Como você tem feito o planejamento estratégico em sua imobiliária? Essa é uma pergunta que pode pegar muitos gestores ou corretores de “calças curtas”, mas, que dita o sucesso do futuro do seu negócio.
Uma ferramenta muito utilizada nesse caso, é o Ciclo PDCA. Essa metodologia permite ter uma visão mais ampla de todas as ações – desde o seu início até a sua conclusão -, garantindo resultados mais eficazes e alinhados com os objetivos da corretora.
Hoje a gente te explica como ela funciona aqui no blog da Captei e te ajuda a entender como aplicar do zero. Dá uma conferida.
O que é o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é um método de melhoria contínuo desenvolvido para orientar processos de gestão e qualidade.
Ele envolve quatro etapas principais:
- Planejar (plan);
- Fazer (do);
- Checar (check);
- Agir (act).
Originalmente criado na indústria para a melhoria de processos, ele se tornou escalável em diversas áreas, incluindo o marketing ou a sua imobiliária no geral.
Etapas do ciclo PDCA: como funcionam?
Mas, como cada uma dessas etapas funcionam? A gente te explica com mais detalhes abaixo:
Plan – (Planejar)
Na fase de planejamento, a equipe define objetivos claros e específicos para a campanha, analisando o cenário atual e quais são as oportunidades e desafios.
Esse estágio inclui questões como:
- Pesquisa de mercado,
- Segmentação do público-alvo e canais de divulgação que serão utilizados (no caso de uso do nicho de marketing);
- Métricas para medir o sucesso da estratégia.
Do – (Fazer)
Nesta etapa, a estratégia que foi montada é implementada. A equipe coloca em prática as ações definidas no plano, como campanhas publicitárias, criação de conteúdo, atividades em redes sociais e outras iniciativas.
Já se for em outro setor, é aqui que as ações traçadas se iniciam. É preciso seguir o planejamento para garantir a consistência dos resultados, e, no caso de mudanças, deixá-las registradas para a próxima fase.
Check (Checar)
Após a execução das ações, é hora de avaliar quais foram os resultados obtidos. A equipe analisa as métricas estabelecidas na fase de planejamento para verificar o desempenho de tudo o que foi executado.
Essa etapa é essencial para identificar o que funcionou bem e o que precisa ser ajustado conforme as ações modificadas.
Nessas análises é a hora de prestar bem a atenção na taxa de conversão, no retorno sobre investimento (ROI) e outros indicadores relevantes para a sua imobiliária.
Act (Agir)
Com base em todas as ideias obtidas na fase anterior, aqui, há a implementação de melhorias e ajustes necessários. Se a campanha teve sucesso, a estratégia pode ser replicada ou ampliada!
Mas, se ainda existem áreas problemáticas, é essencial que toda a equipe busque ações corretivas para otimizar o desempenho dos próximos ciclos até aquele que traga os melhores resultados a curto e a longo prazo.
Benefícios do PDCA para sua imobiliária!
E quais são os pontos positivos de começar a investir no PDCA na sua corretora de imóveis? Veja abaixo:
- Padronização de processos: saiba o que dá certo e o que não funciona dentro do seu negócio;
- Ganho de tempo: ligado ao ponto anterior, você e a sua equipe não perdem tempo com ações que não vão surtir efeitos em sua empresa, focando naquilo que dá resultados;
- Gestão de riscos: entenda com mais transparência o que pode acontecer dentro da sua imobiliária ao analisar constantemente todas as métricas traçadas;
- Engajamento de equipe: é essencial que todo o time esteja envolvido desde a criação das metas até a análise final, aumentando o senso de pertencimento da corporação.
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