A base de clientes é um dos ativos mais valiosos para uma imobiliária, mas será que você está aproveitando todo o seu potencial disponível?
Muitas vezes, na busca por novos leads e oportunidades, há o esquecimento sobre os clientes atuais e aqueles classificados como antigos, onde o ponto principal é o relacionamento prévio estabelecido.
E claro, isso é a peça-chave poderosa para fechar mais negócios. Mas, como começar? Descubra mais abaixo!
7 dicas de como aproveitar sua base de clientes para fechar mais negócios!
1 – Segmentação e personalização
O primeiro passo é segmentar a base de clientes. Nesse caso, você deve dividir os contatos em grupos, como, por exemplo, os clientes antigos, atuais, e aqueles que possuem interesse em novos imóveis.
Com essa distribuição, é possível criar ofertas e comunicações personalizadas, alinhadas ao perfil e às necessidades de cada um dos grupos.
Pense, por exemplo: um cliente que já comprou um imóvel, pode ser que esteja interessado em uma oportunidade de investimento. Já um locatário, pode se beneficiar de uma proposta de renovação de contrato com condições especiais.
Vê como faz sentido realizar essa divisão?
2 – Campanhas de reengajamento
Clientes inativos ou que não interagem com a imobiliária há algum tempo, também representam uma oportunidade!
Por isso, desenvolver campanhas para um novo contato é outra ação. Aposte em:
- Oferecer novidades,
- Crie promoções exclusivas,
- Lance serviços que atendam a novas necessidades.
Tudo isso pode ser essencial para trazer esses clientes de volta para o seu funil de vendas.
Criar uma estratégia eficaz é o que te destacará diante de todas as mudanças no mercado imobiliário.
3 – Programas de fidelidade e indicação
Ao investir na fidelização de clientes você não garante apenas vendas recorrentes, mas também pode transformá-los em promotores orgânicos da sua marca.
Nesse caso, programas que oferecem descontos ou vantagens em novas transações (como alugueis, por exemplo), ajudam a manter o lead conectado à sua imobiliária.
Além disso, investir em um programa de indicação, como o caso da CAPTEI Indica +, que incentiva a indicação de novos imóveis por uma recompensa em dinheiro, aumenta mais ainda o alcance e a credibilidade da empresa em relação aos seus consumidores.
4 – Cross-selling e up-selling
Outra maneira de maximizar o potencial da base de clientes é por meio do cross-selling e up-selling.
Nesse caso, é preciso identificar oportunidades para oferecer serviços adicionais ou produtos premium para aqueles que já são adeptos da sua marca.
Aqui vale a pena pensar: se um cliente comprou um imóvel recentemente, pode ser que ele precise de serviços de decoração, segurança, resolução de questões burocráticas ou até mesmo um seguro residencial.
Essas práticas ajudam a aumentar o ticket médio das transações e agregam ainda mais valor para o cliente.
5 – Uso de CRM para relacionamento
Um CRM bem implementado é outra questão para gerenciar e analisar as interações com os clientes.
Com ele, você acompanha o histórico de cada um deles, entendendo as suas preferências e personalizando ainda mais a sua comunicação.
Tenha um acompanhamento mais próximo e assertivo, aumentando a probabilidade de fechamento de novos negócios.
6 – Pesquisa de satisfação e comunicação regular
Manter o diálogo aberto com os clientes é fundamental. Por isso, realize pesquisas de satisfação para entender as necessidades e expectativas dos clientes, ajustando suas ofertas e serviços.
Além disso, mantenha uma comunicação contínua, seja por e-mail, redes sociais ou newsletters, firmando sua marca na mente do cliente.
É importante deixar o canal de comunicação sempre aberto para que esse cliente ou lead em construção saiba que pode falar com uma pessoal real da sua corretora!
7 – Depoimentos e casos de sucesso
Por fim, use os depoimentos de clientes satisfeitos para reforçar a credibilidade da sua empresa.
Use testemunhos reais e casos de sucesso em suas campanhas de marketing, no site da imobiliária ou em redes sociais.
Isso não só fortalece a confiança na marca, como também atrai novos negócios a partir da base existente, o que comprova que pessoas reais estão satisfeitas com o que a sua marca já fez.
Explorar a sua base de clientes de maneira estratégica e organizada é a chave para fechar mais negócios com maior potencial de retorno. Afinal, muitas vezes, o melhor cliente é aquele que você já tem!
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