O que é churn imobiliário e como evitá-lo? Confira 3 dicas

Muitas imobiliárias sofrem com o churn e acabam se questionando a origem desse problema e como solucioná-lo. Para tirar essas dúvidas, acompanhe nosso artigo abaixo e reduza a taxa de churn da sua imobiliária.
o que é churn

Veja a seguir:

O churn imobiliário é uma dor de cabeça para as empresas do setor, pois afeta as vendas e locações, desperdiçando oportunidades valiosas para as imobiliárias. 

Caso você não saiba o que é churn, nós temos certeza que, mesmo sem saber, você já passou pela seguinte situação: o cliente conversou com você, adquiriu seu produto ou serviço… e meses depois, ele cancelou e cortou relações com a sua imobiliária.

É comum que em momentos como esse você pergunte a si mesmo o que fez de errado para que o cliente tenha descartado a sua imobiliária e aderido a outra. 

Hoje, nós vamos te mostrar alguns erros que você pode estar cometendo e 4 dicas para você implementar e evitar o churn; confira.

Conheça o churn

Churn é uma expressão utilizada na língua inglesa para se referir a movimento ou rotatividade. 

Dentro do seu setor, utilizaremos a expressão churn rate, ou taxa de rotatividade. Essa taxa, como o nome sugere, é uma métrica que mostrará, de forma numérica, quantas pessoas cancelaram com você em um determinado período.

Essa é uma das principais métricas que você deve se preocupar se o seu desejo é ser destaque no seu mercado, pois ela lhe trará insights do que precisa ser aprimorado e/ou construído. 

A partir dessa análise, o seu trabalho enquanto decisor ficará mais fácil, sua equipe ficará mais focada em modificar processos e reter clientes. 

Como calcular a taxa de churn

Imagine que 35 pessoas da sua base de 500 clientes cancelaram no último mês.

Para calcular a taxa de churn, você terá que pegar o número de pessoas que cancelaram em determinado período, dividir pelo número total de clientes ativos neste mesmo espaço de tempo e multiplicar o resultado por 100.

Vamos lá:



Taxa de churn = 35 / 500
Taxa de churn = 0,07 x 100
Taxa de churn: 7%

Quanto mais alta essa porcentagem, maior também é o cuidado que você precisa ter a fim de diminuir essa taxa.

3 principais erros cometidos que levam ao churn

O churn afeta todos os setores, e é até provável que você, enquanto consumidor, tenha colaborado para a alta taxa de churn de alguma empresa.

E quais foram as causas que fez você escolher uma empresa em detrimento a outra? Essa é uma pergunta simples, mas que gera alguns resultados interessantes para você entender o que deve ser feito. 

Ou seja, coloque-se no lugar do seu cliente pegando o seu exemplo de consumidor como base. 

É claro que uma simples, mas poderosa pergunta como essa não lhe dará todo o conhecimento necessário para saber onde você está errando. 

Por isso, nós separamos 3 principais erros que a sua imobiliária pode estar cometendo e que estão interferindo no seu resultado.

Acompanhe abaixo. 

1. Você não atendeu às expectativas do seu lead

Infelizmente, essa situação é comum, mas não devemos classificar como normal. Quando você tem um discurso onde demonstra o valor do seu produto e acaba não atendendo às expectativas do cliente, duas coisas podem ter acontecido: 

  1. Você “vendeu” um discurso que não conseguiu aplicar
  2. O seu cliente entendeu de forma errada o que você vendia


Concorda que as duas formas são consequências de ações cometidas por você? E é exatamente por isso que você precisa ter o speech alinhado com o que você oferece, de forma muito clara e objetiva. 

Ao fazer isso, você atenderá os desejos do lead que conheceu e aderiu a você por conta de necessidades específicas, estas que você deixou claro no seu discurso de vendas.

Isso garante que o cliente não vá optar por outra imobiliária ou cancelar com você? Não, mas diminui consideravelmente a sua taxa de churn; afinal, você estará retendo apenas clientes quentes, que estão na sua base porque procuraram o que você oferece. 

2. A sua equipe está desengajada

Aqui, ao falar em equipe desengajada, falamos que ela não está conseguindo reter os clientes. E por que isso acontece?

A maioria dos motivos disso acontecer é porque você, enquanto decisor, pode não estar coordenando o time como deveria. Nós entendemos isso, até porque você muitas vezes não possui tempo para se atentar a tudo.

Nesses casos, você deve alinhar com os coordenadores de equipe. Converse com eles, entenda as dores do time e promova ações que possam deixar a equipe motivada novamente.

3. Você não conhece o seu cliente como deveria

Será que você conhece mesmo o seu cliente? Conhecer o público-alvo e a persona da sua imobiliária otimiza seus processos, faz você gastar menos dinheiro e ser mais preciso nas suas ações.

Afinal, você saberá o que encanta e o que afasta o seu cliente de você a partir do momento que você possui essa estratégia bem definida.

Entenda como definir o seu público-alvo e persona nesse conteúdo que criamos especialmente para você.

3 dicas para evitar o churn imobiliário

Trouxemos para você as 3 principais dores das imobiliárias ao perder clientes para outros negócios, e agora vamos lhe entregar 4 dicas de como reverter essa situação (Sim, vamos lhe entregar 1 dica bônus de presente).

1. Entenda o que está fazendo o seu cliente cancelar seu produto

Você já participou de alguma entrevista de demissão ou sabe como ela funciona? Bom, ela serve para entender as sensações e opiniões que fez com que o colaborador se desligasse da empresa que trabalhava.

Essa condição faz os donos de empresas pensarem sobre o que levou o funcionário a deixar a empresa, e essa análise pode auxiliar no aprimoramento dos processos e na confecção de novas ações. 

E isso se aplica também a alguns contextos da sua imobiliária, como o churn, por exemplo e o NPS (Net Promoter Score); confira o que NPS significa no vídeo abaixo.

Para evitar o churn, você pode montar um script com perguntas, de preferência fechadas, para o seu ex cliente responder. 

Quando você se descadastra de algum e-mail, por exemplo, você na maioria das vezes se depara com algumas perguntas, e elas servem para a empresa entender o que fez a pessoa se descadastrar. 

Pense nesse modelo e faça um próprio para entender o que levou seus clientes a cancelarem com a sua imobiliária. 

2. Seja organizado financeiramente

Muitas imobiliárias ignoram alguns pontos da organização financeira, e isso pode afetar diretamente na alta porcentagem de churn

O atraso nas cobranças do locatário, por exemplo, pode frustrar o cliente, e abrir brechas para o entendimento errôneo de que o seu negócio não dá a ele a atenção que deveria.

E não é só isso; uma questão muito importante aqui é a seguinte: todas as cobranças que serão feitas precisam estar compreendidas pelo cliente. 

Analise com ele cada taxa, uma por uma, para que ele não se surpreenda negativamente com a sua imobiliária alegando haver taxas das quais ele não sabia. 

A dica abaixo é um complemento dessa; confira:

3. O cliente precisa entender os direitos e deveres dele

Será que o cliente tem sempre razão? Para diminuir essa crença, você precisa ter um time que alinhe o que a sua empresa oferece com o que o seu cliente espera. 

Assim, os direitos e deveres do cliente precisam estar muito bem definidos, para que o seu cliente não entenda errado o seu produto ou serviço, e não se decepcione com ele. 

Se o seu cliente se decepciona com o seu negócio, ele vai em busca de outra empresa ou cancela com a sua imobiliária.

Diminua as chances de mal-entendido com um discurso claro, onde o cliente entenda, de fato, qual a parte que cabe a ele e qual parte cabe à sua imobiliária. 

BÔNUS: invista em um time de Sucesso do Cliente (Customer Success).

Se você ainda não possui pelo menos uma pessoa para cuidar do relacionamento com o cliente após a venda do seu serviço ou produto, então é bem provável que você esteja perdendo negócios. 

O analista de Sucesso do Cliente cuidará do cliente em toda a sua jornada, e irá identificar gargalos nos processos e ajudar o cliente a ter a melhor experiência com a sua imobiliária. 

Ter essa função estratégica faz você diminuir custos enquanto demonstra preocupação com o cliente e toda a sua jornada. O especialista em Customer Success fará a mediação entre o cliente e a imobiliária, o que trará análises valiosas para você. 

Recapitulando: investir em um analista de Sucesso do Cliente reduz custos, entrega valor de marca aos clientes, gera a satisfação deles e os retém. Dessa forma, você tem pelo menos 4 estratégias dentro de uma única equipe. Bom, não é? 

Agora que você entende o churn e sabe o que deve ser feito para diminuir a taxa, compartilhe essas dicas com o seu time e faça um plano estratégico para que o churn não seja mais uma dor de cabeça para a sua imobiliária.

A Captei possui uma equipe especialista em Sucesso de Cliente

Nós entendemos a relevância de uma equipe de Customer Sucess, e é por meio dela que entregamos valor e somos referência no mercado de inteligência imobiliária. 

Aqui, na Captei, quando o cliente adquire nossos produtos Captação Ativa ou Marketing de Indicação, por exemplo, ele tem o acompanhamento do nosso time de Sucesso do Cliente, que estará sempre pronto a orientar e tirar todas as dúvidas que possam surgir ao usar as ferramentas.

Esses dois produtos revolucionaram a forma de captação de imoveis de diversas imobiliárias referências no setor. 

Conheça-os e junte-se às centenas de clientes que revolucionaram seus processos de captar imóveis e conte com a nossa equipe para orientar a sua estratégia. 

Até mais!

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