Aposte na experiência do cliente para aumentar seu ticket médio

É preciso apostar as fichas na experiência do cliente para ter diferencial competitivo no mercado imobiliário. Saiba como melhorar essa experiência!
experiencia do cliente imobiliaria

Veja a seguir:

Em um mercado altamente competitivo como o imobiliário, é preciso não só buscar fazer diferente, mas também apostar as fichas na experiência do cliente, afinal, sem ele não há nenhuma venda ou locação, certo?

Então pega aquele cafezinho e continua por aqui porque hoje vamos explicar o porquê sua imobiliária pode vender muito mais investindo na experiência do cliente e como fazer isso da melhor maneira. Vamos lá?

Por que apostar na experiência do cliente?

Como já mencionamos, a alta competitividade do setor imobiliário em conjunto com as novas tecnologias que têm surgido para automatizar e otimizar processos, os consumidores passaram a ter um leque de produtos e serviços com muito mais qualidade. 

Muitas dessas novas tecnologias, inclusive, reduzem o processo de busca por aluguel ou venda de um imóvel, cortando o trabalho de imobiliárias e corretores. Isso enfatiza a importância das imobiliárias mostrarem que seus serviços agregam muito mais valor do que apenas o anúncio em um portal.

Portanto, diferente de antigamente, o foco das empresas não deve estar mais no produto ou serviço e sim totalmente no cliente, suas necessidades e desejos. 

Ok. Entendi, Captei. Mas e como de fato isso pode me ajudar a aumentar meus números? Bom, com uma melhor experiência, há grandes chances de seus clientes virarem “promotores” da sua imobiliária. Isso porque os consumidores sempre levam em consideração recomendações de outras pessoas próximas.

Além disso, é uma estratégia que pode ajudar muito sua imobiliária a aumentar o seu ticket médio, uma vez que um estudo da PWC mostrou que 89% dos brasileiros consideram a experiência como um fator importante em suas decisões de compra. Esse mesmo estudo ainda mostrou que 48% dos brasileiros aceitariam pagar mais para ter mais conveniência enquanto 36% pagariam mais por um atendimento amigável e acolhedor. 

Como melhorar a experiência do cliente?

Entenda as reais necessidades do seu cliente

O chamado consumidor 4.0 é o novo perfil que sofreu mudanças com a transformação digital do mercado e que sua imobiliária deve ficar de olho. Esse perfil tem características marcantes, como o alto nível de exigência, total adaptação ao meio digital e pela fácil acessibilidade à informação. 

E como entender as reais necessidades e desejos do cliente? Aqui vão algumas dicas que podem facilitar muito o seu processo de conhecimento:

  • Pergunte e ouça sempre: pode parecer uma dica bem óbvia, né? Mas às vezes o óbvio precisa ser dito e posto em prática. Alugar ou comprar um imóvel está ligado a sonhos e emoções, é preciso prestar atenção e vender essa ideia com transparência. 
  • Colha informações com cadência: é ótimo que você colha essas informações, mas não esqueça que necessidades e desejos são cíclicos e o mercado também. Lembre-se de manter contato e entender o seu cliente com frequência. 
  • Sua imobiliária não é o foco: se estamos falando sobre experiência do consumidor, seu serviço ou produto não deve ser o foco da conversa, certo? Esteja totalmente atento ao seu cliente e como solucionar ou entregar o que ele quer. 

Tenha um bom processo definido

Concentrar-se em um processo bem definido e alinhado é importante, mas mais ainda é interessante ser transparente com o cliente e mostrar para ele como você trabalha, principalmente no que diz respeito a prazos! 

Muitas vezes a falta de esclarecimento dos prazos afeta a experiência do cliente nos processos de venda ou aluguel. Seja transparente e evite qualquer tipo de frustração, se você precisa de uma semana para preparar o contrato, avise com antecedência. 

Invista em tecnologia

Ora, se estamos falando de um consumidor totalmente familiarizado com os meios digitais de comunicação, nada mais justo do que investir em tecnologia, certo? 

Comece por um bom site, com boas fotos, responsivo, com acesso ao whatsapp da empresa ou uma área de contato. Além disso, invista nas redes sociais e e-mail. Se tiver uma verba sobrando, que tal começar a testar anúncios como no Google e Facebook?

Agora, se você realmente quer automatizar e otimizar os processos, além de ter uma ampla gama de imóveis para oferecer aos seus clientes, é preciso investir em softwares.

Na Captei, um corretor de imóveis ou a imobiliária, com CRECI ativo, podem buscar o endereço desejado e a ferramenta informa quem é o proprietário e seus dados de contato. Além disso, é possível utilizar o CRM para fazer a gestão dos clientes, fazer o agenciamento e avaliação dos imóveis e muito mais. Tudo isso na tela do seu computador ou ainda na palma da sua mão! 

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