Posicionamento de marca e os resultados no mercado imobiliário

Você sabe qual é a importância do posicionamento de marca para sua imobiliária? Confira aqui e veja dicas!

Veja a seguir:

No disputado cenário do mercado imobiliário, onde a concorrência é acirrada e as escolhas dos clientes são criteriosas, o posicionamento de marca não é só uma ferramenta estratégica essencial, mas o diferencial para quem deseja ter destaque. 

Além do simples reconhecimento visual, o posicionamento da marca busca criar uma conexão emocional, diferenciar-se no mercado e influenciar a percepção dos consumidores, principalmente quando falamos sobre credibilidade. 

Para imobiliárias, essa abordagem não apenas define a identidade, missão e visão, mas também gera resultados visíveis no negócio. 

Veja abaixo algumas dicas para adotar um posicionamento de marca cada dia mais intencional, direcionado e que levará seu negócio a um patamar único.

Como funciona o posicionamento de marca?

Como funciona o posicionamento de marca?

O posicionamento de marca não é só uma logo bonita: é uma estratégia com muitos passos que destaca uma empresa no mercado e influência como os consumidores a enxergam em relação aos concorrentes. 

No contexto imobiliário, envolve a criação de uma identidade única que impactará o público-alvo, diferenciando a corretora em um mercado amplo e com muitas nuances.

Ou seja, essa é uma prática que exige uma estruturação bem definida, geralmente com uma programação de semanas ou meses que vão guiar todo o negócio. No caso, nada é definido da noite para o dia: há um padrão que deve ser seguido.

Além disso, se algum tipo de mudança será executado, há uma reunião de todos os envolvidos (geralmente a gerência e a diretoria) para entender o que precisa ser alterado e como isso será feito da melhor forma para a expansão da imobiliária.

Qual a importância para sua imobiliária?

O posicionamento de marca é um elemento central para o sucesso de um negócio. 

Ele não apenas define a personalidade da marca, mas também estabelece uma conexão emocional com os clientes. 

Ao mostrar claramente os valores, a visão e a missão da imobiliária, o posicionamento de marca se torna a base para todas as iniciativas de marketing e comunicação.

Ou seja, desde as campanhas, os eventos, como o cliente será tratado e os contratos finalizados, tudo deve estar dentro desse posicionamento da marca, até mesmo os colaboradores contratados.

Aqui vale o destaque para a contratação de um novo colaborador, afinal, será necessária uma pessoa que “case” com aquilo que a corretora deseja não só para o futuro, mas para o atual momento da empresa.

Pense bem: de nada adianta criar um belo documento que dite como a sua marca será, porém, na hora de atender o cliente ou fechar negócios, ser diferente do esperado, certo?

Quais os resultados no mercado imobiliário?

Veja abaixo quais são os resultados ao ter um posicionamento bem definido e forte da sua imobiliária perante ao mercado e também qual é o impacto disso com os clientes.

1 – Fortalecimento de marca

Investir no posicionamento de marca é uma estratégia de fortalecimento da identidade. 

Uma marca robusta e coesa cria reconhecimento e confiança, tornando-se uma referência no setor imobiliário. 

Essa consistência na apresentação da marca reforça a credibilidade. É importante destacar que isso vale para as redes sociais, começando desde o banner utilizado na entrada da loja e até como seu site é apresentado.

Tudo isso está se comunicando com o cliente que você deseja conquistar? Como você acha que o interessado enxergará o seu negócio em relação aos demais?

Ter uma marca fortalecida é o primeiro passo para chamar a atenção de leads que se tornaram seus clientes no futuro, seja a curto ou a longo prazo, principalmente no universo imobiliário, onde o tempo de maturação das transações pode ser mais demorado.

2 – Destaque entre os concorrentes

Em um mercado competitivo, destacar-se é crucial. O posicionamento de marca eficaz não apenas chama a atenção, mas também define a imobiliária como única. 

Isso facilita a escolha dos clientes porque vão se lembrar do seu negócio primeiramente, contribuindo para uma vantagem competitiva significativa e maior probabilidade de conversão de vendas.

Pense bem nas marcas que você consome no seu dia a dia: entre todos os concorrentes de um determinado nicho, por que você se lembra exatamente daquela em questão? Com certeza existe um diferencial ou algo que chama mais a atenção do que as outras!

É isso que você preciso encontrar e saber destacar dentro da sua imobiliária. Torne um desejo do seu cliente ser atendido pelos seus profissionais!

3 – Maior credibilidade entre os compradores

A credibilidade é uma moeda valiosa no mercado imobiliário, ainda mais porque uma marca bem posicionada transmite confiança aos clientes. 

A clareza na mensagem da marca e a autenticidade nas interações constroem uma reputação sólida, influenciando positivamente as decisões de compra e locação.

Pense bem: você acha que o cliente que está pensando em comprar ou em alugar um imóvel, ele completará a transação com aquele negócio que lhe passa mais confiança ou com o outro concorrente?

É por isso que o posicionamento de marca é tão valioso dentro de seu negócio, portanto, se você ainda não realizou esse investimento, é o momento de começar o quanto antes.

Pontos de atenção!

E o que você não pode deixar passar dentro do seu negócio? Confira alguns pontos para ter cuidado abaixo!

Identidade visual

A identidade visual é a face da marca: é a primeira impressão que alguém vai ter de todo o seu negócio.

Certifique-se de que o logotipo, as cores e os elementos visuais representem fielmente a essência da imobiliária. 

Uma identidade visual forte reforça a mensagem da marca e facilita a identificação por parte dos clientes.

Torne a logo algo marcante, que possa ser compreendido, mesmo que não exista nenhum nome ou descrição que defina a sua imobiliária.

Relacionamento com o cliente

O posicionamento de marca vai além do visual e se estende ao relacionamento com o cliente. 

Um atendimento excepcional, desde o primeiro contato até o pós-venda, contribui para a experiência positiva do cliente e solidifica a reputação da marca.

Trate o seu cliente como prioridade: entenda qual é a dor e o desejo que ele quer resolver ao entrar em contato com a sua imobiliária, seja para comprar, vender ou alugar um espaço.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo desempenha um papel excepcional no posicionamento da marca, seja em redes sociais, no envio de e-mails, WhatsApp e até mesmo na forma como o vendedor se comunica com o indivíduo. 

Desenvolva conteúdos alinhados com os valores da imobiliária, destacando expertise, inovação e comprometimento. 

Uma estratégia de conteúdo robusta não apenas atrai audiência, mas também reforça continuamente a mensagem da marca.

Torne-se especialista em todo o universo imobiliário: fale sobre quais são as taxas ativas, as principais tendências, o que esperar do mercado e se possível, use da experiência dos seus corretores para promover a sua marca.

Ao adotar uma abordagem estratégica e abrangente para seu posicionamento, sua imobiliária não apenas se destaca no cenário competitivo, mas também constrói uma base sólida para relacionamentos duradouros com os clientes.

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