melhor seus clientes.
Com essas 6 dicas iniciais, você já tem um panorama mais certeiro sobre como pode trabalhar com o ChatGPT dentro de seu negócio imobiliário.