A importância do ROI para a sua imobiliária: Retorno sobre Investimento

ROI
O Retorno sobre Investimento, mais conhecido como ROI, pode apontar o retorno que você teve a partir de determinado investimento na sua imobiliária. Essa métrica é fundamental para você entender quais investimentos estão trazendo resultados. Veja mais como calcular o ROI e confira exemplos!

Entender o que é o ROI – Retorno sobre Investimento – e como aplicá-lo, é essencial para o sucesso da sua imobiliária. É através dele que você saberá quais investimentos estão trazendo mais resultado.

Afinal, o que é ROI?

No inglês, ROI significa ”Return on Investment” e, no português, nada mais é que Retorno sobre Investimento.

Essa métrica avalia quanto dinheiro a sua imobiliária ganha ou perde em relação aos investimentos que são feitos. Dessa forma, é possível analisar a eficiência dos investimentos.

Você pode mensurar o ROI em várias áreas: campanhas de marketing, ferramentas utilizadas pela sua operação, funcionários contratados, estratégias adotadas… e tudo o que você tem a expectativa de colocar dinheiro e ter a receita em troca!

Assim, fica bem claro os investimentos que valem a pena e como otimizá-los para melhorar ainda mais a sua operação.

Como calcular o ROI

A fórmula para calcular o ROI é bem simples, mas é preciso atenção para colocar as informações corretas e fidedignas para ter um resultado o mais próximo possível da realidade.

Para fazer o cálculo, é preciso saber a receita que o investimento gerou e saber também qual foi o valor do investimento. Uma vez que você já tem essas informações, basta aplicar a seguinte fórmula:

Exemplos de situações em que o ROI pode te ajudar

Veja alguns exemplos de situações em que mensurar o ROI pode te trazer direcionamentos e conclusões importantes para a tomada de decisão no seu negócio.

Avaliar o desempenho das campanhas de marketing

Imagine que você investiu R$ 500 em anúncios pagos e um lead entrou em contato com a sua imobiliária porque viu este anúncio. Com isso, o lead se tornou cliente e comprou um imóvel de R$ 500.000. A comissão que ficou para a sua imobiliária foi de R$ 25.000.

Nesse caso, você ganhou teve uma receita de R$ 25.000 e um ”custo” de R$ 500. Agora, basta diminuir a receita do custo e dividir pelo custo. Nessa situação, chegamos num ROI de 49! Ou seja, você teve um retorno 49x maior do que o investiu.

Logo, o resultado dessa campanha foi super vantajoso.

Saber quais são os canais de comunicação que trazem mais resultado

Existem diversos canais de comunicação quando falamos de marketing. Por exemplo: mídias sociais, e-mail marketing, televisão, rádio, revistas, jornais eletrônicos, outdoors, panfletagem, cartão, etc.

Contudo, quando você começa a testar os canais e colocar dinheiro neles para aumentar o resultado, o ROI passa a ser fundamental. Em virtude disso, você consegue descobrir qual canal está trazendo mais receita e, com isso, investir mais naquele meio.

Por outro lado, vale dizer que nem sempre o mesmo canal dará certo. Quando estudamos marketing, entendemos que pode chegar um momento que esse meio de comunicação fique ”saturado” para o seu objetivo e não atenda mais a sua empresa. Assim sendo, você deverá partir para outras estratégias.

Contratações de funcionários

Em muitos casos, a contratação de um novo funcionário pode representar um aumento significativo de faturamento.

Banner Estratégias de Captação

Vamos imaginar o cenário de captação de imóveis.

Muitas imobiliárias utilizam os próprios corretores para captar imóveis: seja na rua, no modelo “porta em porta”, ou através de portais, grupos do Facebook e por aí vai.

No entanto, o corretor se encontra num papel de captar imóveis e ao mesmo tempo atender as demandas de clientes. Assim, ele se divide em várias atividades no dia a dia: responder e-mails e mensagens, gerenciar o CRM, agendar e realizar visita aos imóveis, entrar em contato com os proprietários e muitas outras tarefas.

Em muitos casos vemos muitas imobiliárias que contrataram um captador para se dedicar especificamente em captação e deixar o corretor focado em fazer negócios e atender os clientes. Como resultado, é possível visualizar o aumento no volume de captações e consequentemente mais fechamentos de contratos. Tudo isso porque foi contratado um funcionário para se concentrar 100% em trazer produtos para a pauta.

Ferramentas

A tecnologia vem crescendo cada vez mais e existem muitas ferramentas e inovações que possibilitam facilitar o trabalho.

Com isso, os processos e tarefas que eram feitos de maneira totalmente manual, agora podem ser automatizados. E, além disso, poupar o tempo dos profissionais e oferecer comodidade e velocidade na rotina. O que um profissional demora X horas para completar, o uso da tecnologia pode agilizar muito esse processo e permitir que o colaborador assuma outras demandas, ganhando mais produtividade.

É bem provável que implementando ferramentas inovadoras você reduza seus custos, otimize e ganhe mais eficiência na operação.

Inclusive, aqui na Captei temos soluções que podem te ajudar a reduzir o seu ROI. Na captação de imóveis, você pode conhecer o Marketing de Indicação e na área de locação, temos a Esteira Digital.

Como ter um bom ROI?

Essa é a pergunta de milhões!

Não há resposta definitiva. Depende muito de cada cenário das imobiliárias.

Com toda certeza, é importante você testar as diversas estratégias e canais, pois assim estará validando o que funciona melhor para a sua marca.

Além disso, procure pesquisar e entender sobre as tendências do mercado: as novas ferramentas que vêm surgindo, as inovações que ajudam a ter mais resultados e todas as notícias que podem agregar. É válido também trocar experiências com outros profissionais do ramo, para sempre pegar dicas e ideias que podem agregar.

Por fim, não tenha medo de inovar e buscar novas práticas! Não existe uma ”bala de prata” que irá reverter todo o seu cenário do dia para a noite, mas é apenas colocando em prática que você colherá os resultados.

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