Ser visto por aqueles que procuram a solução ou produto que o seu negócio oferece é uma prioridade da sua empresa.
Investir em estratégias de retenção orgânicas, como as redes sociais, já é algo que a sua imobiliária deve estar fazendo, certo?
Mas para você ir além e conquistar o público em outros meios digitais, o tráfego pago para imobiliária é uma excelente tática.
Conheça essa estratégia que revoluciona as imobiliárias acompanhando nosso artigo abaixo.
Ah, e no fim deste post, nós temos um curso completamente gratuito para você entender como fazer seus anúncios pagos na prática! Não perca!
O que é Tráfego Pago?
Podemos considerar o tráfego pago uma maneira mais rápida de angariar leads qualificados para o seu negócio. Essa facilidade provém do investimento em anúncios, que aparecerão apenas para os que você acredita serem seu público-alvo ou persona.
E como fazer isso? Efetuando uma estratégia de tráfego pago bem nichada. Ao fazer o seu anúncio, o que chamamos de criativo, você terá que filtrar fatores como a localização do lead que você quer alcançar, gênero e a idade, por exemplo.
Com isso, os anúncios do seu serviço ou produto vão aparecer para a segmentação realizada por você previamente.
Você já deve ter se deparado com posts ou stories no Instagram de pessoas e empresas que você não conhece, certo?
Isso ocorre porque a empresa ou a pessoa em questão investiu em tráfego pago e, muito provavelmente, você já deve ter buscado algo similar àquilo que está aparecendo para você. Isso é o algoritmo do Google em ação!
Quais as principais plataformas de anúncio?
Google Ads
Você já ouviu falar em Google Ads? É provável que sim, mas se ainda não ouviu, nós vamos te explicar minuciosamente, começando por esta incrível estatística: mais de 90% do lucro da Google provém da plataforma de anúncios no Google Ads. Isso já nos mostra o quanto essa ferramenta é poderosa!
Aqui, as palavras-chave irão direcionar a sua campanha. Pense na palavra-chave que você gostaria de ser encontrado pelos seus clientes, e adicione elas no seu criativo, ou anúncio; como você quiser chamar.
Tenha consciência de que essa palavra-chave tem um bom volume de buscas, que a faixa etária que a procura é a que você quer atingir e que a localização do seu público-alvo esteja na sua estratégia de tráfego pago.
Você não sabe quais palavras-chave são úteis para o seu negócio? Tudo bem, nós temos duas plataformas para te sugerir: Ubersuggest e o Keyword Planner da Google (e este é completamente gratuito!)
Facebook Ads
Essa plataforma é também muito famosa, perdendo apenas para o Google Ads.
No Facebook Ads, você segmentará sua campanha em 3 núcleos:
- Reconhecimento
Aqui falamos em Reconhecimento de Marca e Alcance. É por meio dela que os clientes saberão que a sua marca existe, e lembrarão dela quando pensarem no seu setor.
- Consideração
Dentro desse núcleo, você estabelecerá o primeiro contato com o lead, divulgando produtos ou serviços que você oferece.
- Conversões
Como o nome já sugere, nessa fase temos a conversão dos leads em vendas. Você poderá escolher se, ao clicar no seu anúncio, a pessoa será direcionada para a sua homepage, abrirá um chat, fazer uma compra, etc. Aqui, você precisa estar atento ao CPC (Custo por clique).
O que é CPC?
O Custo por Clique nada mais é do que o custo que você estará investindo quando o cliente clica no seu anúncio. Como isso é estabelecido? Lembra que, para aparecer para o público que você deseja, você terá que investir na segmentação?
Pois é, novamente, lembramos da importância do direcionamento da sua campanha, pois você irá pagar pelos cliques que irá receber.
Por isso, você deve nichar seu público, assim você terá certeza de que o seu CPC estará dando bons resultados. Afinal, quem clica nele tende a ser um lead, um lead pode virar cliente, um cliente lhe trará mais receita.
E como calcular o CPC?
O cálculo do CPC é relativamente simples. Basta você pegar o valor total que será investido em tráfego pago e dividir pelo número de cliques.
Exemplo: você investiu R$ 800 em anúncios, e essa campanha teve 1.200 cliques. Sendo assim, o seu CPC será:
CPC = 800 / 1.200
CPC = R$ 0,66
Além do CPC, temos mais duas métricas importantes: o CTR e o CPL.
O que é o CTR?
O Click Through Rate, ou Taxa de Cliques, representará o quanto o seu anúncio está sendo efetivo, fazendo com que o lead percorra positivamente pela jornada de compra.
Para calculá-lo, você pegara o número total de cliques e dividirá pelo número de impressões.
Exemplo: Você obteve 500 cliques em um anúncio e teve 2.000 impressões; assim:
Exemplo: Você obteve 500 cliques em um anúncio e teve 2.000 impressões; assim:
CTR = 500 / 2.000
CTR = R$ 0,25
CTR = 25%
Se você obteve um CTR baixo, é preciso investigar o que está acontecendo. Geralmente, são 3 problemas que interferem nisso: direcionamento para um público que não é o seu; criativo que não chama a atenção; copy desajustada.
Portanto, confira esses pontos com atenção, ajuste o que for preciso e aumente o seu CTR.
O que é o CPL?
Já o Custo por Lead consiste no valor médio que você investiu para angariar cada cliente em potencial. O ideal é que esse número seja baixo, pois assim você estará obtendo um lead sem investir muito.
E como calcular o CPL? Dividindo o valor X que você investiu em determinado anúncio pelo número de leads obtidos.
Exemplo:
CPL = R$ 800 / 95
CPL = R$ 8,42
Cuidados antes de investir em tráfego pago
É claro que existem alguns pontos que você deve levar em consideração antes de começar a investir em tráfego pago, principalmente para que o resultado seja efetivo.
Confira abaixo quais são esses pontos de destaque e comece a aplicá-los o quanto antes dentro da sua imobiliária.
1. Tenha um site de qualidade
Ok, você conseguiu com que o usuário chegasse até o site da sua imobiliária, mas e agora? A experiência que ele vai ter ali dentro do portal da sua imobiliária vai ser positiva, negativa ou nenhum dos pontos anteriormente abordados?
Você deve focar na melhor experiência possível para esse indivíduo, desde a estética que é abordada até no manuseio das páginas ou diferentes ferramentas disponíveis.
Não adianta nada ter um anúncio perfeito e que está gerando curiosidade, mas que não finalize corretamente esse lead.
2. Conheça as regras do Google ADS ou Facebook ADS
Existem várias regras de conduta que precisam ser respeitadas em ambas as plataformas, principalmente quando o assunto é a publicidade brasileira.
Do contrário, se não existir esse cuidado e observação dos mínimos detalhes, é natural que bloqueios ou punições aconteçam, tanto com o anúncio gerado quanto com a sua conta.
3. Otimize as campanhas
Ter os objetivos das campanhas criadas é o ponto inicial, mas, é preciso que você também tenha em seu radar o acompanhamento de cada uma delas.
Além disso, a otimização de cada uma também precisa estar em seu planejamento, ainda mais quando você possui dados bem estruturados para observar e modificar a rota do que está sendo aplicado.
Essa ação garante com que a própria conta e as campanhas que estão sendo realizadas tenham um alcance mais assertivo, assim como os resultados gerados.
4. Faça a configuração corretamente
Como é possível observar dentro da própria campanha, a ferramenta pede por determinadas configurações técnicas de anúncios.
É por meio dela que o Google vai retirar os dados do seu site e também permitir com que você realize o acompanhamento de tudo que está sendo desenvolvido ali.
Com esse rastreamento das conversões, os anunciantes podem avaliar a quantidade de mensagens recebidas, por exemplo.
Essa configuração é de suma importância pela maior certeza de quais são os anúncios que estão gerando resultados positivos dentro do site da imobiliária.
5. Conheça o mercado de atuação
Você conhece bem ao certo qual é o público que deseja atingir com os anúncios da sua imobiliária?
Traçar essa persona e o público-alvo é outra questão que merece muita atenção não somente quando falamos de tráfego pago, mas também de outras campanhas executadas envolvendo publicidade.
Por isso, não deixe de fazer esse estudo certeiro sobre o mercado imobiliário de atuação: se é de luxo, se é mais popular, se é de um nicho somente para aluguel…
Quais elementos não esquecer na campanha de tráfego pago?
São 3 coisas principais das quais você precisa priorizar: segmentação, criativo e copy bem estruturada.
Falamos sobre segmentar o seu público, e falaremos novamente: é isso que irá trazer você leads qualificados, pois você alcançará pessoas que já demonstraram interesse no seu produto, ainda que não acessando ou conhecendo a sua empresa. E os anúncios saberão disso por conta do algoritmo.
E o que é um criativo? É tudo aquilo que abrange um anúncio, como vídeos, imagens e textos que convertam. Esse material deve falar por você e expressar tudo o que a sua marca deseja para ser reconhecida facilmente.
Agora vamos falar da copy, ou seja, dos textos da sua campanha. Ela é tão importante quanto as imagens e a segmentação.
São os textos que acabam nos provocando e despertando gatilhos mentais, que farão com que levemos adiante decisões, como a de querer conhecer o produto ou marca a partir de uma copy cativante.
Até aqui, você soube dos passos importantes para criar o seu anúncio, e agora precisamos falar de valores.
Como sei o valor que deve ser investido para atingir meu público-alvo?
O mais importante não é saber o valor real que você deve investir para ter resultados, mas sim o quanto você irá lucrar ao investir um número X para atingir a quantidade de lead que você realmente deseja.
Portanto, é preciso entender que o valor que deve ser investido deve estar alinhado com a disponibilidade financeira da empresa e a quantidade de clientes em potencial que ela planeja alcançar com a campanha.
Cada plataforma indica um mínimo para começar; o Google Ads, por exemplo, recomenda, no mínimo, U$1.
A grande maioria dos gestores de tráfego pago não recomendam iniciar por esse valor, isso porque as chances de trazer resultados não são tão boas quanto investir uma quantidade monetária maior, como você pode presumir.
E o tráfego orgânico, ele não traz resultados?
Muitos donos de negócio não querem desembolsar um valor para as campanhas de mídia paga, visto que o tráfego orgânico já existe.
Isso é bastante compreensível, mas é preciso lembrar que o tráfego orgânico traz resultados a longo prazo, diferentemente do tráfego pago, onde você gera leads no modo automático e a curto prazo.
Ainda, o tráfego orgânico demanda maior esforço, pois você precisará alimentar seu site com blog posts, estratégias de SEO, publicações nas mídias sociais, entre outros.
Você concorda que isso pode ser mais trabalhoso do que investir em tráfego pago para a sua imobiliária?
Isso não quer dizer que você não vai gerar leads com o tráfego orgânico; mas você precisa estar ciente que esse processo pode demorar muito mais do que investir em mídia paga.
Agora é sua vez de colocar em prática o seu aprendizado!
Explicamos as principais coisas que você precisa saber sobre tráfego pago, mas não é apenas isso que entregaremos a você.
A Captei elaborou uma série de vídeos que te explicam como implementar essas ações citadas e outras ainda mais valiosas.
E o melhor de tudo é o seguinte: essa série está disponibilizada GRATUITAMENTE para você.
Esse conteúdo de muito valor irá revolucionar a sua imobiliária, gerando leads quentes. Se você deseja se destacar perante as outras imobiliárias, você não pode perder esse material.
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