O setor de imóveis é um dos que mais cresce dentre todas as indústrias do mercado. A demanda por imóveis aumenta cada vez mais e, por conta disso, a procura por disponibilidade de produtos é um desafio. Logo, a busca por formas de captar, é importante. Nesse sentido, o Marketing de Indicação é um destaque!
Dito isso, a Roca Imóveis não procrastinou e foi atrás de um modelo escalável, promissor e que tivesse um ótimo custo benefício.
Nascida em São Carlos, no interior de São Paulo, a Roca atua no mercado há mais de 44 anos e entrega resultados incríveis no volume de locações e vendas.
Como tudo começou
Em janeiro de 2021, a Roca expandiu para Ribeirão Preto e o captador atuava sozinho. Naquele momento, não havia dinheiro para investir em mais captadores. Portanto, era necessário buscar opções viáveis.
Antes de tudo, sabemos que o mercado de imóveis é relacional e é comum que as pessoas indiquem serviços entre si. Logo, a opção escolhida pela Roca foi o Marketing de Indicação.
Acima de tudo, o objetivo era criar uma campanha de indicação, onde qualquer pessoa poderia indicar proprietários que tenham interesse em vender ou alugar a seu imóvel.
Caso a indicação se torne uma captação, quem indicou ganha um prêmio.
Entretanto, para que a campanha funcionasse e crescesse, era preciso organização, processo e transparência. Nesse sentido, foi aí que a Captei e a Roca somaram forças.
Afinal, por que não ter parceiros para trabalhar conosco?
O porteiro pode ser meu parceiro, aquela pessoa que está precisando de uma renda extra… O Marketing de Indicação é para todos!
Todos que conhecem alguém que tem um imóvel disponível ou que virá a ter um para vender e/ou alugar pode indicar!
– Bruno Ribeiro, gerente administrativo da Roca Imóveis
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O desenvolvimento do Marketing de Indicação
Primeiramente, era preciso um canal único, fácil e intuitivo que pudesse ser a porta de entrada das indicações. Como resultado, foi criada a Landing Page Indica Roca e um Aplicativo personalizado que explica como tudo funciona.
Para que as pessoas possam visualizar o processo em tempo real, é possível acompanhar as indicações através da conta do usuário.
Assim, sempre que a Roca evolui as negociações ou até mesmo capta o imóvel, o usuário é informado via WhatsApp, SMS e notificações do aplicativo. Por isso, é super transparente!
A estratégia trouxe vários benefícios para nós e para todos – principalmente para os porteiros, que aderiram bastante!
Antes eles caíam naquela velha promessa do mercado de ‘‘ah, se eu vender, te pago uma comissão!” mas que isso na prática, nunca acontecia.
– Bruno Ribeiro
Divulgação da campanha de indicação
O principal público atingido foram os porteiros. Alguns já tinham contato com a Roca, o que ajudou. Porém, aqueles que não conheciam a marca, foram contatados.
Algumas das ações de marketing que foram adotadas, envolviam materiais em mídias sociais, lives, rádio, carro de som e ações presenciais .
Ao passo em que o Bruno tinha visitas, atendimentos ou processos ligados à corretagem, ele aproveitava a viagem para mostrar a campanha de indicação ao público. Dado isso, Bruno criou conexão com potenciais indicadores. Assim, já é uma boa forma de garantir novos usuários!
Alguns porteiros questionavam se seria apenas mais uma campanha de indicação sem benefícios. Por isso, a Captei conduziu diversos encontros de mentoria e treinamentos para apoiar a Roca numa abordagem mais clara e que transmitisse segurança e confiança aos porteiros.
As vezes eles fazem perguntas que podemos ter dúvidas, portanto, os encontros, mentorias e suporte durante o processo foram fundamentais para a nossa evolução!
– Silvana, gerente comercial da Roca Imóveis
Resultados através do Marketing de Indicação
A rotina de um corretor é muito ocupada. São muitas as tarefas: atendimentos, fotos e vistorias para fazer. Por isso, ganhar eficiência é importante. Dessa forma, o Marketing de Indicação ajudou muito para que a Roca tivesse um fluxo mais rápido e prático:
As atividades demandam muito tempo e o dia é curto para isso. O processo agora ficou mais rápido. A captação chega praticamente pronta! Quando temos o proprietário e o imóvel disponível, é só ligar e pedir a captação.
– Bruno Ribeiro
Com a chegada da Captei, isso se revolucionou! Passamos a ter resultado em captações efetivas com um baixo custo pela imobiliária.
– Silvana
Com a campanha, foi possível envolver um público que se fosse com o método tradicional de captação, não seria viável. Em suma, conseguiram chegar em porteiros, condomínios e até mesmo corretores que passaram a ver a indicação como fonte de renda. Com efeito, a campanha ajudou a alcançar proprietários que não estariam procurando a Roca se não fossem as indicações.
É preciso inovar para crescer!
Juntando todas as ações realizadas, junto com o acompanhamento estratégico da Captei, a imobiliária já conta com mais de 1.080 captações graças ao Marketing de Indicação.
O processo se tornou contínuo e natural para a Roca Imóveis. Como resultado, a virada de chave levou a um patamar mais elevado de volume de captações e fechamentos.
A Roca foi além do mercado tradicional: inovou e buscou diferenciais que trouxessem resultados significativos. Sem medo de adotar um novo processo, apostaram em algo que funciona no mercado imobiliário.
Confira o vídeo de depoimento feito por Bruno e Silvana:
Se você chegou até aqui e deseja começar a construir uma estratégia de indicação assim como a Roca, leia nosso post O que eu preciso levar em consideração antes de adotar uma estratégia de captação?